EDITORIAL - Parece sempre existir um travão para a saída destas edições. Desta feita foi o sistema de montagem do site que resolveu triplicar os preços que temos que pagar para a publicar e que ainda não está resolvido. Neste número dávamos a notícia da morte de Janis Joplin, ainda não refeitos da de Jimmy Hendrix. Apresentávamos Petula Clark que ainda hoje continua a cantar, Bobby Bloom com "Montego Bay" e os sul africanos Music Corporation. Cristina, a ex-vocalista dos Los Stop já a apresentamos na OP nº 57. Falávamos da crescente importância da Música Pop no cinema e apresentamos dois trailers de filmes dos Beatles. A final das Olimpíades com os OPUS 79 como vencedores. Agora temos mais a homenagem que fazemos ao Maestro Jorge Costa Pinto aproveitando o lançamento do seu excelente livro "O Jazz e Outras Músicas" (memórias de uma autobiografia). Homenageamos ainda aqueles que nos deixaram ultimamente, Juliette Gréco, Johnny Nash, Eddie Van Halen, Spencer Davis e um músico português pouco conhecido em Portugal , Eddy Quintela. Depois as habituais rubricas do Concurso, das letras das canções e da nossa Parada. A todos um bom Natal e um 2021 com saúde e sem confinamentos.
Janis Lyn Joplin nasceu a 19 de Janeiro de 1943 em Port Arthur, Los Angeles. Esta desajeitada menina que viria a tornar-se a rainha incontestada do Rock e do Rhytm & Blues passa a incorporar a "Geração dos 27" que no mês anterior já tinha sido aumentada com a entrada de Jimi Hendrix. Em 1971 seria ampliada com Jim Morrison, em 94 com Ayrton Senna e em 2011 com Any Winehouse.
Janis vinha de uma família conservadora tradicional americana, muito religiosa, ela estudou também num colégio religioso. Sua mãe era técnica de apoio social numa escola e seu pai era engenheiro. Janis desde muito jovem apaixonou-se pelos BlArtes Visuaiues, música banida em sua casa. Bessie Smith, Big Mama Thornton e Leadbely eram as suas escolhas. Em criança e adolescente ela era obrigada a cantar noi coro da igreja. Em 1960 acaba o liceu na Jefferson High School.. É aprovada em Artes Visuais na Universidade de Austin no Texas. Expecialmente no Liceu, mas também na Universidade, Janis sofreu muito com o "Bulling" porque tinha muito acne e era gordinha, vestia à antiga e era tímida. Tudo isto a levava à depressão e bulimia. Em Austin foi viver para uma República. Os colegas começam a elogiar a sua voz e levam-na a uma discoteca de karaoke. Para se desinibir e perder a timidez começa a beber. É muito aplaudida. Um dos seus ídolos é Betty Smith. Quando se começa a apresentar canta canções de Buffy Sainte Marie.
Janis vinha de uma família conservadora tradicional americana, muito religiosa, ela estudou também num colégio religioso. Sua mãe era técnica de apoio social numa escola e seu pai era engenheiro. Janis desde muito jovem apaixonou-se pelos BlArtes Visuaiues, música banida em sua casa. Bessie Smith, Big Mama Thornton e Leadbely eram as suas escolhas. Em criança e adolescente ela era obrigada a cantar noi coro da igreja. Em 1960 acaba o liceu na Jefferson High School.. É aprovada em Artes Visuais na Universidade de Austin no Texas. Expecialmente no Liceu, mas também na Universidade, Janis sofreu muito com o "Bulling" porque tinha muito acne e era gordinha, vestia à antiga e era tímida. Tudo isto a levava à depressão e bulimia. Em Austin foi viver para uma República. Os colegas começam a elogiar a sua voz e levam-na a uma discoteca de karaoke. Para se desinibir e perder a timidez começa a beber. É muito aplaudida. Um dos seus ídolos é Betty Smith. Quando se começa a apresentar canta canções de Buffy Sainte Marie.
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Acaba por fazer uma banda com os amigos para cantar Blues e Folk pelos bares da região.
Desinibe-se bebendo e começa a tomar canabis e outras anfetaminas e a fumar para emagrecer, o que consegue. Começa a vestir-se ao estilo hippy e larga a Universidade passando a dedicar-se só à música. Em 1963 vai para S. Francisco. Aluga uma casa e passa a tocar em bares. Começa a consumir cocaína, LSD e heroína e até a misturá-las com álcool. O Southern Confort, um licor de frutas, especiarias e whisky é a sua bebida favorita. Assume-se bissexual e mantém vários parceiros.
Em 1968 quando a sua carreira está no topo, engravida. Não sabe quem é o pai e sendo o aborto proibido nos USA vai a Tijuana no México fazer o aborto clandestino. A coisa não corre bem e 3 dias depois tem uma hemorragia. Fica internada 3 semanas e como o aborto é ilegal nos estados Unidos acaba pagando uma pesada multa para não ser presa. Fica um mês de repouso. Passa a utilizar o DIU.
Desinibe-se bebendo e começa a tomar canabis e outras anfetaminas e a fumar para emagrecer, o que consegue. Começa a vestir-se ao estilo hippy e larga a Universidade passando a dedicar-se só à música. Em 1963 vai para S. Francisco. Aluga uma casa e passa a tocar em bares. Começa a consumir cocaína, LSD e heroína e até a misturá-las com álcool. O Southern Confort, um licor de frutas, especiarias e whisky é a sua bebida favorita. Assume-se bissexual e mantém vários parceiros.
Em 1968 quando a sua carreira está no topo, engravida. Não sabe quem é o pai e sendo o aborto proibido nos USA vai a Tijuana no México fazer o aborto clandestino. A coisa não corre bem e 3 dias depois tem uma hemorragia. Fica internada 3 semanas e como o aborto é ilegal nos estados Unidos acaba pagando uma pesada multa para não ser presa. Fica um mês de repouso. Passa a utilizar o DIU.
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Em 1966 ela volta a casa dos pais em Port Arthur para tentar uma reconciliação, o que não acontece. Fica hospedada num hotel próximo e interna-se numa clínica para desintoxicação. Ao fim de um mês segue para S. Francisco.. Volta mais calma e por sugestão de um amigo junta-se ao grupo Big Brother and the Holding Company para cantar Blues. O grupo vai então assinar com a Mainstream Records. Os primeiros singles foram um fracasso. Em 1967 vão ao Festival Pop de Monterey e aí começa a sua ascensão ao top. Em 68 sai o álbum "Cheap Thrills" que já foi um grande sucesso. Vendeu mais de 2 milhões de discos e foi ao 1º do Top. "Piece Of My Heart", "Summertime", "Ball And Chain" são cantadas com alma e coração na mão. A revolta da menina feia, que foi classificada pelos colegas da Universidade como "o homem mais feio do campus". A menina doce que era descartada pelos seus amantes. Dizia " Quando estou em palco faço amor com 25 mil pessoas, depois regresso a casa sozinha". O single "Piece Of My Heart" fica 8 semanas no 1º lugar da Billboard. Ainda em 67 eles trabalharam com os Hare Krishna para angariarem dinheiro para a construção do Templo em S. Francisco.
Também Allen Ginsberg, Moby Grave e Grateful Dead colaboram neste projecto. Janis viveu uns meses com Joe McDonald lider dos Country Joe. Em 68 fizeram várias digressões pelo País. A 1 de Abril cantou em Nova York. Três dias depois era assassinado Martin Luther King. Foi ao concerto feito em sua honra dele que juntou muitos artistas entre os quais Jimi Hendrix, Jony Mitchel e Richie Heavens. A primeira vez que aparece na Televisão é a 31 de Julho de 68 na ABC no programa de Dick Cavett (em 69 e 70 aparecerá nesse programa mais 3 vezes).
Também Allen Ginsberg, Moby Grave e Grateful Dead colaboram neste projecto. Janis viveu uns meses com Joe McDonald lider dos Country Joe. Em 68 fizeram várias digressões pelo País. A 1 de Abril cantou em Nova York. Três dias depois era assassinado Martin Luther King. Foi ao concerto feito em sua honra dele que juntou muitos artistas entre os quais Jimi Hendrix, Jony Mitchel e Richie Heavens. A primeira vez que aparece na Televisão é a 31 de Julho de 68 na ABC no programa de Dick Cavett (em 69 e 70 aparecerá nesse programa mais 3 vezes).
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A fama de Janis vai crescendo e a gravadora começa a apresenta-los com Janis Joplin e os Big Brother. Isto foi criando mau ambiente na banda e Janis já queria também uma carreira a solo. As revistas Time e Vogue vão fazendo artigos salientando as suas capacidades vocais, considerando a cantora mais talentosa e a rainha do Rock e R&B. Até ao primeiro semestre de 69 fazem digressões. Em Agosto Janis anuncia que vai deixar o grupo. Em Fillmore West a 14 de Setembro onde tocaram com os Chicago (ainda CTA) e os Santana seria a última apresentação. Na verdade ainda acabam por fazer mais 2 concertos em Outubro.
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Janis Joplin começa então uma carreira a solo. Forma os Kosmic Blues Band. Mas todo o sucesso não lhe dá a estabilidade emocional necessária. Passa a gastar 200 dólares por dia em heroína. Grava o álbum "I Got Dem Ol' Kosmic Blues Again Mama!". O disco não tem o êxito do anterior, mas Janis não pára. Faz uma digressão pela Europa e os palcos eram invadidos por montes de fãs. A passagem por cada fronteira para ela era uma verdadeira tortura sempre a pensar que poderia ser presa. na passagem por Londres vai ao show de Tom Jones na Televisão e canta com ele. Depois foi cantar a Woodstock. Chega de helicópetro 10 h antes. neste tempo de espera entretêm-se a beber e a drogar-se. A sua actuação foi um pouco desastrada e por vezes faltou-lhe a voz. No final de 69 os Kosmik Blues Band acabaram.
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Em fevereiro de 1970 Janis vai ao Brasil com o intuito de ver o carnaval e de fazer uma cura numa clínica, acompanhada pela amiga Linda Gravenites. Acaba por conhecer um jovem americano no Rio, David Niehaus. David queria muito conhecê-la e Janis acaba apaixonada pelo rapaz. Acabam vivendo juntos e David não quer nada com drogas. É isso que vai fazer travar o relacionamento. Janis volta aos States e forma uma nova banda, os Main Squeeze. Depois de tocarem numa festa dos Hell´s Angels decide mudar o nome da banda para Full Till Boogie Band. Em Maio começa uma digressão nacional. Ela anda muito satisfeita com a nova banda, basicamente músicos canadianos. Janis dizia estar já livre de drogas mas ela abusava agora mais na bebida. David volta e retomam a relação mas em Abril há outro desentendimento por causa da bebida e David afasta-se. Volta em Maio e apanha-a em flagrante na cama com a sua amiga Cassandra. Janis pede-lhe muitas desculpas mas ele sai e não volta mais. Na digressão que fazem ao Canadá ela é passada a pente fino na fronteira. Não lhe encontraram absolutamente nada. Os seus concertos foram considerados dos melhores. Tocaram com os Ten Years After, os Greatful Dead, os Flying Burrito Brothers, os Delaney and Bonnie e outros no Festival Express Tour que decorreu entre 28 de junho e 4 de Julho.
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No dia 8 de Agosto de 1970 no Capital Theatre em Nova York canta pela 1ª vez "Mercedes Benz" poema que escrevera nesse mesmo dia no bar ao lado do teatro com o seu amigo e músico Bob Neu Wirty. A sua última actuação foi no Harvard Stadium em Boston dia 12 de Agosto. A 14 de Agosto foi à festa da escola onde tinha sido sempre humilhada com a sua irmã Laura mas não saíu de lá muito feliz. O resto de Agosto, Setembro e Outubro esteve em Los Angeles como produtor Paul A. Rothchild a gravar um novo álbum. No dia 3 de Outubro o grupo gravou a música para o cover de Nick Gravenites "Buried Alive In The Blues" e no dia seguinte ela acrescentaria a voz. No dia 4 todos a esperavam no estúdio e ela não aparecia. Ao fim de várias horas foram ao seu apartamento e encontraram-na morta.
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Embora não estivesse tudo gravado havia material suficiente para um álbum. "Pearl" o seu álbum póstumo foi o mais vendido da sua carreira e também o seu single mais vendido, "Me And Bobby McGee", um cover de Kris Kristofenson que havia sido seu amante na primavera de 70. O cover "Buried Alive In The Blue" aparece no disco só instrumental.
Em 1995 Janis Joplin foi introduzida no Rock & Roll Hall Of Fame. Em 2005 recebeu o Grammy de carreira. Janis deixou em testamento 3 mil dólares para que seus amigos fizessem uma grande festa no dia da sua morte porque não querias vê-los tristes. Assim foi feito e saíu na imprensa. as suas cinzas foram espalhadas no Oceano Pacífico. Agora nos 50 anos da sua morte a homenagem que lhe podemos prestar é saber que ela continua a ser uma lenda viva.
Em 1995 Janis Joplin foi introduzida no Rock & Roll Hall Of Fame. Em 2005 recebeu o Grammy de carreira. Janis deixou em testamento 3 mil dólares para que seus amigos fizessem uma grande festa no dia da sua morte porque não querias vê-los tristes. Assim foi feito e saíu na imprensa. as suas cinzas foram espalhadas no Oceano Pacífico. Agora nos 50 anos da sua morte a homenagem que lhe podemos prestar é saber que ela continua a ser uma lenda viva.
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Jorge Costa Pinto nasce em Lisboa a 26 de Novembro de 1932. Seu pai João é musico profissional, cursou piano no Conservatório Nacional em Lisboa sob a direção de Viana da Mota. Para melhorar o sustento da família aceite um lugar na Golegâ onde o Maestro João Costa Pinto vai dirigir a Banda filarmónica da Carregueira/Chamusca perto de Santarém. Mas os tempos são difíceis eo pai aceita um emprego na zona de Anadia na Federação de Vinicultores. Aí vai formar uma nova orquestra e Jorge foi crescendo e acompanhando o pai. Com um piano e uma bateria sempre à mão aquilo é uma brincadeira. Acaba-se apaixonando pela bateria. Quando a 8 de Maio de 1938 a Orquestra vai estrear no Cine Teatro da Anadia, Jorge com os seus 5 anos saltou para o palco para fazer de Jazzbandista (nome dado aos bateristas na época) mas a meio da sua actuação alguém atira um pacote de rebuçados para o palco e o "puto" não faz mais nada, larga a bateria agarra o pacote e sai para comê-los. Foi a sua estreia em palco. Aos 8 anos a família já está em Vila Franca de Xira para onde o pai foi tranferido ( a empresa muda de nome e passa a ser a JNV). Um dia é preso por um GNR por estar a fazer gatafunhos numa parede (ele diz que deve ter sido o 1º grafitista a fazê-lo e ser preso). O pai lá teve que desembolsar 20 escudos para o levar. Claro que o pai tratou logo de construir nova banda. Agora a Orquestra Costa Pinto. Tocavam em bailes a que ele ia assistir com a mãe Judite. Aos 9 anos termina a primária e para continuar os estudos os pais teria de ir para Cascais onde viviam os avós. O avô Domingos também era músico, tocava flauta. Era contabilista do Sporting de Cascais e dirigia a Banda Filarmónica de Janes-Malveira da Serra e por vezes lá ia ele de bicicleta acompanhar o a vô aos ensaios. Em casa do avô havia um piano (onde o pai estudara) e uma bateria com bombo com pedal, caixa, pratos de choque e prato suspenso do tio Luís que tocava na Orquestra Baía em Cascais. Imaginem lá o divertimento que era para o Jorge um piano e uma bateria. " Eu ouvia no RCP o programa Hot Club do Vilas Boas e tentava seguir aquelas batidas do Jazz. No piano experimentava acordes e melodias" diz-nos JCP.
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Mas o avô decidiu que ele ia trabalhar e estudar e acabava-se a música. Esta frustração esvai-se quando o tio Luís foi tocar bateria para uma orquestra em Lisboa. Aos 11 anos JCP foi para o seu lugar na orquestra Baía. As suas peripécias no campo da música são muitas. Foi fazendo o seu curso comercial e tocando aqui e ali. Depois começou a trabalhar mas sem deixar de tocar e a sua paixão pelo Jazz sempre a crescer. Conhece o método revolucionário de Gene Krupa manda-o vir, pega num dicionário e vai-o traduzindo e aprendendo. O dia 6 de Fevereiro de 1948 foi um dia muito importante para a sua futura carreira. A sua primeira Jam Session organizada por Vilas Boas, onde estiveram dos melhores músicos portugueses do Jazz e alguns estrangeiros. Quase no final pediram-lhe para saltar para a bateria e tocar. Com Andrade Santos ao piano tocaram "Sweet Sue", um standard. "Memorável" diz JCP. Estava presente um grande jornalista, Pozal Domingos que no dia seguinte faz um artigo muito elogioso ao 'miúdo' que ninguém conhecia. "Foi o início da minha carreira" diz-nos JCP. Seu avô morrera tinha ele 15 anos e no ano seguinte morreu seu pai, ainda jovem aos 40 anos. Depois disto JCP decidiu ir aprender música. Foi para a Academia dos Amadores de Música aprender teoria, piano, harmonia, contraponto e composição. Entre os seus professores contam-se Maria Vitória Quintas, Fernando Lopes Graça, Francine Benoit, Louis Saguer e Jorge Peixinho.
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Todo o tempo em que esteve envolvido na aprendizagem ia continuando a tocar e teve que fazer a tropa. Esteve na eminência de ir para a Índia onde tinha começado o conflito com a União Indiana.
Tocou na Boîte Tágide, no Vela Azul (Casa Branca) e no Mónaco. Saíu da tropa em Setembro de 1954 e foi tocar com Andrade Santos para o Wonder Bar do Casino do Estoril. Diz JCP "Era comum os músicos portugueses serem convidados para tocarem em Angola, Moçambique e mesmo África do Sul, foi o que sucedeu com Andrade Santos que em Junho do ano seguinte, se deslocou a Lourenço Marques, Moçambique, para cumprir contrato no Hotel Polana". Ficou com o pianista holandês Freddy Roy e depois com Mário Simões. Tocou com vários conjuntos e orquestras como a Boémia acompanhando artistas como Yma Sumac e Line Renaud em que a Valentim de Carvalho fez uma gravação ao vivo no Casino que editaram em disco, sem terem pedido autorização à Orquestra. Muitos artistas lhe pedem que lhes faça arranjos e para melhorar tal tarefa pede ao Maestro Tavares Belo (um expert nessa área) umas lições de arranjo e orquestração, que recusa.
Tocou na Boîte Tágide, no Vela Azul (Casa Branca) e no Mónaco. Saíu da tropa em Setembro de 1954 e foi tocar com Andrade Santos para o Wonder Bar do Casino do Estoril. Diz JCP "Era comum os músicos portugueses serem convidados para tocarem em Angola, Moçambique e mesmo África do Sul, foi o que sucedeu com Andrade Santos que em Junho do ano seguinte, se deslocou a Lourenço Marques, Moçambique, para cumprir contrato no Hotel Polana". Ficou com o pianista holandês Freddy Roy e depois com Mário Simões. Tocou com vários conjuntos e orquestras como a Boémia acompanhando artistas como Yma Sumac e Line Renaud em que a Valentim de Carvalho fez uma gravação ao vivo no Casino que editaram em disco, sem terem pedido autorização à Orquestra. Muitos artistas lhe pedem que lhes faça arranjos e para melhorar tal tarefa pede ao Maestro Tavares Belo (um expert nessa área) umas lições de arranjo e orquestração, que recusa.
Através da revista Metronome que JCP assinava desde 1950 ele tem conhecimento da Berklee School of Music e quando Vilas Boas o convida para ir assistir ao Newport Jazz Festival nos Estados Unidos em 1964 vai. Além dos 4 dias do festival estão outros tantos em Nova York frequentando Bares e ouvindo os maiores do Jazz. Passam por Boston e JCP vai à Berklee School saber o que fazer para cursar arranjo e orquestração. Foi fazendo o curso por correspondência e em 1965 passou o verão em Boston fazendo aulas e exames. Teve excelentes notas e chegou a ser convidado para professor de música étnica, mas não aceitou.
Em 1957 é convidado por um músico espanhol, Ruy Martino para ir tocar no seu conjunto em Espanha (a sua fama já lá chegara). Entretanto no ano seguinte casa e volta para Portugal para o conjunto de Mário Simões. Depois o pianista espanhol Miguél Dochado convida-o para irem tocar a Luanda, Angola. Em Novembro de 59 recebe um convite para tocar com a orquestra sinfónica da EN pois precisavam de um baterista mais virado para o Jazz. Em 1960 Vilas Boas pede-lhe que faça um grupo de Jazz para actuar na Televisão no seu programa Ritmo Sincopado. Os programas estendem-se por 61 até 63 e sempre com grandes artistas estrangeiros. No meio de tudo isto ainda foi actuar no Brasil
Em 1957 é convidado por um músico espanhol, Ruy Martino para ir tocar no seu conjunto em Espanha (a sua fama já lá chegara). Entretanto no ano seguinte casa e volta para Portugal para o conjunto de Mário Simões. Depois o pianista espanhol Miguél Dochado convida-o para irem tocar a Luanda, Angola. Em Novembro de 59 recebe um convite para tocar com a orquestra sinfónica da EN pois precisavam de um baterista mais virado para o Jazz. Em 1960 Vilas Boas pede-lhe que faça um grupo de Jazz para actuar na Televisão no seu programa Ritmo Sincopado. Os programas estendem-se por 61 até 63 e sempre com grandes artistas estrangeiros. No meio de tudo isto ainda foi actuar no Brasil
A vida de JCP não é monótona. Nos anos 60 tem já o seu conjunto e orquestra, acompanha na RTP os maiores nomes de Jazz e não só que vêm a Portugal como, June Richmond, The Peters Sisters, Hazel Scott, Paula Watson, as Irmãs Benitez e até a pequena Marisol (OP nº 99). Ainda em 60 vai ao Brasil a convite do pianista Robledo. A vida musical no Brasil mostra-lhe o atraso em que nós estávamos em comparação. Quando volta faz um quarteto para trabalhar na Boîte Ronda, no Monte do Estoril (um dos mais famosos à época). Na Televisão a sua orquestra acompanha todos os artistas nacionais e estrangeiros dos programas "TV Clube", "Riso & Ritmo". Quando Cidália Meireles regressa do Brasil em 65 é também a sua Orquestra que a companha na TV. Depois em 71 o programa de TV "Convívio Musical" é ainda com ele que também é um dos produtores. Acompanhou os maiores artistas portugueses e ainda Gigliola Cinquentti, Roberto Carlos ( OP nº 105), Chico Anísio, Tony Dallara, Rafael, Gelu, Joan Manuel Serrat, Ângela Maria (OP nº 97), Alberto Cortez, Cauby Peixoto e outros. Em 63 quando trabalhava na Revista "Boa Noite Lisboa" o coreógrafo Rodney Vas e patrono do Jazz Ballet Rodney ficou tão entusiasmado com o seu trabalho que o convidou a ir para Cannes fazer arranjos e dirigir a orquestra. Esteve lá um mês e meio. Também em 65 quando vai a Paris dirigir a Orquestra para artistas portugueses é muito felicitado pelos franceses.
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A sua vida em Festivais também é muito intensa. Começou com o 2º Festival da Canção Portuguesa que se realizou no Porto em 1960. A sua música ficou em 3º lugar. Depois foram festivais em Espanha, na RTP em 66 em que fez o arranjo da canção vencedora, "Ele e Ela". Festivais no Brasil, Jugoslávia, Grécia, Venezuela. É ele que dirige a Orquestra que leva "Menina" de Ary dos Santos e Nazareth Fernandes a Dublin na Eurovisão em 1971. Nesta leva o último Festival que dirige é o da RTP em 1973 com "Tourada" de Ary dos Santos e Fernando Tordo como vencedora. Voltou a ser convidado para dirigir a Orquestra do Festival OTI em 1979 que se realizou em Caracas na Venezuela. A canção escolhida foi "Na Cabana Junto à Praia" de José Cid, com arranjo seu e ficou em 3º lugar. Depois em 1980 é convidado a fazer parte do Júri que vai selecionar as canções para 17º Festival RTP da Canção. Depois de ouvirem todas as canções escolheram as que achavam mais interessantes. No final faltava uma. Foram repescar e escolhem a canção de José Cid "Um Grande, Grande Amor", precisamente aquela que iria ganhar o festival. Depois é convidado para a RTP como assessor à Direcção de Programas para a Música Popular. Volta à OTI na Argentina em 81 e ao Festival Mediatour organizado pela RTP que teve como vencedor o Panamá com Maritza Vargas e "La Tamborena Del Tengo-Tengo".
O último festival em que participa é em 84 no 21º Festival RTP da Canção como membro do Jurí em que foi ganhou "Silêncio e Tanta Gente" de e com Maria Guinot (OP nº 98).
Em 1997 concorre à Grande Marcha de Lisboa com a canção "Lisboa, De Pé No Chão" com música sua e letra de António José. Saem vencedores. Mas JCP entrou em muitos mais festivais desde os da Figueira da Foz a outros organizados pelas Rádios. Dirigiu musicalmente peças de teatro e revista, fez música para cinema, para publicidade
O último festival em que participa é em 84 no 21º Festival RTP da Canção como membro do Jurí em que foi ganhou "Silêncio e Tanta Gente" de e com Maria Guinot (OP nº 98).
Em 1997 concorre à Grande Marcha de Lisboa com a canção "Lisboa, De Pé No Chão" com música sua e letra de António José. Saem vencedores. Mas JCP entrou em muitos mais festivais desde os da Figueira da Foz a outros organizados pelas Rádios. Dirigiu musicalmente peças de teatro e revista, fez música para cinema, para publicidade
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JCP foi sempre um grande empreendedor. Em 1951 criou a empresa "Publisher" e em 1964 a "Costa Pinto - Edições Musicais" com o "Musicalstudio" que teve a função de Escola de Música. Faz o seu primeiro arranjo musical para um disco em 1959. O artista era o italiano Loris Valli. Depois faz a gravação para Maria de Fátima Bravo, Maria José Valério (OP nº 85) e ainda o disco de António Mourão (OP nº 57) "Oh Tempo Volta Para Trás". Em 1966 cria a sua editora, a TECLA. Um dos primeiros a gravar para a Tecla foi João Maria Tudella (OP nº 70). Um dia aparece-lhe Carlos do Carmo (OP nº 79) a oferecer-se à editora. O primeiro disco foi o LP "Gaivota". Também "Tourada" de Fernando Tordo tem a etiqueta Tecla. A maioria dos discos produzidos eram EPs de 4 canções. Alguns dos artistas que gravaram foram Madalena Iglésias (OP nº 80 e 83), Filipe de Brito, os Jets, Chinchilas, Tristão da Silva, Teresa Silva de Carvalho, Badaró (OP nº 98), Manuel Freire (OP nº 85), o goez Orsino Loyola (OP nº 94). Internacionais tinha Joan Manuel Serrat, Dionne warwick, Agostinho dos Santos, Ornella Vanoni, The Seeds e outros. Também editou música clássica como Jorge Peixinho, Fernando Lopes Graça e Dulce Cabrita, Anabela Chaves e Olga Prats, Filipe de Sousa, Nella Maissa, a Orquestra Filarmónica de Lisboa e outros. Representou grandes editoras de Jazz como a Roulette, Janus, Black Jazz ou GNP. Fez a edição gráfica de um boletim do programa de José Duarte "5 Minutos de Jazz". Em 1975 tira um pequeno curso promovido pelo Institute Of Audio Research de Nova York para saber trabalhar o som tanto na captação como na gravação. Em 1975 criou a fábrica de discos Fabrisom mas que por razões políticas tem de fechar em 76. Em 1976 termina também a Tecla. Cria então uma empresa destinada à captação de som, a Jorsom- Audio Visual, com estúdio próprio. O seu filho João Pedro, Engº de som, é seu colaborador. Gravou António Variações, Opus Ensemble, Fausto, Vitorino de Almeida, para teatro A Barraca, para cinema os produtores Jorge Silva Melo e Paulo Guilherme, para a TV as dobragens e produção da série infantil Rua de Sésamo. Em 2013 a Banda Sinfónica da GNR gravou um CD editados produzido pela Jorsom só com música composta por Jorge Costa Pinto. Em fevereiro de 2018 decidiu encerrar o estúdio. Também para a Secretaria do Estado da Cultura / Direção-Geral de Ação Cultural produziu para a etiqueta PortugalSom obras de Jolly Braga Santos, Fernando Lopes Graça, Jorge Peixinho, José Viana da Motta, António Vitorino de Almeida (OP nº 99) e outros.
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De 1972 a 1986 JCP deslocou-se várias vezes à África do Sul para colaborar e gravar na SABC. Dirigiu a National Symphony Orchestra of SABC e gravou vários discos de música popular tanto portuguesa como sul-africana. Colaborou com muitos músicos e cantores de várias nacionalidades, tendo gravado também música italiana, espanhola, francesa e brasileira. Trabalhou com o tenor Manuel Escórcio (OP nº 101) que lhe deixou uma excelente imagem. Depois da mudança política na África do Sul a SABC viu-se obrigada a terminar com as suas orquestras, tanto a Symphony como a de Concerto. A qualidade de som que conseguiu na África do Sul com equipamento muito mais avançados que em Portugal deixou-o satisfeito e aconselhou alguns dos seus colegas a irem lá gravar. Para além das gravações também faziam programas em directo no City Hall Joanesburgo com o nome "Music For Milions" que a SABC transmitia. Logo em 21 de Junho de 72 o programa incluía cantores sulafricanos como Gert Potgieter, Lance James, o trompetista Murray Campbell e a "nossa" Techa (OP nº 16, 102).
JCP em 2003 volta a constituir uma orquestra de jazz e entra nos diversos Festivais de Jazz que acontecem no Estoril. Até 2013 foram fazendo espectáculos tendo Maria Viana cantado em muitos deles. Participou em concursos da TV como o programa 123 de Carlos Cruz em 1986 ou "A Quinta do Dois" no canal 2 em 87 e do qual foram transmitidos mais de 400 programas sempre com músicos de primeira água. Na Imprensa JCP também colaborou e com Câmaras Municipais e colaborando na escrita do livro da Banda Filarmónica do Montijo
O seu último trabalho foi o excelente livro auto biográfico "O Jazz e Outras Músicas" que acaba de sair e que serviu de suporte para esta homenagem, pois quando o fui entrevistar e comecei com perguntas ele disse-me, "não se preocupe, verá que todas as respostas às suas perguntas estão aí nesse livro". Foi realmente com ele que vos resumi toda a sua história. Quem o quiser comprar entrem em contacto com a JORSOM PUBLICAÇÕES. Vem acompanhado de um DVD. O último vídeo que apresento foi uma homenagem em 2012 na SPA ao Maestro Pedro Osório que nos deixou em 2012 dirigida por Jorge Costa Pinto.
O seu último trabalho foi o excelente livro auto biográfico "O Jazz e Outras Músicas" que acaba de sair e que serviu de suporte para esta homenagem, pois quando o fui entrevistar e comecei com perguntas ele disse-me, "não se preocupe, verá que todas as respostas às suas perguntas estão aí nesse livro". Foi realmente com ele que vos resumi toda a sua história. Quem o quiser comprar entrem em contacto com a JORSOM PUBLICAÇÕES. Vem acompanhado de um DVD. O último vídeo que apresento foi uma homenagem em 2012 na SPA ao Maestro Pedro Osório que nos deixou em 2012 dirigida por Jorge Costa Pinto.
Petula Sally Olwen Clark nasceu a 15 de Novembro de 1932 em Surrey, Inglaterra. Sua mãe Doris, gaulesa, era soprano e desde criança a ensinou. Assim já em criança Petula cantava em festas e chegou a ter um programa na Rádio, Pet's Parlour onde com 11 anos cantava canções patrióticas de incentivo às tropas britânicas na II Guerra Mundial. Cantava junto com artistas como Julie Andrews e Anthony Newley. Em 1944 entrou no filme "A Medal For The General". Nos anos 50 entrou em mais de 20 filmes. O seu primeiro êxito na canção foi "The Little Shoemaker" em 1954. Em 1960, "Sailor" reforça o seu êxito e "Romeu" em 61 vende mais de um milhão de discos. Embora tivesse um forte relacionamento com Mr. Piano (Joe Henderson) desde 55, este decide terminar em 61 receando no futuro ficar para segundo plano devido à fama que ela estava obtendo. Petula foi convidada para o Olympia em 1957. O presidente da Vogue Disques, Leon Cabat convida-a para gravar e trabalhar em França. Na editora Vogue conhece o publicitário Claude Wolff por quem se apaixona, aceitando de imediato trabalhar em França. Em 1960 faz uma grande digressão por Bélgica e França com Sacha Distel (OP nº 80) de quem se torna grande amiga até à sua morte em 2004. Começa a gravar em alemão, francês, italiano e espanhol.
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Em Junho de 1961 casa com Wolff. Mas no reino Unido o seu êxito continua. "Sailor" sobe a 1º no Top e mais tarde "Romeo" vende um milhão de cópias e dá-lhe o 1º disco de ouro. Em 1962 é a primeira mulher a gravar um disco de Twist com a versão francesa de "Ya Ya" do americano Lee Dorsey e lança "Ya Ya Twist" com sucesso. segue-se "Chariot" a versão francesa de "I Will Follow Him". Grava-a em alemão, italiano e também inglês entrando em todos os Tops. depois grava uma série de canções de Serge Gainbourg (OP nº 55). Faz uma digressão com Jacques Brel e este oferece-lhe uma canção, "Un Enfant". Foi uma das muito poucas pessoas a quem Brel ofereceu canções. Também Serge Gainsbourg (OP nº 55) escreveu várias canções em francês para Petula em 65/66 como "O O Sheriff", "Les Incorruptibles" e "Le Gadoue", depois também cantada por Jane Birkin (OP nº 56). Petula depois compôs "La Chanson de Gainsbourg" como homenagem na festa do 20º aniversário da sua morte (2011).
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A sua explosão mundial dá-se em 1964 quando grava "Downtown". Tony Hatch já conhecia Petula e fez uma série de canções que achava que se adaptavam a ela. Voou para Paris e foi a sua casa tocá-las ao piano. Petula não gostou de nenhuma, então ele mostrou-lhe uma que estava a fazer para os Drifters mas incompleta. Petula apaixonou-se pela canção e disse-lhe que se ele escrevesse uns versos tão lindos como a música que ela gravava. baseado na sua visita a Nova York, Hatch escreveu "Downtown". Petula gravou a canção em 4 línguas. O boom foi de tal ordem que ninguém imaginava. Chegou a 1º lugar quase em todos os Países. Joe Smith da Warner Bros visitava Inglaterra e ao ouvi-la adquire os direito para a lançar nos Estados Unidos. Atinge o 1º da Billboard e vende mais de 3 milhões. Os 15 singles seguintes acabam todos no Top 40, "I Know a Place", "My Love" (1º), "I Couldn't Live Without Your Love", "This Is My Song" (de Chaplin), "Don´t Sleep in The Subway", e muitos outros. Em 64 recebe o Grammy de melhor canção R&R do ano. Em 65 a de melhor interpretação por "I Know a Place" e em 2004 "Downtown" é colocada no Grammy Hall of Fame. Na segunda metade da década de 60 ela desmultiplica-se em entrevistas por todos os grandes shows americanos como Ed Sullivan, Dean Martin, Hullabalou e outros. Faz um dueto com Harry Belafonte com uma canção de sua autoria "On The Path Of Glory", uma canção anti guerra e anti racista. Petula dá o braço a Harry enquanto canta. A antena pede para para cantarem separados e ela recusa bem como o produtor, o seu marido que destrói todos os takes e lhe dá só aquele. A canção acabará por ir para o ar 4 dias a morte de Luther King e recebe uma nomeação para um Emmy. No final dos anos 60 Petula andou por todas as granes casas de espectáculos dos Estados Unidos, sempre com casas esgotadas. Clark trouxe Michel Colombier para os States para ser seu director musical. este acabou escrevendo com Prince Purple Rain e escreveu o musical "Wings". Fez ainda parte dos coros para a canção de John Lennon pelos Plastic Ono Band "Give Peace a Chance". Conheceu Elvis em Las Vegas junto com Karen Carpenter e diz que ele tentou um flirt com as duas.
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Em 1970 lança "Kiss Me. Goodbye" e "Melody Man", razão porque estava na Onda. Mantinha a fama desde os anos 50. Em 71 sai "The Song Of My Life" e em 72 "I Don't Know How To Love Him" e "The Wedding Song" e em 74 "Loving Arms". No Canadá o êxito foi "Je Voudrais Qu'il Soit Malhereux". nestes primeiros anos da década andou fazendo digressões pela Europa e estados Unidos e ia facturando dezenas de spots publicitários que faia para muitas empresas. Porém decide parar a sua carreira para cuidar dos seus três filhos. Só a 31 de dezembro de 1976 vai cantar "Downtown" no Jubileu de Prata da rainha Elisabeth II. De 1972 a 74 também tinha tido um programa de TV, "The Sound of Petula". Em 1980 entra naquele que vai ser o seu último filme "Never Never Land". Desde 1944, Petula participou com actriz em quase 30 filmes. Petula também já não fazia teatro desde 1954 e aceita fazer de Maria Von Trapp na peça "The Sound Of Music" no West End Theatre em Londres. Os 6 meses previstos acabam por ser 13 meses. A verdadeira Maria Von Trapp acaba por dizer que ela tinha sido a actriz que mais fielmente a representara e Petula acaba ganhando o prémio Laurence Olivier como a melhor actriz de um musical. Depois faz um pequeno papel na peça "Candida" de Bernard Shaw. Em 1983 faz a sua estreia da Broadway na peça "Blood Brothers" depois no Music Box Theatre entra na peça de Andrew Lloyd Weber "Sunset Boulevard". Em 1989 e 90 faz "Someone Like You" uma peça musical com letras de Fay weldon e músicas suas. "Sunset Boulevard" andou em digressão pelos Estados Unidos e Europa entre 1995 e 2000. Em 2004 voltou a representar Norma Desmond na Opera House em Cork na Irlanda. Teve mais de 2500 representações e foi vista na BBC. Em finais de 88 sai um remix de "Downtown" que volta ao Top 10 da BBC em Dembro de 88. A última tinha sido em 1972. Em 92 lançou "Oxygen". Em 1998 recebe a distinção de Commander Of The Order of The British Empire entrega pela rainha Isabel II.
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Já no século XXI começa por fazer uma apresentação escrita por ela onde apresenta uma história de sua vida. Em 2002 faz digressões pelo Reino Unido. Em 2003 apresenta-se no Olympia. Em 2004 faz digressão pela Austrália e Nova Zelândia. Depois nos Estados Unidos onde participa num tributo a Peggy Lee no Holliwood Bow. Em 2005 está em Branson no Moon River Theatre de Andy Williams. Em Novembro 2006 foi a estrela dum programa da TV britânica "Petula Clark: Blue Lady" . Fez duetos com Dean Martin, Dusty springfield, Peggy Lee, Everly Brothers, Bobby darin e outros. Faz novamente Tours pelos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelãndia, Canadá e Reino Unido. Em 2008 esteve no Montreux Jazz Festival cantando com Paolo Nutini "Goin'To Chicago Blues" na comemoração dos 75 anos de Quincy Jones.
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Em 2010 ela é a Presidente do Hastings Musical Festival em Inglaterra. Depois vai fazer uma digressão pela Austrália, Nova Zelândia e Quebec sempre com espectáculos esgotados. Volta a Paris e lança um triplo álbum "Une Baladine" com 10 originais e o álbum de estúdio "SOS MOzart" que inclui composições de Gilbert Bécaud (OP nº 36). Em 2011 aos 78 anos actuou no Casino de Paris por 90 minutos e incluiu 5 novas canções que escreveu com seu amigo Charles Aznavour. Ainda em Dezembro 2011 o grupo irlandês Saw Doctors lançam "Downtown" com a participação de Petula Clark e atingem o 2º lugar no Hit irlandês. Em Fevereiro de 2012 Petula dá um concerto em Nova York (o 1º depois de 1975). O concerto teve de ser repetido dada a grande procura de bilhetes. Volta a Paris para gravar um novo álbum e segue de seguida em digressão para a Austrália. Em 2013 grava o álbum "Lost In You". Em 2015 volta a Nova York para a peça "Downtown". Em 2016 lança o álbum "From Now On" e faz uma digressão no Reino Unido. Em 2017 lança o álbum "Living For Today" e faz a sua primeira digressão aos Estados Unidos em cinco décadas. Em 2018 grava um álbum em francês para o Canadá, "Vu D'Ici". Em Março de 2019 volta ao palco do West End em Londres (20 anos depois) para fazer de Mulher pássaro em "Mary Poppins". Em Março de 2020 a United Music Foundation lançou um DVD com o concerto de 14 de Fevereiro de 1974 a que chamou "A Valentine Day at The Royal Albert Hall. Petula Clark vendeu mais de 70 milhões de discos, entrou em mais de 30 filmes, gravou mais de 60 singles em inglês, 20 em francês, 12 em alemão, 7 em italiano e 4 em espanhol.
Petula nas últimas cinco décadas passou parte do seu tempo na sua casa em Genebra na Suíça e desde 2012 passa lá a maior parte do seu tempo. Tem também uma casa nos Alpes franceses onde ia muitas vezes para esquiar e uma pequena casa no bairro Chelsea em Londres. Ganhou 2 Grammy e muitos outros prémios. Petula acabou de comemorar o seu octogésimo sétimo aniversário.
Petula nas últimas cinco décadas passou parte do seu tempo na sua casa em Genebra na Suíça e desde 2012 passa lá a maior parte do seu tempo. Tem também uma casa nos Alpes franceses onde ia muitas vezes para esquiar e uma pequena casa no bairro Chelsea em Londres. Ganhou 2 Grammy e muitos outros prémios. Petula acabou de comemorar o seu octogésimo sétimo aniversário.
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Os Music Corporation formam-se no final de 1969 após o final dos Sounds Of Brass (OP nº 87) mas só em 1970 começam a apresentar-se. O grupo era formado por Nol Klinkhamer nas teclas, Coetie Schramm no trompete, e pelos os ex Sounds of Brass Mike Faure no sax, Paddy Powell na guitarra, Lofty Schultz no sax, Nippy Cripwell no baixo e Manny Francisco na bateria. O grupo começa por ser apenas musical. Stevie Van Kerken só se junta ao grupo em 70 como vocalista. Porém mesmo ainda em 70 Alain Goldswain, Eric Norgate e Sean Bergin (sax e flauta) substituem Klinkhammer, Schramm e Faure respectivamente. Em 70 lançam o single "The Hollow of Your Hand". Mais tarde Aiden "Dooley" Mason e John E. Sharpe entram para o lugar de Powell e Cripwell enquanto Kevin Kruger substitui Francisco.
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Paddy Powell e Manny Francisco saíram para irem para os Estados Unidos. Um dos vocalistas do ex Sound of Brass, Denny Loren também foi. Em 1971 sai o álbum "Are You Ready". Também em 71 saíu a compilação da CBS "Music Of Our Time" que trazia uma das canções do álbum, "Get It". Em 72 / 73 Arthur Stead entrou para as teclas e Malcolm Watson para a guitarra. Nippy Cripwell voltou para o baixo. Em 1973 o grupo termina e parte deles vai formar os Backtrax em 1977. São eles Lofty, Eric Kevin, Nippy e Malcolm. A estes juntaram-se Glyn Storm (teclas), Geote Goode (voz) e John Weddepohl (voz). Os Backtrax foram a banda suporte dos Exile e de Cliff Richard 2quando voltou à África do Sul. Muitos dos membros do grupo estiveram sempre envolvidos em sessões de estúdio com outros artistas. Todos os membros desde os Sound of Brass, Music Corporation e Backtrax fazem parte do histórico do Rock & Roll da África do Sul dos anos 60. Este supergrupo acabou em 1982. Apenas lançaram em 81 o single "Wake Up Too Late".
Juliette Gréco nasceu a 7 de fevereiro de 1927 em Montpellier. Seu pai era Corso e polícia na Côte d'Azur. Juliette e sua irmã Charlotte vivem com os avós maternos. A sua infância e escolaridade é numa escola religiosa austera. Em 1936 os avós decidem que já não têm idade para continuar a educação das raparigas e a mãe leva-as para Paris. Em 1939 Juliette está na École de L'Opera de Paris para seguir a carreira de bailarina. Com o início da guerra a família vai refugiar-se em Périgord na bonita propriedade La Marcaudie. Juliette (a mãe) era membro da resistência Francesa com o grau de capitã. Foi presa a 9 de setembro de 1943 e a sua filha mais velha Charlotte também. Depois são deportadas.
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Juliette fica presa em Fresnes até à libertação de Paris. Depois de ser libertada caminha 12 quilómetros para chegar a Paris e ir à Gestapo buscar os seus pertences. Helene Duc outrora sua professora e amiga da mãe toma conta dela. Em 1945 após a libertação a Armada Vermelha liberta a mãe e a irmã. Mudam-se para Saint German des Prés. A mãe no entanto decide mudar de rumo e deixa-as seguindo para a Indochina. Juliette tem agora 18 anos e torna-se fã da vila boémia agora em moda para os intelectuais franceses. Continuou a ter aulas de dança. Estreia-se na peça "Victor ou Les Enfant au Pouvoire" em Novembro de 1946. Na rádio diz poemas e Jean Paule Sartre, seu amigo, instala-a no Hotel La Louisiane e diz que Gréco tem milhões de poemas na voz. É amiga de poetas, escritores e músicos como Sartre, Albert Camus, Jacques Prévert e Boris Vian que a consideram como a musa do existencialismo. Entrega-se à cultura política e filosófica e à boémia. Acaba tendo um papel no filme "Orphée" de J. Cocteau.
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Em 1947 começa a cantar no cabaret parisiense La Bouef Sur Le Toite. O seu primeiro êxito foi "Si Tu T'Imagines" um poema de Sartre musicado por Prévert. O seu primeiro álbum só surge em 1952, "Juliette Gréco Chantes Ses Derniers Succès". Em 1949 encontra-se com Miles Davis quando cantava no bar e é amor à primeira vista. Vive com ele em Paris. Miles diz-lhe que têm de separar-se por vários motivos. As suas carreiras são em Continentes diferentes. Não a pode levar para os Estados Unidos, um País racista onde os negros não podem viver com brancos e têm restaurantes, transportes, casas de banho e hóteis diferentes. Miles confessa a Sartre que a amava demais para a tornar infeliz. Ficaram amigos e amantes até ao fim da vida de Miles em 1991. Quando foi ao Estados Unidos em 1980 (agora já um País livre) foi com ele que esteve. No negócio de amantes Gréco foi sempre uma mulher dona de si e viveu com quem quis. Em 1950 vai pela primeira vez ao Brasil. Em 1953 ela casou com Philippe Lemaire e teve uma filha, Laurence Marie. Divorciou-se em 1956. Em 1958 vai as Estados Unidos para fazer uns filmes e acaba tendo um relacionamento com o realizador Darryl Zanuck.
É-lhe oferecido um contrato de 7 anos para filmar em Hollywood, mas recusa e volta a França. Ainda em 1959 é convidada para ir cantar à Alemanha. Começou por recusar. Não queria cantar no País que tinha sido responsável pelos traumatismos de sua família. Após muitas insistências e explicações lá acabou por aceitar. A sua primeira actuação foi feita banhada em lágrimas pois só se lembrava dos maus tempos que sua mãe e irmã haviam passado em Ravensbruck. Obteve grande êxito e passou a cantar várias vezes em Berlim e canções de Marlene Dietrich. Chegou mesmo a gravar um álbum em alemão em 2005, "Abendlieb". Em 1960 faz a sua terceira rinoplastia (as outras foram em 1953 e 56).
É-lhe oferecido um contrato de 7 anos para filmar em Hollywood, mas recusa e volta a França. Ainda em 1959 é convidada para ir cantar à Alemanha. Começou por recusar. Não queria cantar no País que tinha sido responsável pelos traumatismos de sua família. Após muitas insistências e explicações lá acabou por aceitar. A sua primeira actuação foi feita banhada em lágrimas pois só se lembrava dos maus tempos que sua mãe e irmã haviam passado em Ravensbruck. Obteve grande êxito e passou a cantar várias vezes em Berlim e canções de Marlene Dietrich. Chegou mesmo a gravar um álbum em alemão em 2005, "Abendlieb". Em 1960 faz a sua terceira rinoplastia (as outras foram em 1953 e 56).
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No ínicio dos anos 60 conhece novos compositores que lhe vão conseguir grandes êxitos, como Serge Gainsbourg com "Javanaise" e Léo Ferré com "Jolie Môme". A sua fama vai crescendo e em 1965 atinge o topo com as séries de TV "Belphégor" e "Fantôme du Louvre". É neste período de triunfo que faz uma tentativa de suicídio por excesso de barbitúricos. É Françoise Sagan quem a encontra inerte na casa de banho e a leva ao hospital. Em 1966 reinicia a carreira e actua com George Brassens. Em 1967 casa-se com o actor francês Michel Piccoli (casamento que dura até 1977). Em 1967 grava "La Chanson Des Vieux Amants" do compositor Jacques Brel. É em 68 que no Théâtre de la Ville em Paris lança uma das suas mais famosas canções e que lhe veste a pele "Désabillez-moi" com grande sensualidade. É também em 68 que se torna num dos ídolos do movimento estudantil Maio 68. Marianne Faithfull virá mais tarde a dizer que Gréco foi um dos seus ídolos de juventude. Também Paul dos Beatles disse em 2007 que se inspirou nela quando escreveu "Michell".
Nos anos 70 e 80 continua a gravar e a fazer digressões quer pela Europa, Américas , Japão e a própria França. Em 1981 dá um espectáculo em santiago do Chile em que apenas canta todas as canções que o regime de Pinochet lhe havia proibido. No final tem um carro escoltado por militares que a levem directamente ao aeroporto. Em 1988 casa com o pianista Gérard Jouannest até à sua morte em 2018. Faz duetos e nos anos 90 as novas gerações começam a descobrir o seu trabalho e interessam-se por ela. Em 1999 o Presidente da República Francesa condecora-a com a medalha oficial de Mérito Cultural.
Nos anos 70 e 80 continua a gravar e a fazer digressões quer pela Europa, Américas , Japão e a própria França. Em 1981 dá um espectáculo em santiago do Chile em que apenas canta todas as canções que o regime de Pinochet lhe havia proibido. No final tem um carro escoltado por militares que a levem directamente ao aeroporto. Em 1988 casa com o pianista Gérard Jouannest até à sua morte em 2018. Faz duetos e nos anos 90 as novas gerações começam a descobrir o seu trabalho e interessam-se por ela. Em 1999 o Presidente da República Francesa condecora-a com a medalha oficial de Mérito Cultural.
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Em 2001 vem pela primeira vez a Portugal. Continua fazendo digressões pela Europa e Japão. Ainda em 2001 tem um problema de saúde enquanto dá um espectáculo em Montpellier. Em 2004 lança o álbum "Aimez vous les Uns les Autres" e dá um grande espectáculo no Olympia 50 anos depois do seu primeiro na famosa casa. Em 2006 sai o seu álbum "Temp de une Chanson" em que canta canções de outros mas das quais sempre gostou. Em 2007 é homenageada no Vitoria de la Musique. Em 2008 volta a Portugal novamente ao Coliseu no Porto e ao CCB em Lisboa. Em 2012 é condecorada com a legião de honra francesa. Em 2013 vem a Portugal ao lançamento de uma coleção de discos da canção francesa. Sai também o seu último álbum "Juliette Gréco Chante Brel". É em 2013 que faz o sua última digressão, tem 87 anos e quer ainda sair em grande. Dizia que a vida sem palco e canções para ela não era vida. Em 2016 morre a sua filha, vítima de cancro, tinha 62 anos. Esta perda abala-a e é vítima de um AVC. Em 2018 morre o seu marido e pianista George Jouannest. Em 23 de setembro de 2020 outro AVC tira-lhe a vida. Tinha 93 anos.
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Já nos anos 60 se multiplicavam os filmes de artistas da canção como forma de multiplicar dividendos para as grandes companhias, estas sabendo que mesmo sendo maus e de baixos custos teriam êxito garantido. No final dos anos 50 Elvis era o rei da canção no cinema, Espanha lançava Joselito e Marisol, Cliff Richard e os Shadows lançavam o Reino Unido, depois veio o grande boom com os Beatles. Também os Rolling Stones. Em Itália os filmes de Gianni Morandi e Rita Pavone, em França Johnny Haliday era o rei e até em Portugal apareciam filmes como a "Canção da Saudade" em que entrava o rei do Rock português, Victor Gomes e os Gatos Negros. Também apareciam os filmes com António Calvário, Madalena Iglésias e Tony de Matos. Amália Rodrigues, essa já fazia filmes desde os anos 50. No entanto a partir do Festival de Monterey no Canadá, o 1º a ser gravado, logo a Ilha de Wight e o famoso Woodstock vieram despoletar uma nova corrente. Como tudo são modas que acabam por passar, passou a assistir-se à introdução de velhos êxitos em filmes mais recentes de grandes realizadores. A música continua a ser uma das componentes mais importantes na sétima arte. Aproveitamos a passagem dos 40 anos da morte de John Lennon para também lhe prestarmos uma homenagem apresentando dois "trailers" de filmes dos Beatles.
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Spencer David Nelson Davis nasceu em Swansca no País de Gales a 17 de Julho de 1939. Aos 6 anos começou a aprender harmónica e acordeão. Aos 16 anos mudou-se para Londres para trabalhar nos correios. Voltou depois à sua escola para estudar línguas onde era muito bom. Em 1959 terminou o curso e em 1960 foi para Birmingham como leitor de alemão na Universidade. As suas influências musicais eram o Jazz e os Blues. Buddy Holy, Alexis Korner, Big Bill Broonzi e outros. Aos 16 anos ele já tocava viola e os R&B. Em Birmingham depois da Universidade ele actuava nos bares. Chamavam-lhe "O Professor". Fez o grupo Saints com Bill Perks (depois mais conhecido por Bill Wyman). Também em Birmingham fez um duo com Christine Perfect (futura Fleetwood Mac). Em 1963 foi ao Golden Eagle ouvir os Muffy Wood Jazz Band. Consegue convencer o irmão Wood a formar um grupo com ele. Assim aparece o Spencer Davis Group, com David na viola, Muff Wood no baixo, Steve Winwood nas teclas e Pete York na bateria. Começam com covers no ano 66. O 1º single "Keep On Running" atira-os logo para o topo do Hit britânico
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O 1º single em 1965, "Dimples" um cover de John Lee Hooker não tem grande sucesso mas o segundo single "Keep On Running" bate tudo e chega a 1º lugar no Hit da BBC. Estamos em 1966. Em 65 tinham gravado um álbum e em 66 gravam outro. Ainda nesse ano sai "Somebody Help Me" que é também grande sucesso. Estas canções não foram divulgadas nos Estados Unidos. Em 1967 sai "Gimme Gimme Some Lovin'" e "I'M A Man" que têm também grande sucesso. Estas sim já são divulgadas nos Estados Unidos e ganham adeptos. Porém em 1967 Steve Winwood decide sair para formar os Traffic com Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason.
Mas apesar de não terem feito sucesso nos Estados Unidos conseguiram na Alemanha com um medley "Det war in Schoneberg, in Monat Mai" e "Madel Ruck Ruck Ruck an Mein Grune Seite". A primeira é baseada numa Opereta de Berlim de 1913 e a segunda um tradicional Swabien, uma região da Alemanha. Steve era formado em línguas e havia estudado na Alemanha. O grupo grava mais dois álbuns, agora com Eddie Hardin nas teclas, e desfaz-se em 1969.
Mas apesar de não terem feito sucesso nos Estados Unidos conseguiram na Alemanha com um medley "Det war in Schoneberg, in Monat Mai" e "Madel Ruck Ruck Ruck an Mein Grune Seite". A primeira é baseada numa Opereta de Berlim de 1913 e a segunda um tradicional Swabien, uma região da Alemanha. Steve era formado em línguas e havia estudado na Alemanha. O grupo grava mais dois álbuns, agora com Eddie Hardin nas teclas, e desfaz-se em 1969.
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Em 1969 muda-se para a Califórnia e grava um álbum acústico com Peter Jameson em 1971.
Depois grava a solo "Mouse Trap". Em 1973 volta ao Reino Unido e volta a formar o Spencer Davis Group. Davis é também delegado executivo da Island Records e acaba trabalhando com Bob Marley, Robert Palmer e promove a carreira a solo e Steve Winwood.
Em 1993 forma o super grupo Class Rock All Stars. Em 1995 sai e forma os World Classic Rockers com o baixista dos Eagles Randy Meisner, o vocalista dos Toto, Bobby Kimball e o guitarrista Denny Laine (ex Moody Blues e Wings). Como dominava bem o alemão tocou e cantou muitas vezes em Berlim. Ele assistiu à construção do muro quando lá estudava e foi com seu filho 30 anos depois, assistir à sua destruição. Steve vivia numa ilha do Pacífico, Catalina, na cidade de Avalon ao sul da Califórnia. Faleceu de pneumonia aos 81 anos num hospital de Los Angeles a 19 de Outubro.
Depois grava a solo "Mouse Trap". Em 1973 volta ao Reino Unido e volta a formar o Spencer Davis Group. Davis é também delegado executivo da Island Records e acaba trabalhando com Bob Marley, Robert Palmer e promove a carreira a solo e Steve Winwood.
Em 1993 forma o super grupo Class Rock All Stars. Em 1995 sai e forma os World Classic Rockers com o baixista dos Eagles Randy Meisner, o vocalista dos Toto, Bobby Kimball e o guitarrista Denny Laine (ex Moody Blues e Wings). Como dominava bem o alemão tocou e cantou muitas vezes em Berlim. Ele assistiu à construção do muro quando lá estudava e foi com seu filho 30 anos depois, assistir à sua destruição. Steve vivia numa ilha do Pacífico, Catalina, na cidade de Avalon ao sul da Califórnia. Faleceu de pneumonia aos 81 anos num hospital de Los Angeles a 19 de Outubro.
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Eduardo Quintela de Mendonça nasceu em Portugal em 1955 e faleceu em sua casa no Estoril a 16 de Outubro de 2020. Mas quem foi Eddy Quintela? Um músico português, compositor e teclista que cedo emigrou para os Estados Unidos e Reino Unido.
Em Portugal colaborou com Fernando Cunha dos Delfins, no disco a solo do guitarrista Luís Firmino (ex. Ananga-Ranga e Guitarras do Rock), tocou nos discos de Adelaide Ferreira em 1981 "Bichos" e "Baby Suicida" com Os Preço Fixo. Também compôs a música do poema "Voar" de Paulo de Carvalho para o seu álbum "Cabra Cega" . Mas os seus grandes êxitos a nível mundial vêm do conjunto inglês Fleetwood Mac. Eddy começou a colaborar com Chistine McVie (ex Anne Christine Perfect, nascida em 1943). Chirstine casara com o lider do grupo John McVie em 1969 e já estava separada em 1976. Conheceram-se em 1984 quando Eddy tocou no álbum a solo de Chistine a canção tema do álbum "The Smile I Live For". Casa com ela em 86 e juntos compõem o êxito "Little Lies" do álbum "Tango in the Night" dos Fleetwood de 1987. É a terceira canção do álbum que depois sai em single.
Em Portugal colaborou com Fernando Cunha dos Delfins, no disco a solo do guitarrista Luís Firmino (ex. Ananga-Ranga e Guitarras do Rock), tocou nos discos de Adelaide Ferreira em 1981 "Bichos" e "Baby Suicida" com Os Preço Fixo. Também compôs a música do poema "Voar" de Paulo de Carvalho para o seu álbum "Cabra Cega" . Mas os seus grandes êxitos a nível mundial vêm do conjunto inglês Fleetwood Mac. Eddy começou a colaborar com Chistine McVie (ex Anne Christine Perfect, nascida em 1943). Chirstine casara com o lider do grupo John McVie em 1969 e já estava separada em 1976. Conheceram-se em 1984 quando Eddy tocou no álbum a solo de Chistine a canção tema do álbum "The Smile I Live For". Casa com ela em 86 e juntos compõem o êxito "Little Lies" do álbum "Tango in the Night" dos Fleetwood de 1987. É a terceira canção do álbum que depois sai em single.
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Também escreveu "Skies The Limit" do álbum "Behind The Mask" de 1990 e "Nights In Estoril" (quando aí ficava com a mulher), "I Do", "Sooner or Later" e "All Over Again" todas do álbum "Time" de 1995. "Temporary One" do álbum "The Dance" de 1997 foi a última que compôs para o grupo. Esteve casado com Chistine quase 20 anos e divorciaram-se em 2003, mas ainda lhe compôs a canção "Easy Come, Easy Go" para o seu álbum de 2004 "In The Meantime". Em 2010 regressa a Portugal e à sua casa no Estoril. Estava a compor uma Ópera Rock sobre John Kennedy que estava quase terminada quando a morte o veio buscar. Por estranha coincidência no mesmo dia da sua morte em Inglaterra era anunciado que o single "Little Lies" de que era compositor junto com Chistine McVie atingira em vendas o título de Disco de Platina.
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Edward Lodewijk Van Halen nasceu a 26 de Janeiro de 1945 em Nimegue, Amesterdão, Holanda. Junto com seu irmão Alex fundou os Van Halen Band. Eddie Van Halen tornou-se um dos maiores guitarristas do mundo. A sua batalha contra o cancro na garganta durou anos com avanços e recuos. Faleceu a 6 de Outubro de 2020.
Em 1972 Eddie, Alex (bateria), Michael Anthony (baixo) e David Lee Roth (voz) são os Van Halen Band.
Seu pai, Jan Van Halen era saxofonista e pianista e sua mãe Eugenia (nasceu na India oriental holandesa, na ilha de Java. Só em 1949 a hoje Indonésia ganha a independência). Em 1962 a família vai para Pasadena nos Estados Unidos. Eddie e seu irmão mais velho tomam a nacionalidade americana. Mudam-se para San Pedro também na Califórnia e a mãe obriga-os a estudar piano. Ele não queria e decorava as músicas não lendo a pauta. De 1964 a 67 ele consegue o 1º lugar num concurso de piano para Bach e Mozart no Long Beach City College. Os juízes diziam que ele tinha uma forma própria de abordar a pauta (não sabiam que ele nem a lia).
Em 1972 Eddie, Alex (bateria), Michael Anthony (baixo) e David Lee Roth (voz) são os Van Halen Band.
Seu pai, Jan Van Halen era saxofonista e pianista e sua mãe Eugenia (nasceu na India oriental holandesa, na ilha de Java. Só em 1949 a hoje Indonésia ganha a independência). Em 1962 a família vai para Pasadena nos Estados Unidos. Eddie e seu irmão mais velho tomam a nacionalidade americana. Mudam-se para San Pedro também na Califórnia e a mãe obriga-os a estudar piano. Ele não queria e decorava as músicas não lendo a pauta. De 1964 a 67 ele consegue o 1º lugar num concurso de piano para Bach e Mozart no Long Beach City College. Os juízes diziam que ele tinha uma forma própria de abordar a pauta (não sabiam que ele nem a lia).
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Em 1964 forma a sua primeira banda com os colegas de escola, The Broken Combos. Alex tocava guitarra e Eddie bateria mas Alex gostava mais de bateria. Um dia deu um show numa festa de escola tocando a música dos Surfaris, "Wipe Out" e Eddie reconheceu que ele era melhor na bateria. Eddie passou para a viola e pouco tempo depois já era muito melhor que o irmão. São chamados para muitas festas e mudam o nome para The Trajan Rubber Company.
Em 1972 mudam o nome para Genesis. Eddie á também o vocalista e Mark Stone o baixo. Têm conhecimento de David Lee Roth que cantava a solo e convidam-no para ser a voz do grupo. Em 74 sai Stone e entra Michael Anthony. Descobrem também que já existe uma banda com o nome Genesis com grande prestígio no Reino Unido e mudam o nome para The Mammoth.
Em 1972 mudam o nome para Genesis. Eddie á também o vocalista e Mark Stone o baixo. Têm conhecimento de David Lee Roth que cantava a solo e convidam-no para ser a voz do grupo. Em 74 sai Stone e entra Michael Anthony. Descobrem também que já existe uma banda com o nome Genesis com grande prestígio no Reino Unido e mudam o nome para The Mammoth.
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Mas é ainda em 74 que mudam o nome para Van Halen Band. Roth dizia que agora o nome tinha poder, como por exemplo os Santana. Tocam em festas importantes em San Pedro (Califórnia) e em 75 chegam a Pasadena e Hollywood. Tocam nas festas de finalistas e a popularidade vai crescendo.
Em 76 tocam no Gazzarri's em Sunset Strip (onde os Doors já tinham tocado). Rodney Binferheimer viu-os, levou lá Gene Simmons dos Kiss para os ver, mas daí nada resultou. No Verão de 77 Mo Ostin e Ted Templement da Warner Bros Records viu-os no Starwood de Holliwood e ofereceu-lhes um contrato.
O primeiro álbum foi gravado na Sunset Sound Records Studio em Setembro e Outubro de 77. O álbum "Van Halen" sai em 78 e atinge a 19º na Billboard. "Runnin' With The Devil" e "Eruption" faziam parte da lista. Van Halen faz um solo diferente com dedilhado e batida diferente de tudo. Durante o ano fizeram uma digressão como primeira parte dos Black Sabbath. Em 78 voltam a estúdio para gravarem "Van Halen II" que sai em 79 e lhes dá o 1º Hit single, "Dance The Night Away". Passam o ano em concertos e em 80 sai o álbum "Women and Children First". Em 81 quando gravam o álbum "Fair Warning" surgem desentendimentos porque Eddie queria canções mais complexas e Roth mais pop ao seu estilo. Gravam em 82 o álbum "Diver Down". Em 83 Eddie cria o seu próprio estúdio, "5150 Studio" (o nº que a polícia usava para os presos por insanidade. É também em 83 que colabora com Michael Jackson na canção do seu álbum "Thriller", "Beat It" e altera completamente o solo da canção. Todos ficam com receio que Michael se chateie, mas ele fica encantado. Em 84 gravam o álbum "1984" que teve grande sucesso comercial alcançando o 2º lugar na Billboard 200 ( nunca chegou a 1º porque "Thriller" não deixou, mas ele lá estava em "Beat It") e num ano conseguiu 5 discos de platina. O single "Jump" atingiu o topo do Hit e ainda foi 2º na Austrália e 7º no Reino Unido.
Em 76 tocam no Gazzarri's em Sunset Strip (onde os Doors já tinham tocado). Rodney Binferheimer viu-os, levou lá Gene Simmons dos Kiss para os ver, mas daí nada resultou. No Verão de 77 Mo Ostin e Ted Templement da Warner Bros Records viu-os no Starwood de Holliwood e ofereceu-lhes um contrato.
O primeiro álbum foi gravado na Sunset Sound Records Studio em Setembro e Outubro de 77. O álbum "Van Halen" sai em 78 e atinge a 19º na Billboard. "Runnin' With The Devil" e "Eruption" faziam parte da lista. Van Halen faz um solo diferente com dedilhado e batida diferente de tudo. Durante o ano fizeram uma digressão como primeira parte dos Black Sabbath. Em 78 voltam a estúdio para gravarem "Van Halen II" que sai em 79 e lhes dá o 1º Hit single, "Dance The Night Away". Passam o ano em concertos e em 80 sai o álbum "Women and Children First". Em 81 quando gravam o álbum "Fair Warning" surgem desentendimentos porque Eddie queria canções mais complexas e Roth mais pop ao seu estilo. Gravam em 82 o álbum "Diver Down". Em 83 Eddie cria o seu próprio estúdio, "5150 Studio" (o nº que a polícia usava para os presos por insanidade. É também em 83 que colabora com Michael Jackson na canção do seu álbum "Thriller", "Beat It" e altera completamente o solo da canção. Todos ficam com receio que Michael se chateie, mas ele fica encantado. Em 84 gravam o álbum "1984" que teve grande sucesso comercial alcançando o 2º lugar na Billboard 200 ( nunca chegou a 1º porque "Thriller" não deixou, mas ele lá estava em "Beat It") e num ano conseguiu 5 discos de platina. O single "Jump" atingiu o topo do Hit e ainda foi 2º na Austrália e 7º no Reino Unido.
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Roth quer seguir uma carreira a solo e durante a digressão de "1984" decide sair. Claro que os desentendimentos com Eddie foram a causa principal. Eddie convida Patty Smith dos Scandal mas este recusou. Então através do mecânico do seu Ferrari conhece Sammy Hagar que tinha uma boa carrera a solo e tinha formado os Montrose nos anos 70. Mo Ostin agora presidente da Warner foi ouvi-los ao Studio 5150. Hagar pediu para tocarem "Why Can't This Be Love" com Eddie nas teclas. Ostin ficou siderado e em 86 gravam "5150", álbum que vai atingir o 1º lugar na Billboard 200. É aqui que mudam o logo para VH dentro de um círculo. Fazem o Tour "5150". hagar foi uma mais valia para o grupo que vê os 4 álbuns seguintes atingirem o topo dos Hits. Houve várias nomeações para Grammy e em 1992 vencem o Grammy para o melhor grupo de Hard Rock pelo seu álbum "For Unlawful Carnal Knowledge". A década de 90 é de sucessos e acompanham Bon Jovi na sua digressão pela Europa, "European Summer Stadium Tour". Porém em 96 durante a gravação de "Humans Being", canções para o filme "Twister", Hagar desentende-se com Eddie e Alex e sai.
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"Tokyo Dome Live in ConcertoQuem o vai substituir é Gary Cherone ex Extreme (do grande guitarrista português Nuno Bettencourt, muito conhecido pela canção " More Than Words"). Sai o álbum "Van Halen III". Gary esteve com os Van Halen até 99. Em 99 Eddie divorcia-se e depois é-lhe diagnosticado um cancro na língua. O grupo pára e Michael Anthony vai acompanhar Sammy Hagar. Eddie é operado. Em Abril de 2001 vem dizer que está curado. A banda só volta em 2004. Hagar volta para gravar 3 temas no novo álbum "The Best of Both Worlds". fazem uma digressão pelos Estados Unidos e depois voltam a separar-se.
Em 2006 o grupo volta com Wolfgang Halen filho de Eddie no baixo substituindo Anthony. Em 2007 o regresso de David Lee Roth leva o grupo a fazer uma digressão nos estados Unidos que se inicia em Setembro e só termina em março de 2008 após 74 shows. Foi aquela que mais dividendos deu, facturaram 93 milhões de dólares. Em 2012, 14 anos após o último álbum lançam "A Different Kind of Truth". O álbum teve boa crítica e foi até 2º na Billboard. Em 2012 iniciaram uma digressão pelos Estados Unidos, Canadá e Japão, mas em fim de Junho de 2013 foi interrompida porque Eddie tinha novamente de ser operado. Em Maio de 2015 lançam o álbum "Tokyo Dome Live in Concert", 1º álbum ao vivo de Roth e 2º do grupo. Foi gravado no Japão a 21 de Junho.
Em 2006 o grupo volta com Wolfgang Halen filho de Eddie no baixo substituindo Anthony. Em 2007 o regresso de David Lee Roth leva o grupo a fazer uma digressão nos estados Unidos que se inicia em Setembro e só termina em março de 2008 após 74 shows. Foi aquela que mais dividendos deu, facturaram 93 milhões de dólares. Em 2012, 14 anos após o último álbum lançam "A Different Kind of Truth". O álbum teve boa crítica e foi até 2º na Billboard. Em 2012 iniciaram uma digressão pelos Estados Unidos, Canadá e Japão, mas em fim de Junho de 2013 foi interrompida porque Eddie tinha novamente de ser operado. Em Maio de 2015 lançam o álbum "Tokyo Dome Live in Concert", 1º álbum ao vivo de Roth e 2º do grupo. Foi gravado no Japão a 21 de Junho.
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Em "2015 Eddie ainda anunciou que poderiam gravar mais um disco de estúdio e fazer uma digressão mas a saúde não o permitiu. Em 2019 lançaram uma caixa com CDs single da viagem pelo Japão. Em 6 de Outubro de 2020 o seu filho Wolfgang veio anunciar a morte do pai. O tumor teria inclusive atingido o cérebro. Aquele que foi considerado como o 8º melhor guitarrista do mundo pela Revista Rolling Stone e que estava no Hall of Fame desde 2007 deixava uma banda órfã e esvaziada. Seu filho veio em Novembro dizer que a banda terminara pois não fazia mais sentido sem seu pai. Dez dias depois de Eddie e também de cancro morreu o primeiro baixista da banda, Mark Stone.
Bobby Bloom nasceu a 15 de Janeiro de 1946 e faleceu muito novo, a 28 de Fevereiro de 1974. Foi precisamente o seu único êxito que o trouxe à Onda Pop em Outubro de 1970, "Montego Bay" que ele compôs com Jeff Barry.
Bobby nasceu em Brooklin, Nova York. No início dos anos 60 ele cantava como grupo The Imaginations que fazia música "doo-wop" (um tipo R&B com sons africanos e americanos). Em 1969 ele ganhou um concurso para fazer um Jingle para a Pepsi o que lhe abriu a possibilidade para lançar depois "Montego Bay" ( o nome de uma cidade na Jamaica). Como compositor trabalhou para a editora Kama Sutra/Buddah e co escreveu "Mony Mony" para Tommy James e com Jeff Barry, "Sunshine" para os Archies. Ainda com Jeff e Neil Goldberg escrevem para o álbum "Changes" dos Monkees e em 1971 o single "Do It In The Name Of Love". Como cantor gravou "Love Don't Let Me Down" e "Count On Me".
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Depois de "Montego Bay" que foi 3º no reino Unido, 8º nos Estados Unidos, 9º na Austrália, 5º na África do Sul e 5º no Canadá, o melhor que conseguiu em 1971 foi o 31º no Reino Unido com "Heavy Makes You Happy". Em 70 editou o álbum "The Bobby Bloom Album" e em 71 o álbum "Where Are We Going" sempre no género Pop /Calipso.
Em 1974 sofre uma grande depressão e ao limpar a sua arma disparou acidentalmente sobre ele provocando a sua morte. Tinha 26 anos. Tempos mais tarde Jeff Barry descobre que era o beneficiário de uma apólice de seguro que Bloom fizera.
"Montego Bay" aparece em 1997 no filme "The Ice Storm". A canção teve vários covers ao longo do tempo mas a de Jon Stevens atingiu o 1º lugar na Nova Zelândia.
Em 1974 sofre uma grande depressão e ao limpar a sua arma disparou acidentalmente sobre ele provocando a sua morte. Tinha 26 anos. Tempos mais tarde Jeff Barry descobre que era o beneficiário de uma apólice de seguro que Bloom fizera.
"Montego Bay" aparece em 1997 no filme "The Ice Storm". A canção teve vários covers ao longo do tempo mas a de Jon Stevens atingiu o 1º lugar na Nova Zelândia.
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Com o apoio da Fábrica de Cervejas Reunidas e por iniciativa de Carlos Diniz, o organizador, realizaram-se as Olimpíadas Musicais. Um concurso que reunia uma vintena de conjuntos de música moderna. Em quatro eliminatórias foram-se eliminando os conjuntos mais fracos. Ficaram 8 para duas semifinais e 4 para a final. A final decorreu no Cinema Nacional (Casa das Beiras) em Lourenço Marques. A Onda Pop fez sempre partes dos 3 elementos do Júri que na final foi constituído por nove, entre músicos, críticos, jornalistas e radialistas.
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OPUS 79 Formou-se em 1969 e tinha como membros Vasco Duque Fonseca na bateria, Joca Soares na viola solo, Juca Viana Rodrigues no baixo e Aurélio Le Bon na voz (ex Atlas). "Ensaiávamos na Casa do Minho, ali perto do Zambi" diz-nos o Vasco, e continua "fazíamos covers de Santana, Deep Purple, Beatles, Grand Funk Railroad e outros. Depois começamos a tocar nas tardes dançantes dos Velhos Colonos, nas verbenas da Escola Comercial e no Parque José Cabral. Mais tarde saiu o Joca Soares e entrou o Luís Fonseca, um dos melhores viola solo que eu conheci" continua o Vasquinho ( como era mais conhecido). "Entrou também o Leopoldo Silveira para o Trompete e o Dany como viola ritmo e flauta".
Aurélio Le Bon vinha dos Atlas e agora ganhava mais visibilidade com esta vitória. Embora não haja gravações nem fotos dos OPUS 79 uma das canções que cantava era o "Child in Time" dos Deep Purple (vídeo abaixo). Ele foi um dos elementos que entrou para a tropa em 71. Esteve na 5ª Companhia de Comandos. Aurélio nasceu na Manhiça e frequentou a Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque. Desde 1967 que era vocalista dos Atlas (foto ao lado). Depois do 25 de Abril ganhou protagonismo no 7 de Setembro de 1974 quando, fardado como alferes militar português enviado pelo Coronel Melo Egídio conseguiu com o apoio dos Comandos entrar no RCM dia 10 de Setembro para terminar com a irresponsável fantochada que os ultra conservadores portugueses tinham desencadeado por estarem revoltados com a assinatura do acordo de Lusaka de entrega do País à Frelimo. Foi o seu grito da senha "Galo Amanheceu" que fez parar a multidão que vinha dos subúrbios para entrar na cidade e gerar um banho de sangue como resposta à irresponsabilidade que se estava a criar. Em 2014 com o apoio de Benedito Machado, Aurélio lançou o livro "Mafalala" onde conta toda a história do que se passou entre o dia 7 de Setembro e o dia 10 quando no RCM gritou aos microfones a senha "Galo Amanheceu" que faria parar a multidão.
Depois da Independência de Moçambique esteve ligado às artes tendo conseguido levar a Maputo em 1989 Eric Clapton que encheu um estádio com o seu espectáculo (uma verdadeira lança em África, como se costumava dizer). Em 1983 organizou a Festa de Maio. Em 1986 o Maputo Jazz 86. Também esteve ligado à Federação Moçambicana de Atletismo e a muitos mais eventos culturais.
John Lester Nash Jr. nasceu a 19 de Agosto de 1940 em Houston, Texas, Estados Unidos. Aos 8 anos já cantava na Igreja Baptista e aos 13 já aparecia na TV local fazendo covers de R&B. Johnny tornou-se . actor e cantor. Quem o descobre em 1956 é Arthur Godfrey e o seu 1º disco "A Teenager Sing The Blues" é de 1957. Da sua vida pouco se sabe, mas gostava de tirar férias em Miami. O desporto de cavalos era o seu favorito e gostava de cavalgar. Johnny era casado com Carli Nash e tinha dois filhos, Monica e Johnny Jr. Este era o seu terceiro casamento. Nos anos 60 mudou-se para a Jamaica e fazia versões de Bob Marley como,"Stir It Up".
Em 1956 Arthur Godfrey descobriu-o e em 1957 gravou "A Teenager Sing The Blues". Em 1958 entrou num programa com Paul Anka.
Em 1956 Arthur Godfrey descobriu-o e em 1957 gravou "A Teenager Sing The Blues". Em 1958 entrou num programa com Paul Anka.
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Considerado como um rival de Johnny Mathies faz a sua estreia no cinema em 1959. Entra depois em mais filmes. O seu nome volta a ser falado em 1965 quando grava "Let´s Move and Groove Together" e alcança o 5º lugar no Top do R&B. A canção foi um grande Hit na Jamaica. Em 1967 fez um grande Tour pela Jamaica. Quando volta traz aquele que viria a ser o seu grande sucesso em todo o Mundo em 1968, "Hold Tight". Em 70 lança "Cupid" de Sam Cooke. Em 1971 foi viver para Inglaterra e grava "Stir It Up" de Bob Marley. Assina com a EPIC e em 72 lança aquele que seria o seu maior sucesso, "I Can See Clearly Now". A canção faz com que passe 2 anos em digressão mundial. Em 1975 sobe aos tops com "Tears of My Pillow", um clássico e em 76 vem com um cover de Sam Cooke "(What) Wonderful World". EM 1986 lança o álbum "Here Again" e foi gradualmente deixando de aparecer pelos grandes palcos. No início do século XXI começa a transferir o seu material para digital nos Tierra Studios. Ainda faz uma digressão no início do século XXI, mas dedica mais tempo aos trabalhos em casa enquanto colabora com sua mulher em causas sociais. Morreu em sua casa em Houston a 6 de Outubro de 2020.
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