EDITORIAL - Na página escrita em Setembro de 1970 a vida corria normal. A edição "e" foi apanhada pela Pandemia Corona Vírus. Algumas acções, como as Homenagens que temos vindo a fazer vão ter que esperar melhores dias. Confinado em casa então era pesquisar os artigos que a página trazia. O compasso de espera não resultou porque o Estado de Emergência se prolongou. Então temos que publicar antes que morra mais gente, senão vira página de necrologia.
Assim o Festival da Ilha de Wight foi um êxito colossal mas que terminou num fracasso financeiro. Os CCR foram uma banda de sucesso e justifica-se a sua divulgação para além do que fiz no nº102 na Parada da Onda Pop. Os Bread estavam na berra assim como Diana Ross. De Los Mismos já falámos na página nº 77 mas o original de "Maria Jose" era de Luc Barreto. Quem era Luc Barreto é o que vos damos a conhecer. Infelizmente também ele faleceu no final de Março juntando-se a Pedro Barroso, Kenny Rodgers (OP nº 102), Christophe (OP nº 45) e Carlos Alberto Gomes do Conjunto de João Paulo (OP nº 60). Depois os habituais concurso,novos discos, letras e a Parada da Onda com a divulgação dos Dizzy Man Band um excelente grupo holandês. Hoje dia do trabalhador e em homenagem a todos nós, trabalhadores sai " e.onda pop nº 103".
Assim o Festival da Ilha de Wight foi um êxito colossal mas que terminou num fracasso financeiro. Os CCR foram uma banda de sucesso e justifica-se a sua divulgação para além do que fiz no nº102 na Parada da Onda Pop. Os Bread estavam na berra assim como Diana Ross. De Los Mismos já falámos na página nº 77 mas o original de "Maria Jose" era de Luc Barreto. Quem era Luc Barreto é o que vos damos a conhecer. Infelizmente também ele faleceu no final de Março juntando-se a Pedro Barroso, Kenny Rodgers (OP nº 102), Christophe (OP nº 45) e Carlos Alberto Gomes do Conjunto de João Paulo (OP nº 60). Depois os habituais concurso,novos discos, letras e a Parada da Onda com a divulgação dos Dizzy Man Band um excelente grupo holandês. Hoje dia do trabalhador e em homenagem a todos nós, trabalhadores sai " e.onda pop nº 103".
O Festival da Ilha de Wight teve o seu primeiro ano em 1968 e foi organizado pelos irmãos Foulk numa propriedade de um amigo na East Afton Farm. O festival foi um pequeno sucesso e teve a presença de 10 mil espectadores. Animados por tal êxito no segundo ano voltaram a organizá-lo tendo como cabeça de cartaz Bob Dylan. Dylan tinha tido um acidente de mota em 66 e esta era a primeira vez que se voltava a apresentar em público. Como Dylan morava perto de Woodstock o público pensava que ele iria a esse Festival que começava a 15 de Agosto mas nesse mesmo dia Dylan rumou a Inglaterra para o Festival de Wight no final de Agosto. Os espectadores mais importantes que o foram ver foram os Beatles. O número de espectadores rondou os 150 mil.
Animados pelo sucesso os irmãos Foulk prepararam-se para um afluxo de 200 a 250 mil espectadores para o ano de 1970. Deslocaram o Festival para o lado Oeste da ilha para a fazenda Afton Down com uma área muito maior e com um declive tipo anfiteatro para garantir essa maior afluência. O preço seria de 3 Libras para os 3 dias principais, sexta, sábado e domingo 31 de Agosto. Mas o Festival começou logo na quarta feira com bandas menores. Wight é uma ilha com 100 mil habitantes e local de férias para britânicos abastados e seus iates. Na quinta feira os visitantes começaram a chegar sem parar. Os Barcos vinham sempre lotados. O programa era altamente aliciante e começava a chegar gente de toda a Europa e América. Jimi Hendrix, The Who, Miles Davis, Leonard Cohen, Chicago, Taste, Joni Mitchell, Ten Years After, Doors, Melanie, Sly and The Family Stone, Jethro Tull, Donavan, Moody Blues, John Baez, Richie Heavens e outros. Também os Supertramp que tinham acabado de lançar o seu primeiro álbum e os Emerson Lake and Palmer que se tinham apresentado pela primeira vez na semana anterior. Para eles foi uma excelente rampa de lançamento. Assim o foi também para Caetano Veloso e Gilberto Gil que tinham acabado de ser exilados e tendo ido para Inglaterra aproveitaram a oportunidade e foram oferecer-se para entrar também no Festival.
Só que a organização não previa uma multidão que superasse em 6 vezes a população da ilha. Embora calculado em 600 mil pessoas a companhia de transportes maritimos diz ter vendido quase 700 mil bilhetes. Ainda hoje permanece a dúvida. Woodstock tinha conseguido 400 mil espectadpores. O Festival podia tornar-se uma bomba.
Só que a organização não previa uma multidão que superasse em 6 vezes a população da ilha. Embora calculado em 600 mil pessoas a companhia de transportes maritimos diz ter vendido quase 700 mil bilhetes. Ainda hoje permanece a dúvida. Woodstock tinha conseguido 400 mil espectadpores. O Festival podia tornar-se uma bomba.
Ouve momentos fantásticos como as apresentações de Jimi Hendrix (que morreria 3 semanas depois), os Who , Miles Davis, Chigago, Doors, Leonard Cohen ou Jethro Tull em diferentes dias. O festival acabou já na segunda feira quase ao romper do sol e foi Richie Heavens que o terminou com "Here Comes The Sun" (mas optámos por colocar o video de Richie Heavens tocado e cantado 40 anos depois de Woodstock e da Ilha de Wight).
Não havia condições logísticas, alimentação, instalações sanitárias. Tanta gente na Ilha provocou o caos, 4 dias sem higiene, dormindo mal, comendo pior. Muitos ficaram na colina sem bilhete para entrar no recinto. A certa altura corre a notícia de que podiam entrar grátis e tudo corre derrubaram os tapumes que cercavam o recinto e mais confusão se gerou. O festival foi um "flop" financeiro e o povo da Ilha ficou irritado com tudo o que sucedeu. Um grupo de Motards dos Hell Angels foi expulso e o Concelho Municipal da Ilha reuniu de seguida e proibiu eventos com mais de cinco mil pessoas. Como resultado de tudo isto o Festival não voltou a realizar-se no século XX.
O Festival só seria retomado em 2002 em Seaclose Park uma área de lazer perto de Newport a capital da Ilha de Wight com 8 mil espectadores com Robert Plant como 1ª atracção. Em 2003 teve 15 mil e Brian Adams e Paul Weller foram as atracções. Em 2004 passou de 2 para 3 dias, tiveram 35 mil espectadores e como figuras principais The Who, David Bowie e Steriophonics. A partir de 2005 os espectadores rondam mais ou menos os 50 mil e pelo Festival já passaram os Rolling Stones, Os Police, Donovan, Coldplay, R.E.M., Foo Fighters, Ray Davies, Fleetwood Mac, Paul McCartney, Depeche Mode, Rod Stewart e muitos outros. O que teve mais espectadores foi o de 2018 com 72 mil, mas foram 4 dias. Este ano estava previsto para 11 a 15 de Junho mas certamente já foi cancelado.
Não havia condições logísticas, alimentação, instalações sanitárias. Tanta gente na Ilha provocou o caos, 4 dias sem higiene, dormindo mal, comendo pior. Muitos ficaram na colina sem bilhete para entrar no recinto. A certa altura corre a notícia de que podiam entrar grátis e tudo corre derrubaram os tapumes que cercavam o recinto e mais confusão se gerou. O festival foi um "flop" financeiro e o povo da Ilha ficou irritado com tudo o que sucedeu. Um grupo de Motards dos Hell Angels foi expulso e o Concelho Municipal da Ilha reuniu de seguida e proibiu eventos com mais de cinco mil pessoas. Como resultado de tudo isto o Festival não voltou a realizar-se no século XX.
O Festival só seria retomado em 2002 em Seaclose Park uma área de lazer perto de Newport a capital da Ilha de Wight com 8 mil espectadores com Robert Plant como 1ª atracção. Em 2003 teve 15 mil e Brian Adams e Paul Weller foram as atracções. Em 2004 passou de 2 para 3 dias, tiveram 35 mil espectadores e como figuras principais The Who, David Bowie e Steriophonics. A partir de 2005 os espectadores rondam mais ou menos os 50 mil e pelo Festival já passaram os Rolling Stones, Os Police, Donovan, Coldplay, R.E.M., Foo Fighters, Ray Davies, Fleetwood Mac, Paul McCartney, Depeche Mode, Rod Stewart e muitos outros. O que teve mais espectadores foi o de 2018 com 72 mil, mas foram 4 dias. Este ano estava previsto para 11 a 15 de Junho mas certamente já foi cancelado.
Antes de se chamarem Creedence Clearwater Revival, John Fogerty , solo e compositor, Stu Cook, piano, Doug Clifford, bateria e depois também Tom Fogerty, ritmo e voz chamavam-se Blue Velvet desde 1959. Os três amigos eram a banda do Liceu Portola Junior em El Cerrito, Califórnia. Nas actuações ao vivo e gravações pediam sempre ao irmão mais velho de John, Tom para os acompanhar. Tom acabou por se juntar ao grupo e em 1964 conseguem assinar pela Fantasy Records, uma companhia de Jazz independente de S. Francisco. Max Weiss um dos proprietários não gostou do nome e rebatizou-os The Golliwogs. Max mudou os instrumentos. Stu passou a ser o baixo e Tom o ritmo sendo John a voz. Entretanto em 66 tudo parou e foi cumprir serviço militar. Em 1967 Saul Zaentz comprou a Fantasy e disse que não gostava do nome Gollwogs que tinha uma carga racial e eles que escolhecem outro nome. Todos concordaram. Acordaram em sugerir 10 nomes, mas renderam-se logo ao 1º, Creedence Clearwater Revival que começou a 1 de janeiro de 1968. 20 anos depois explicaram como nasceu o nome. Tom tinha um amigo Credence e gostaram do som e acrescentaram mais um "e" para significar crença, acreditar. Clearwater veio de um anúncio de companhia de águas Olympia Brewing Company e Revival porque os 4 amigos voltavam sempre.
Em 1968 começam por ter sucesso em várias Rádios com bons air-play quando gravam o cover de "Suzie Q" que chega a 11º no Top 40. Antes o cover de "I Put A Spell On You" tinha atingido o 58º. Em 69 lançam um segundo álbum "Bayou Country" e promovem-no com uma digressão. Atinge o 7º lugar e é platina. Mas o grande êxito chega quando lançam o single "Proud Mary" com o lado B "Born On The Bayou" e atinge o 2º lugar do Top da Billboard.
Em 1968 começam por ter sucesso em várias Rádios com bons air-play quando gravam o cover de "Suzie Q" que chega a 11º no Top 40. Antes o cover de "I Put A Spell On You" tinha atingido o 58º. Em 69 lançam um segundo álbum "Bayou Country" e promovem-no com uma digressão. Atinge o 7º lugar e é platina. Mas o grande êxito chega quando lançam o single "Proud Mary" com o lado B "Born On The Bayou" e atinge o 2º lugar do Top da Billboard.
Embalados pelo sucesso sai logo de seguida o single "Bad Moon Rising", outro disco de ouro e ainda não acabou o ano e "Green River" desponta para mais um disco de ouro e platina. O ano de 69 ainda vai em Novembro quando desponta "Down On The Corner" outro disco de ouro. O álbum "Willy and The Poor Boy" sai também em Novembro. É o 4º álbum da banda e vai também ser disco de platina. Em Woodstock em Agosto tinham feito um sucesso tremendo. Em 1970 "Who'll Stop The Rain / Travellin' Band" volta a ser disco de ouro. Começam a primeira digressão pela Europa. Sai "Up Around The Band" outro disco de ouro.
Estamos em Julho de 70 e sai o álbum "Cosmo's Factory" que foi o que alcançou maior êxito (nesta semana estava no topo das tabelas inglesas). Só vendeu 3 milhões de discos e foi platina , claro está. Desse álbum saíu o single "Looking Out My Back Door / Long As I Can See The Light" que em Setembro de 1970 estava na 5ª posição da Parada da Onda Pop e nais uma vez chegou a disco de ouro. O sexto álbum do grupo sai ainda em 70 e atinge a platina. De seu nome "Pendulum". Porém apesar de todo este sucesso o ambiente no grupo deteriora-se porque os três elementos que não compôem não concordam com as exigências e protagonismo do compositor John Fogerty. Em 1971 sai o single "Have You Ever seen The Rain". Como era previsível em Fevereiro de 71, Tom Fogerty, o irmão mais velho sai para seguir uma carreira a solo.
John, Stu e Doug decidem continuar como trio. Fazem uma digressão pelos Estados Unidos e de seguida outra pela Europa. Lançam o single "Sweet Hitch Hicker/Door To Door" que ainda sobe aos Tops. Em 72 fazem uma digressão pela Austrália, Nova Zelândia e Japão. Sai o single "Someday Never Comes" o único que não atinge o Disco de Ouro. É lançado o álbum "Mardi Grass" que também consegue um disco de ouro. Os compositores são Stu e Doug, mas o ambiente entre eles também esmurece. Em Outubro de 1972 a editora anuncia o fim do grupo. No entanto todos eles participam nas gravações do álbum a solo de Tom Fogerty em 1974, "Zephir Nacional". A carreira de Tom vai-se desenrolando, porém como tem grandes problemas acaba por fazer uma cirurgia às costas. Na tranfusão de sangue que lhe fazem contaminam-o com Sangue infectado por AIDS (SIDA). Em 1990 Tom Fogerty Morre. John também iniciou uma carreira a solo.
Stu Cook E Doug Clliford compraram casa perto um do outro e reuniam-se para tocar. Em 1995 um produtor propôe-lhes espectáculos ao vivo. De princípio negam mas acabam por aceitar. Ainda convidam John, mas este recusa. Arranjam outros músicos para tocar canções do grupo e adoptam o nome de Creedance Clearwater Revisited. Fazem digressões por todo o mundo. Em 1997 John exigiu que mudassem de nome mas o Tribunal acabou por dar razão a Stu e Doug. Em 98 lançam o álbum "Recollection" que atinge também a Platina.
No Brasil os CCR têm uma fama brutal, daí que os CCRevisited já lá tenham feito digressões em 2000, 2006, 2010, 2011 por duas vezes. John Fogerty também por lá andou em 2011. O grupo agora é composto por Stu, Doug, Steve Gunner (teclado), Kurt Griffey (solo) e Dan McGuiness (viola ritmo). John continua a tocar e estava prevista a sua vinda em Junho para uma digressão europeia e que passava aqui pela vizinha Espanha. O Coviq 19 deve tê-la destruído.
No Brasil os CCR têm uma fama brutal, daí que os CCRevisited já lá tenham feito digressões em 2000, 2006, 2010, 2011 por duas vezes. John Fogerty também por lá andou em 2011. O grupo agora é composto por Stu, Doug, Steve Gunner (teclado), Kurt Griffey (solo) e Dan McGuiness (viola ritmo). John continua a tocar e estava prevista a sua vinda em Junho para uma digressão europeia e que passava aqui pela vizinha Espanha. O Coviq 19 deve tê-la destruído.
Antes dos Bread, David Gates já tinha feito sucesso como escritor de canções com um 3º lugar do hit americano em 1964 com "Popsicles And Cicles pelo trio feminino Murmaids. Depois "It Don't Matter To Me" que chegou a 10º. Também teve muito sucesso com "If" e "Baby I'm-A Want You" e "Saturday's Child" para os Monkees. Ainda em 66 produziu os Capitain Beefheart. Ainda escreveu com Royer "For All We Know" para os Carpenters. Quando David regressa a casa em Tulsa, sua mãe fez-lhe uma grande festa e a TV e os Jornais locais relataram a festa. Sua mãe estava orgulhosa pelo seu rebento um "ídolo de sucesso". Mas mesmo antes ainda no tempo de liceu tinha uma banda que acompanhou Chuck Berry quando este foi tocar ao liceu. Em 1967 produziu o grupo Psico Pop Pleasure Faire. Os Bread formam-se em 68 quando David Gates conheceu Jimmy Griffin. Com o apoio de Robb Royer começaram a tocar em bares em Los Angeles até que a gravadora Warner/Electra os contrata como músicos de estúdio. Aí conhecem o baterista Mike Botts que passa a tocar com eles. O primeiro single foi "Make It With You" escrito por David e que a 22 de Agosto de 1970 atinge o 1º lugar da Billboard. O seu primeiro álbum, "Bread" em 69 já estava fazendo êxito e aí já tinham iniciado apresentações ao vivo. O Rock ligeiro de melodia fácil ganha sucesso entre os fâs. Em 70 sai o álbum "On The Waters" e em 71 sai "Manna". Em 1971 "If" vai a 4º lugar no Hit e em 72 "Everything I Own" atinge o 5º lugar e gravado por Boy George vai a 1º no Reino Unido e por Ken Boothe em 74 também a 1º. Em 1973 começam a ocorrer choques de egos entre Gates e Griffin e o grupo termina em 1973.
Em 1976 reencontram-se e lançam "Lost Without Your Love" com grande sucesso atingindo o 9º lugar nos EUA e o 27º no Reino Unido. O grupo teve sempre grande sucesso no Canadá e na Austrália. Basicamente o grupo foi, David Gates ( nasceu a 11 de Novembro de 1940em Tulsa), voz, viola, teclas e percurssão. Jimmy Griffin (nasceu a 10 de Agosto de 1943 em Bell e faleceu a 11 de Janeiro de 2005) viola baixo. Larry Knechtel ( nasceu a 14 de Agosto de 1940 e faleceu a 20 de Agosto de 2009) teclas e harmónica. Mike Botts ( nasceua 8 de Dezembro de 1944 e faleceu a 9 de Dezembro de 2005) bateria. Robb Royer, viola baixo teclas e flauta ainda tocou com o grupo até 1971 quando foi substituído por Larry. Durante a existência dos Bread, Gates fez dois álbuns a solo.
Depois de terminarem os outros 3 membros dos Bread continuaram com músicos de estúdio e Gates teve mais um Hit com uma canção para filme de Neil Simon, "The Goodbye Girl". Depois de se reunirem em 77 voltaram a fazê-lo em 1996 para comemorar os 25 anos do grupo. Fazem um Tour pelos estados Unidos, África do Sul, Europa e Ásia. Quando terminam sai o álbum "The Best Of The Bread" que atingiu o 2º lugar e se manteve no Top 100 por dois anos. Em 2006 ganham uma estrela como grupo vocal no Hall Of Fame.
Boots tocou nas digressões de Linda Ronstadt.
David Gates vive retirado no seu rancho da Califórnia ainda com a sua antiga namorada de liceu. Tiveram dois filhos. Ela é Advogada e ele Médico Cirurgião.
Boots tocou nas digressões de Linda Ronstadt.
David Gates vive retirado no seu rancho da Califórnia ainda com a sua antiga namorada de liceu. Tiveram dois filhos. Ela é Advogada e ele Médico Cirurgião.
António Pedro da Silva Chora Barroso nasce em Lisboa a 26 de Novembro de 1950 e faleceu em Lisboa a 16 de Março de 2020.
Foi em Riachos (Torres Novas) que cresceu e viveu. Era aí que seu pai leccionava como professor primário. Foi crescendo e ganhando o gosto pela música e poesia. Aos 15 anos fez Rádio e Teatro radiofónico com a grande actriz Odette Saint Maurice na Emissora Nacional e já fazia poemas em francês. Aos 18 anos já fazia as suas próprias canções e acaba fazendo a sua estreia no mais famoso programa de TV de 1969, o "ZIP ZIP" com "Pedido de Menino" e "Canção de Amigo". O seu êxito como cantador foi grande e a ZIP edita o seu primeiro disco, um EP de nome "Trova-dor". |
Depois vai para o Teatro Experimental de Cascais sob a Direcção e Encenação de Carlos Avilez e como actor entra nas peças Fuenteojevuna de Lope de Vega e Breve Sumário da História de Deus, de Gil Vicente, com José Jorge Letria e António Macedo. Em 1973 termina o curso de Educação Física na Faculdade de Motricidade Humana e começa a dar aulas de Educação Física. Depois de vários singles como o "1º de Maio / Segurança Social" de 74 e "Pastilhas Reacção" com arranjos de Pedro Osório e Jorge Palma, sai o seu primeiro álbum "Lutas Velhas, Canto Novo" para a Sassetti em 1976. Em 77 nasce o seu filho Nuno Barroso (que também virá a ser um excelente músico). Em 78 sai o álbum "Água Mole Em Pedra Dura". Em 79 o single "Em Ferrel/ Canção Para o Rio Almonda" em defesa do ambiente e entra no Festival da Nova Canção de Lisboa. Em 80 sai o álbum "Quem Canta Seus Males Espanta". Em 81 colabora num álbum promoção à Cerveja Sagres e em 82 vai ao Festival da Canção da Rádio Comercial com "Cantar Brejeiro". O seu nome começa a ganhar expressão e em 83 tem grande êxito com "Ai Consta". Em 84 lança o álbum "Cantos da Borda D'Água". Em 86 quando lança o álbum "Roupas de Pátria, Roupas de Mulher" e dele é extraído o single "Menina dos Olhos de Água" que vence o título de canção do ano de 1987, já é conhecido em todo o País. Em 88 sai o álbum "Pedro Barroso". Neste ano termina uma pós-graduação em Psicoterapia Comportamental e trabalhou na área de Saúde Mental e Musicoterapia durante vários anos. Foi professor durante mais de 20 anos.
Em 1990 sai o álbum "Longe D'Aqui". Deu espectáculos na Aula Magna no Forum Lisboa, Coliseu de Lisboa, Pavilhão Atlântico, Teatro Rivoli e por todo o País. Foi actuar em diversos Países como a Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suiça, Hungria, Suécia, Brasil, Canadá, EUA e China por exemplo. Em 94 lança o álbum "Cantos D'Antiga Idade" e em 96 "Cantos D'Oxalá". Sempre muito ligado à escrita editou em 96 o livro de poesia "Cantos Falados". Foi convidado para várias palestras pelo mundo fora falando sobre a cultura portuguesa na Universidade de Nijemegen na Holanda mas também em Estocolmo, Toronto ou Budapeste. Em 99 lança o álbum "Criticamente". Sempre muito activo politicamente fez parte da Direcção do Sindicato dos Músicos em 2001 e em 2002 foi o autor do "Manifesto sobre a Música Portuguesa que gerou muita polémica e teve audiências junto dos grupos parlamentares da Assembleia da República e do Presidente Jorge Sampaio. Em 2003 foi membros da SPA (Socieddade Portuguesa de Autores) dirigida por Manuel Freire (OP nº 85). Em 2003 sai novo livro, "Das Mulheres e do Mundo", também Poesia. Em 2004 edita o álbum "Navegador do Futuro" e em 2005 o livro de ficção "A História Maravilhosa do País Bimbo" com prefácio do Maestro António Vitorino de Almeida (OP nº 99). Em 2008 sai o álbum "Sensual Idade" e em 2009 o livro "Contos Anarquistas". Ainda em 2009 saiu o CD/DVD "40 Anos de Música e Palavras" em que apresenta também canções que musicou de grandes escritores como Sophia de Mello Breyner Anderson, Cesário Verde, José Saramago. Em 2012 sai o álbum "Cantos da Paixão e Revolta" e o livro "Memória Inútil de Mim e Outros Gritos de Paisagens". Em 2014 o álbum "Palavras Ao Vento" e em 2017 "Artes do Futuro".
Já muito debilitado pela doença ainda conseguiu no Teatro Virgínia, em 2019 celebrar os seus 50 anos de carreira. Ele disse, "Respeitou-se a data de 21 de Dezembro, exactamente 50 anos, na hora e na estreia no velho ZIP ZIP". Ainda no seu Facebook disse, "A condição física, após mais um ano de tratamentos médicos, impede-me de tocar, e mesmo no canto, canso-me ao fim de poucos minutos". Seu filho Nuno Barroso ( que era o vocalista dos Álemmar nos anos 90) nos últimos anos trabalhava muito com o pai e faziam duetos. Foi ele que foi acompanhando a doença prolongada do pai e anunciou a sua morte dia 16 de Março de 2020.
Pedro Barroso foi pioneiro no ensino de crianças Surdas/Mudas numa escola em Lisboa. Também se dedicava à Pintura assinando como Pedro Chora. Pedro Barroso era um inconformado com as políticas deste País. Dizia que se preocupavam mais com auto estradas do que com cultura. Estava cansado das editoras que só queriam vender sem preocupação de qualidade Acabou dizendo "Recuso-me a fazer letras. Durante algum tempo fi-la, mas agora faço poemas para canções. Sou cada vez mais um poeta de canções. O que faço está para o mainstream como a gastronomia está para o fast-food. É artesanato, eu sou um artesão de canções".
Pedro Barroso foi pioneiro no ensino de crianças Surdas/Mudas numa escola em Lisboa. Também se dedicava à Pintura assinando como Pedro Chora. Pedro Barroso era um inconformado com as políticas deste País. Dizia que se preocupavam mais com auto estradas do que com cultura. Estava cansado das editoras que só queriam vender sem preocupação de qualidade Acabou dizendo "Recuso-me a fazer letras. Durante algum tempo fi-la, mas agora faço poemas para canções. Sou cada vez mais um poeta de canções. O que faço está para o mainstream como a gastronomia está para o fast-food. É artesanato, eu sou um artesão de canções".
Diana Ernestine Earle Ross nasceu em Detroit (USA) a 26 de Março de 1944 (completou agora 76 primaveras). Filha do operário Fred Ross e da professora Ernestine Earle Ross. Diana foi o segundo filho dos seis do casal (3 raparigas e 3 rapazes). Apesar de se chamar Diana sempre a trataram por Diane e ela manteve sempre esse nome. Na escola era boa aluna e sempre sonhou ser designer de moda. Estudou na Cass Technical High School. Chegou a ser majorette da equipe de natação. Fazia os seus próprios vestidos e foi eleita a mais bem vestida no seu último ano de curso. Gostava de cantar e chegou a cantar a solo na escola, aos 15 anos. Paul Williams dos Primes (futuro Temptations) ouviu-a e levou-a ao seu manager Milton Jenking para que a integrasse no grupo vocal em formação. É assim que em 1959 nascem as Primettes, com Florence Ballard, Mary Wilson, Betty McGlown e Diane Ross. Em 60 Betty ficou noiva e foi substituída por Barbara Martin. Em 1960 as Primettes vencem em Windson, no Ontário um concurso para jovens talentos. Através do seu vizinho e ex-namorado William "Smokey" Robinson vão a uma audição na recente editora Motown de Berry Gordy onde Smokey já cantava com os Miracles. Berry que ia a passar aquando da audição ficou interessado e pediu-lhe que repetissem. Como viu que eram muito novas disse-lhes que acabassem o Liceu e depois viessem ter com ele. Mas a vontade de gravar era grande e conseguiram que a pequena editora local Lu Pine Records (onde já gravavam os Falcons de Wilson Pickett) as contratasse. Gravaram o single "Tears of Sorrow" / "Pretty Baby" que consegue algum êxito local.
Em Janeiro de 1961 assinam finalmente com a Motown, mas Berry não gostava do nome do grupo e deu-lhes uma lista para mudarem. Quem acabou por escolher foi Florence que optou por Supremes que nem era do agrado de Diane que passa a usar o seu nome Diana.
As primeiras gravações não conseguem grandes resultados, são canções de Berry e de Robinson. Em 62 Barbara Nartin sai e o quarteto fica reduzido a trio. Será o grupo compositor de luxo da Motown quem lhes vai trazer o sucesso. Holland - Dozier - Holland (Lamond Dozier e os irmãos Brian e Edwin Holland jr.). O primeiro pequeno êxito vem em 63 ao atingir o 23º doHit da Bilboard com "When The Lovelight Stars Shining Though His Eyes". Barry Gordy designa então que Diana passe a ser a vocalista principal do grupo em vez de Florence. Então em 64 têm o seu 1º nº1 no Top "Where Did Our Love Go". Entre Agosto de 64 e Maio de 67 têm 10 primeiros lugares seguidos, que representou um recorde e tornam-se o melhor grupo feminino a nível mundial. Desde o tempo das Primettes que Diana já tratava dos vestidos, cabelos e maquilhagem do grupo o que provocava a inveja de Florence que começara a beber e a arranjar problemas. Chegava a ir bêbada para o palco. Foi avisada mas não se emendou e em Junho de 1967 Berry despediu-a substituindo-a por Cindy Birdsong que estava nas Patty Labelle e as Blue-Bells. Florence ainda tentou uma carreira a solo e deixou de beber, mas em 1977, aos 32 anos faleceu de ataque cardíaco. Todas as situações com Florence fragilizaram Diana que deixou de se alimentar convenientemente e chegou a ser hospitalizada quando caíu de exaustão numa apresentação em Boston ainda em 1967. Berry decide então que o grupo se passe a chamar Diana Ross & The Supremes.
As primeiras gravações não conseguem grandes resultados, são canções de Berry e de Robinson. Em 62 Barbara Nartin sai e o quarteto fica reduzido a trio. Será o grupo compositor de luxo da Motown quem lhes vai trazer o sucesso. Holland - Dozier - Holland (Lamond Dozier e os irmãos Brian e Edwin Holland jr.). O primeiro pequeno êxito vem em 63 ao atingir o 23º doHit da Bilboard com "When The Lovelight Stars Shining Though His Eyes". Barry Gordy designa então que Diana passe a ser a vocalista principal do grupo em vez de Florence. Então em 64 têm o seu 1º nº1 no Top "Where Did Our Love Go". Entre Agosto de 64 e Maio de 67 têm 10 primeiros lugares seguidos, que representou um recorde e tornam-se o melhor grupo feminino a nível mundial. Desde o tempo das Primettes que Diana já tratava dos vestidos, cabelos e maquilhagem do grupo o que provocava a inveja de Florence que começara a beber e a arranjar problemas. Chegava a ir bêbada para o palco. Foi avisada mas não se emendou e em Junho de 1967 Berry despediu-a substituindo-a por Cindy Birdsong que estava nas Patty Labelle e as Blue-Bells. Florence ainda tentou uma carreira a solo e deixou de beber, mas em 1977, aos 32 anos faleceu de ataque cardíaco. Todas as situações com Florence fragilizaram Diana que deixou de se alimentar convenientemente e chegou a ser hospitalizada quando caíu de exaustão numa apresentação em Boston ainda em 1967. Berry decide então que o grupo se passe a chamar Diana Ross & The Supremes.
Berry Gordy quer lançar-se e lançar Diana no cinema e a solo. Muda a sede da Motown para Los Angeles em 1969. Em Novembro sai "Someday Will Be Together" apenas gravado por Diana mas ainda com o nome de Diana Ross & The Supremes. Foi o último single e atingiu novamente o 1º posto na Bilboard. Diana foi substituída por Jean Terrell e o grupo volta a chamar-se apenas The Supremes. A despedida do grupo foi a 14 de Janeiro de 1970 no Frontier Hotel em Los Angeles.
Em Maio de 70 sai "Reach Out and Touch" e a difícil e linda "Ain't No Mountain High Enough" que atinge o 1º lugar no Hit da Bilboard na segunda semana de Setembro, razão porque a Onda Pop de 19 de Setembro de 70 a trazia no Triunvirato. Foi ainda Diana Ross que apresentou os Jackson 5 à Motown e os apoiará sempre. Em 71 atinge também o 1º lugar no Reino Unido com "I´M Still Waiting". Começa a ter o seu programa de TV.
Berry desloca a actividade da Motown para Los Angeles pois quer entrar no cinema e quer fazer de Diana uma estrela. O 1º filme de Diana vai ser "Lady Sings The Blues" contando a história de Billie Holiday. Os críticos dizem que ela não fará um bom papel mas Diana superou-se e o filme acaba sendo um grande êxito e ela é nomeada para um Globo e um Óscar como melhor actriz. Acaba por perder para a sua amiga Lisa Minelli com "Cabaret", mas ganha o Globo de Ouro da melhor revelação.
Em Maio de 70 sai "Reach Out and Touch" e a difícil e linda "Ain't No Mountain High Enough" que atinge o 1º lugar no Hit da Bilboard na segunda semana de Setembro, razão porque a Onda Pop de 19 de Setembro de 70 a trazia no Triunvirato. Foi ainda Diana Ross que apresentou os Jackson 5 à Motown e os apoiará sempre. Em 71 atinge também o 1º lugar no Reino Unido com "I´M Still Waiting". Começa a ter o seu programa de TV.
Berry desloca a actividade da Motown para Los Angeles pois quer entrar no cinema e quer fazer de Diana uma estrela. O 1º filme de Diana vai ser "Lady Sings The Blues" contando a história de Billie Holiday. Os críticos dizem que ela não fará um bom papel mas Diana superou-se e o filme acaba sendo um grande êxito e ela é nomeada para um Globo e um Óscar como melhor actriz. Acaba por perder para a sua amiga Lisa Minelli com "Cabaret", mas ganha o Globo de Ouro da melhor revelação.
Em 1972 grava um álbum de Jazz "Blue" que a Motown arquiva pois quer que ela seja artsta pop. Em 73 sai o álbum "Touch Me In The morning" e o single do álbum vai a 1º novamente. Depois grava um álbum de duetos com Marvin Gaye. Diana está grávida e recusa-se a gravar com Marvin no mesmo estúdio porque ele não pára de fumar maconha. Em 75 entra no filme "Mahogany". Houve vários desentendimentos durante as filmagens. O filme teve êxito excepto para a crítica. Em 76 sai o álbum "Diana Ross" e em 77 "A Night With Diana Ross" que lhe deu um prémio Tony. Até 80 gravou vários álbuns e em 81 fez um dueto com Lionel Richie em "Endless Love". Depois sai da Motown para a RCA e 1º álbum "Why Do Fools Fall In Love" vendeu mais de um milhão de cópia. Em Julho de 83 dá um grande concerto no Central Park Great Lawn que fica memorável. Em 84 lança o álbum "Swept Away" onde grava "All Of You" um dueto com Julio Iglesias. O álbum inclui ainda uma canção escrita por Lionel Richie de homenagem a Marvin Gaye que tinha sido assassinado pelo pai aos 45 anos uns meses antes, "Missing You" que Diana canta muito bem. Em 85 Berry Gibb produziu o seu álbum "Eaten Alive" onde também entra Michael Jackson. "Chain Reaction" um dos singles do álbum tem grande sucesso na Europa. Em 85 ela é também uma das presenças no tema "We Are The World" que contribuiu para promover verbas para combater a fome em África e que vendeu mais de 20 milhões de discos. Em 88 está insatisfeita com a RCA e fala a Berry Gordy para voltar à Motown. Berry está em negociações com a MCA Records para vendê-la e ela tenta convence-lo a não o fazer, tomando ela parte no capital da empresa. A Motown é vendida à MCA Records.
Nos anos 90 Diana já é a maior artista feminina do Mundo da canção. O álbum "The Force Behind The Power" atinge a dupla platina e dele saem 9 singles que vão conquistar vários países, sendo "One Shining Moment" Top 10. Em 94 é a artista convidada para o Campeonato mundial de futebol e em 95 em Chicago. Em 95 para o Campeonato do Mundo de Rugby no Reino Unido. Em 96 foi a vez o XXX Super Bowl. Em 97 com os tenores Plácido Domingos e Jose Carreras tem um Super Concerto do século em Taiwan. Em 99 é considerada no Reino Unido a Artista Feminina do século XX. |
Este título vai perde-lo depois já no século XXI a favor de Madonna. Em 2001 "Love & Life : The very Best of Diana Ross passa a ser o 17º álbum de ouro no Reino Unido. Dois dias antes do derrube das Torres Gémeas em Nova York ela canta "God Bless America" no Open de Tennis dos Estados Unidos e dois depois da queda volta a fazê-lo na final feminina. Corre com os filhos para ir gravar no disco das Sister Sledge, "We Are Family" a favor das vítimas na queda das torres. Em Maio 2002 aparece com os 5 filhos no programa de Televisão de Barbara Walter's "Mother's Day Special". Nesta época já começam a desenhar-se problemas por dependência do álcool. Ainda foi a um espectáculo no Hyde Park em Londres para uma actuação perante 60 mil pessoas a favor da Fundação para a Caridade do Principe Charles. Em 2003 foi Galardoada como a figura humanitária do ano. Diana nos anos seguintes apareceu em tudo o que eram revistas e programas de TV, participou em muitos shows de recolha de fundos humanitários.
Já em 2006 a Universal que tinha adquirido a MCA acabou por lançar o seu álbum de Jazz de 1972, "Blue" que veio a atingir o 2º lugar no Hit de jazz da Billboard. Só em 2006 voltou a gravar um álbum "I Love You" que saíu em 2007 e acabou vendendo cerca de 700 mil exemplares. Neste século ela não tem deixado de surpreender pelas muitas actividades e homenagens que lhe fazem, aparecendo com os filhos, os netos e as famílias inteiras. Apesar da idade continua a fazer tours e acumular prémios e distinções. Em 2017 lançou a fragância Diamond Diana que esgotou en poucas horas. Dos shows que tinha marcados para este ano até agora tudo até Julho estão suspensos.
Já em 2006 a Universal que tinha adquirido a MCA acabou por lançar o seu álbum de Jazz de 1972, "Blue" que veio a atingir o 2º lugar no Hit de jazz da Billboard. Só em 2006 voltou a gravar um álbum "I Love You" que saíu em 2007 e acabou vendendo cerca de 700 mil exemplares. Neste século ela não tem deixado de surpreender pelas muitas actividades e homenagens que lhe fazem, aparecendo com os filhos, os netos e as famílias inteiras. Apesar da idade continua a fazer tours e acumular prémios e distinções. Em 2017 lançou a fragância Diamond Diana que esgotou en poucas horas. Dos shows que tinha marcados para este ano até agora tudo até Julho estão suspensos.
Morreu Carlos Alberto Gomes guitarrista do Conjunto João Paulo. Carlos nasceu em Santa Luzia no Funchal a 30 de Junho de 1944, Tinha 75 anos. Desde criança que gostava de cantar e aprendeu a tocar piano. Cantou num coro. Em 1961 com uns amigos e colegas formam o Conjunto Académico de João Paulo (OP Nª 60) que em 1964 grava o 1º disco e se vem a tornar a grande coqueluche da juventude portuguesa de 65 a 67. Carlos Alberto junto com Sérgio Borges são os autores da maioria dos seus originais. Canções como "Hully Gully do Montanhês", "Milena", "Chove", "Balada a Uma Rapariga triste" vão ser grandes êxitos do grupo. Estas canções e muitas outras faziam as delícias das festas de Garagem e bailes da Juventude dessa época. Já nos anos 90 do século passado se fazia todos os anos um baile dos anos 60 no Hotel Sheraton. O baile fechava sempre com a mesma canção. O Hully Gully do Montanhês. Depois veio o Serviço Militar. Conseguem ser todos integrados como banda e percorrem a Guiné, Angola e Moçambique a dar música aos soldados. É em 70 que deixam Moçambique e terminam o serviço militar. Para Portugal trazem agora mais uma vocalista, Vickie uma negra de grande voz. Em Portugal o baterista José Gualberto sai e recrutam os ex Quinteto Académico + 2 (OP nºs 39 e 41), Adrien Ransy ( OP nº 89) e o saxofonista José Manuel Fonseca (OP nº 41).
Depois da ida de Sérgio Borges ao Festival da Canção RTP o conjunto passa a chamar-se Sérgio Borges e o Conjunto João Paulo . Nesta nova formação lançam mais dois EPs, "O Salto" e "Lavrador" e um single "Meu Corpo e Minha Seiva".Em 1972 Zé Manel e Adrien saem do grupo depois de gravado o último single, " Meu Pão, Casa, Pedra, Fome".O grupo continua na Madeira dando alguns espectáculos cada vez mais esporádicos e em 1979 decidem terminar e cada um seguir o seu caminho. Carlos vai tocar com um dos grupos de maior prestígio na Madeira, o conjunto Tony Amaral Júnior. Posteriormente também deixa o grupo e toca piano. Como tinha piano em casa diz-nos o seu companheiro Ângelo Moura que se juntava a ele por vezes e faziam uma perninha para se divertirem. Nos últimos tempos tinha adoecido e a situação foi-se agravando acabanbo por dar "o salto". Casara em 1975 e tinha dois filhos. Á família enlutada a Onda Pop envia as suas condolências. Perguntámos a Ângelo qual a música feita por ele de que mais gostava e ele respondeu-nos, foi sem dúvida a "Sue-Lin a Minha Chinesa" porque tinha o início de piano como se fosse o "Satisfation" mas de trás para a frente.
Tínhamos acabado de publicar a sua história na Onda Pop anterior, o nº 102. Sabíamos que tinha parado a sua actividade não só por causa da idade mas sim devido a problemas de saúde, mas ninguém diria que seria apenas umas semanas depois. Prestamos-lhe esta última pequena homenagem. Em Abril de 2018 teve que cancelar vários espectáculos por problemas de saúde e a pedido dos médicos. Ele em 2015 já havia dito que se retirava para gozar mais os seus 5 filhos e a sua mulher Wanda mas os convites nunca mais paravam e ele tinha voltado. A 20 de Março de 2020 partiu de vez mas deixou-nos a sua voz.
Os Los Mismos já os apresentámos na OP nº 77, mas o sucesso "Maria José" foi original apresentado e bem por um excelente e desconhecido cantor, Luc Barreto.
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Lançou muitas canções de Carmelo Carrer e Augusto Alguero. Também lançou êxitos de Jorge Sepulveda e de Bonet de San Pedro. Depois da editora Belter fechar várias outras editoras relançaram os seus discos como a Divucsa. Nos últimos anos tinha aderido à Igreja da Cientologia. Em 2006 deu um grande concerto de boleros com o guitarrista Vincens Martin no Ateneu Barcelonès. Nos últimos anos vivia num lar de idosos. Tinha 86 anos e foi durante a construção deste artigo que faleceu de causas naturais no dia 29 de Março de 2020.
Daniel Bevilacqua nasceu nasceu a 13 de Outubro de 1945 em Juvisy - Sur - Orge em França e morreu em 16 de Abril de 2020 em Brest, França. Dele falámos na nossa página nº 45 embora na época em que esta página viu a luz do dia corresponda praticamente à sua ausência do mundo da canção. De 68 a 71 ele isolou-se e não cantou, talvez devido aos seus problemas de alcoolismo e dependência química o que lhe provocou uma depressão. Voltou depois com temas com poema de Jean Michel Jarre um dos pioneiros da música electrónica com " Les Mots Bleau" e "Le Paradis Perdue". Agora na sua morte Jarre disse que " Christophe era mais que um cantor, ele era "um alfaiate de canções".
Depois de longo período sem lançar álbuns, voltou a fazê-lo em 1998 com "Bevilacquoa". Em 2001 "Comme Si La Terre Pencafait", 2002 "Olympia 2002" gravado o seu concerto ao vivo, mas o seu primeiro aparecimento em palco depois de 27 anos foi em 2002 em Clermont-Ferrand. Depois novo interregno até 2014 quando grava "Intime". Em 2016 "Les Testiges du Chaor" e por fim o seu último, "Chistophe Etc em 2019. Já tinha agendado vários concertos para este ano. Para além da canção também participou em 6 filmes de curta metragem, dois dos quais fazendo de ele próprio, "Autour de Vega", um documentário de 1998 e "Quand J'etáit Chanteur" em 2006. O Último foi "Le Quepa Sur La Vinil" de 2014. Em Dezembro numa entrevista teria dito de sua carreira, "Conheci altos e baixos mas estive pelos baixos. Tinha sido hospitalizado a 26 de Março com um enfizema pulmonar. Sua mulher e filhos é que anunciaram a sua morte.
Depois de longo período sem lançar álbuns, voltou a fazê-lo em 1998 com "Bevilacquoa". Em 2001 "Comme Si La Terre Pencafait", 2002 "Olympia 2002" gravado o seu concerto ao vivo, mas o seu primeiro aparecimento em palco depois de 27 anos foi em 2002 em Clermont-Ferrand. Depois novo interregno até 2014 quando grava "Intime". Em 2016 "Les Testiges du Chaor" e por fim o seu último, "Chistophe Etc em 2019. Já tinha agendado vários concertos para este ano. Para além da canção também participou em 6 filmes de curta metragem, dois dos quais fazendo de ele próprio, "Autour de Vega", um documentário de 1998 e "Quand J'etáit Chanteur" em 2006. O Último foi "Le Quepa Sur La Vinil" de 2014. Em Dezembro numa entrevista teria dito de sua carreira, "Conheci altos e baixos mas estive pelos baixos. Tinha sido hospitalizado a 26 de Março com um enfizema pulmonar. Sua mulher e filhos é que anunciaram a sua morte.
GIRA-DISCOS
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
Fomos buscar os Dizzy Man's Band que entraram directos para a 6ª posição da nossa Parada.
Os Dizzy Man's Band foi um grupo holandês nascido em 1969. Em 1968 existiam os Take Five que tocavam na linha dos Blood Sweat & Tears e Chicago. Tinham deixado os empregos e as coisas não iam muito bem. Gravaram um disco que não teve sucesso. Disseram "para nos safarmos temos de ser mais comerciais". É então que mudam o nome para Dizzy Man's Band e gravam "Tickatoo". A ideia seria conseguir entrar no Top. Quando iam no seu autocarro para um concerto ouvem na Rádio que tinham entrado no Top 30. Param o autocarro e saem aos gritos e saltos. Deram 3 voltas ao autocarro feitos maluquinhos. O grupo era formado por Jacques Kloes, vocalista, Dirk Van Der Horst, guitarra solo, Dirk Buysman, baixo, Karl Kalf, trompete flauta e violoncelo, Herman Smak, teclas, Joop Tromp, bateria e Klaas Versteeg, flauta e saxofone. A canção de texto trapalhão e muito semelhante a "Down On The Corner" dos CCR chegou a 6º no Top Holandês e a 2º no Top Belga, tendo obtido o 1º na Flandres. Os contratos começaram a chover. Foram à Austria, Alemanha, Itália, Suiça, França e Bélgica. O single foi lançado na África do Sul, Irlanda, Suécia, Japão, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Nova Zelândia. A banda era divertida, animada, amalucada.
Os Dizzy Man's Band foi um grupo holandês nascido em 1969. Em 1968 existiam os Take Five que tocavam na linha dos Blood Sweat & Tears e Chicago. Tinham deixado os empregos e as coisas não iam muito bem. Gravaram um disco que não teve sucesso. Disseram "para nos safarmos temos de ser mais comerciais". É então que mudam o nome para Dizzy Man's Band e gravam "Tickatoo". A ideia seria conseguir entrar no Top. Quando iam no seu autocarro para um concerto ouvem na Rádio que tinham entrado no Top 30. Param o autocarro e saem aos gritos e saltos. Deram 3 voltas ao autocarro feitos maluquinhos. O grupo era formado por Jacques Kloes, vocalista, Dirk Van Der Horst, guitarra solo, Dirk Buysman, baixo, Karl Kalf, trompete flauta e violoncelo, Herman Smak, teclas, Joop Tromp, bateria e Klaas Versteeg, flauta e saxofone. A canção de texto trapalhão e muito semelhante a "Down On The Corner" dos CCR chegou a 6º no Top Holandês e a 2º no Top Belga, tendo obtido o 1º na Flandres. Os contratos começaram a chover. Foram à Austria, Alemanha, Itália, Suiça, França e Bélgica. O single foi lançado na África do Sul, Irlanda, Suécia, Japão, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Nova Zelândia. A banda era divertida, animada, amalucada.
Ao longo dos anos lançaram muitos êxitos "A Matter of Fact", "Mickey Mouse", "Mony The Phony", Turkey Turkey", "Everyday in Action" ou "The Opera" o seu maior sucesso em 1975.
De 1968 a 75 a Televisão austríaca teve o programa "Spotlight" onde foram convidados muitas vezes. O mesmo aconteceu na Alemanha nos TV Shows "Beat Club" e "Musikladen".
"The Opera" foi editado em muitos países e levou-os ao Reino Unido, Itália, Suriname e Curacao.
O conjunto esteve em actividade até 1983 e conseguiu 17 êxitos no Top 20 Holandês.
De 1968 a 75 a Televisão austríaca teve o programa "Spotlight" onde foram convidados muitas vezes. O mesmo aconteceu na Alemanha nos TV Shows "Beat Club" e "Musikladen".
"The Opera" foi editado em muitos países e levou-os ao Reino Unido, Itália, Suriname e Curacao.
O conjunto esteve em actividade até 1983 e conseguiu 17 êxitos no Top 20 Holandês.
Jacques Kloes sai em 1978 para seguir uma carreia a solo e entrou Steve Allen. Allen sai em 81 e entra Rini Oudhuis. Também outros músicos foram sendo substituídos ao longo do tempo e em 83 quando termina já só Dirk o viola solo e Herman das teclas eram originais. O grupo reuniu-se em 2009 e em 2014 e ainda fizeram uma série de espectáculos. A 1 de Abril de 2015, Jacques Kloes foi encontrado morto em sua casa vítima de ataque cardíaco. Não tomava drogas, fumava e pouco bebia. Herman disse que sem ele o grupo já não tinha sentido.
Em 2020 os ex membros da banda Bert Ramaakers (sax) e Joe Doedens (trompete) decidiram relança- los como os Dizzy Man's Band 2.0. Jacques apenas teve 2 êxitos a solo no Top 20.
Em 2020 os ex membros da banda Bert Ramaakers (sax) e Joe Doedens (trompete) decidiram relança- los como os Dizzy Man's Band 2.0. Jacques apenas teve 2 êxitos a solo no Top 20.