EDITORIAL : Na realidade a página nº 84 deveria ter saído em 26 de Abril de 1970, mas nessa semana houve uma falha no Jornal Notícias e a Onda Pop não saíu. Por nosso lapso a página seguinte saíu com o nº 85. Assim vamos chamar a esta o nº 84 e a seguinte , será a verdadeira nº 85. Como temos o "Encore" sobre os músicos de Angola vamos aproveitar para divulgar também o excelente trabalho que fizeram e a grande qualidade e simpatia de mais alguns deles e que vêm referidos no excelente livro de Joaquim Correia que apresentámos no nº anterior. "Em Foco" e as letras das canções ficam assim distribuídas pelas duas "e." edições.
José António Barbosa de Carvalho Pino nasceu a 30 de Outubro de 1949 em Lisboa, e esta é também uma razão mais para lhe desejarmos as maiores felicidades, e com um ano de idade foi
para Luanda, Angola. Seu pai trabalhava na CML (Câmara Municipal de Luanda) e tinha como colega o Fernando Saraiva (já falecido) o viola solo dos Rocks, o irmão mais velho do, hoje, Luís N'Gamby (OP nº 30). Nos seus 10 anos, seu pai levou Fernando lá a casa, e ver um dos seus ídolos lá em casa a tocar, para ele foi o máximo. Aí nasceu a sua grande vontade de aprender a tocar viola. O irmão de sua avó, Ramiro Duarte, que foi guitarrista de Amália Rodrigues e por sinal era o avô de outro jovem que também se veio a revelar um excelente guitarrista e compositor, acabando a substituir o seu avô como guitarrista da Amália, de seu nome Jorge Fernando, arranjou a sua avó uma viola em 2ª mão que tinha sido de um fadista. Foi essa a sua primeira viola que lhe foi oferecida pela avó.
Começou a aprender a tocar sòzinho e depois foi para uma escola de música. A primeira música que aprendeu a tocar foi "Hi Lili Hi Lo".
Aos 14 anos forma o seu primeiro grupo com uns amigos do Liceu Salvador Correia, Os Blue Jeans. Faziam espectáculos e entraram num Festival Ié Ié no Cinema Aviz. Tocavam Les Chats Sauvages, Adamo, Johnny Halyday porque o vocalista Carlos Frias ( o Dick Frias) gostava muito de cantar música francesa.
De seguida forma Os Incógnitos com o Beto Hamilton (voz), João Farinha (baixo), Tó Caseiro (bateria) e Liló Saraiva (ritmo). Entretanto aos 15 anos vem com os pais, que gozavam a chamada "licença graciosa", a Lisboa, onde passam vários meses. No regresso a Angola por barco, conhece na viagem um excelente guitarrista, o Rogério, "ensinou-me muito, aquilo foi um verdadeiro Work Shop, que durou toda a viagem. Ficámos amigos e cada vez que o barco vinha a Luanda, lá vinha ele visitar-me. No regresso voltei aos Incógnitos, onde forâ substituído e como ficára combinado".
Claro que gostaríamos de vos apresentar temas desses tempos tocados por eles, mas para que os mais jovens tenham uma ideia , e porque são músicas de que gostamos muito, colocamos as versões que na época também pensavamos serem originais. "Hi Lily, Hi Lo" foi uma canção composta para o filme "Lily" em 1952 escrita por Bronislau Kaper e Helen Deutsch e cantou-a Leslie Caron. De tão linda que era todos a quiseram cantar. Foi Johnny Mathis, Dinah Shore, Perry Como, os Four Aces, Roger Williams em 56 em ritmo mais lento, versão que Amália Rodrigues cantou nessa altura no famoso Ed Sullivan Show, os Elerly Bothers, Nat King Cole, e até Meire Pavão, a menina da "Lição de Latim", em versão em português de Haroldo Barbosa em 1954. Depois mais tarde Gal Costa e claro Chet Atkins (que Rogério devia conhecer). Mas nós conhecê-mo-la na versão Rock dos Alan Price Set em 1966. Depois "Derniers Baisser" pelos Les Chats Sauvages (versão francesa de "Sealed With a Kiss" , original de Peter Udell e Gary Geld ) que conhecemos em 62. Os Four Voices lançaram a canção, em 60 mas não teve êxito. Só em 62 Brian Hyland, o senhor do biquini pequenino das bolinhas amarelas a levou aos primeiros lugares dos Tops. Esta também tem dezenas de "covers" sejam de nomes como Bobby Vee, Gerry Lewis and the Playboys, Bobby Vinton e em 89 o australiano Jason Donavan leva-a ao topo no Reino Unido. Mas até os Shadows a gravaram em 90. Uma das últimas foi Chris de Burg em 2008 .
Agora o grupo era o Gil Lima (já falecido) no ritmo, Tony Veloso na bateria, João Viegas Abreu no Baixo, Beto na voz e o Zé Pino no solo. Depois em 68 saíu o Gil, voltou o Liló Saraiva e entrou o Tó Marques da Silva para as teclas. Os Incógnitos eram considerados um dos melhores, senão o melhor grupo Pop/Rock de Angola.
Em 1969 e com as idas para o seviço militar o grupo teve que parar. Zé Pino foi então para o conjunto Paulo Tony com o Paulino nas teclas, o João V. Abreu no baixo, o Valdemar no Sax, Tony Macedo na bateria e Fernando Silva na voz. Entretanto em 70 também entrou para o serviço militar, mas como ficou em Luanda deu para continuar. Em 71 saíu mas depois formou o 3º Telhado com o Beto Negrão na bateria, Jorge Andrade no baixo, Pedro Tavares, o Bily, no ritmo e o Victor Alves na voz. "Victor estava lá a fazer a tropa, e pertencera ao grupo Zoo na metrópole, até tinha um disco gravado. Chegámos a fazer programas de Rádio na Emissora Oficial de Angola", diz.
Em 1969 e com as idas para o seviço militar o grupo teve que parar. Zé Pino foi então para o conjunto Paulo Tony com o Paulino nas teclas, o João V. Abreu no baixo, o Valdemar no Sax, Tony Macedo na bateria e Fernando Silva na voz. Entretanto em 70 também entrou para o serviço militar, mas como ficou em Luanda deu para continuar. Em 71 saíu mas depois formou o 3º Telhado com o Beto Negrão na bateria, Jorge Andrade no baixo, Pedro Tavares, o Bily, no ritmo e o Victor Alves na voz. "Victor estava lá a fazer a tropa, e pertencera ao grupo Zoo na metrópole, até tinha um disco gravado. Chegámos a fazer programas de Rádio na Emissora Oficial de Angola", diz.
"Em Agosto de 73 saí do serviço militar e criei o conjunto Madizeza (que em Kibundo significa A Verdade). Agora já tocávamos Osibisa, Santana, Chicago, EL&P e BS&T. A voz era do Carlos Sanches que também era o viola ritmo, era irmão do Eleutério Sanches". Interrompi -desculpa esse não era o que fez a canção "Maria Provocação" para a Sara Chaves (OP nº 13). "Esse mesmo, que também era irmão da Lily Thiumba. Depois estava o Fernando Jorge Silva (o Kaipas) no baixo, o Mário Bento na voz, baixo e percurssão, o Mário Eduardo e o Tony Veloso, ambos na bateria e percurssão e ainda o Mário Reis nas teclas e voz. Foi um grande grupo e tocámos até fins de 74".
Entretanto continuava fazendo o seu curso de Engenharia. Em Outubro de 75 vem para Lisboa, já está casado e tem uma filha. Precisa de ganhar dinheiro. Começa a tocar em boîtes, clubes nocturnos e festas com um grupo formado por músicos vindos de Angola. Entretanto atrasa-se nas matrículas e já não consegue lugar no IST, acabando por ir para o Faculdade do Porto para terminar o seu curso de Engenharia Electrotécnica, ao qual só faltava um ano. O grupo que tinha era o Quarteto Ipanema + 2 com o Zé António, voz (hoje nos 6 Latinos), Nuno Miguel no baixo e voz (hoje actua a solo nas teclas e canta), Páscoa no sax (já falecido), Luís Filipe nas teclas (depois Fórmula V) e o Castanheira na bateria. Isto durou até 76. Entretanto acaba o curso e vai tocar para Aveiro para a boîte "O Lago" com Jorge Andrade no baixo, Mário Eduardo na bateria e Nelo nas teclas e voz.
Entretanto continuava fazendo o seu curso de Engenharia. Em Outubro de 75 vem para Lisboa, já está casado e tem uma filha. Precisa de ganhar dinheiro. Começa a tocar em boîtes, clubes nocturnos e festas com um grupo formado por músicos vindos de Angola. Entretanto atrasa-se nas matrículas e já não consegue lugar no IST, acabando por ir para o Faculdade do Porto para terminar o seu curso de Engenharia Electrotécnica, ao qual só faltava um ano. O grupo que tinha era o Quarteto Ipanema + 2 com o Zé António, voz (hoje nos 6 Latinos), Nuno Miguel no baixo e voz (hoje actua a solo nas teclas e canta), Páscoa no sax (já falecido), Luís Filipe nas teclas (depois Fórmula V) e o Castanheira na bateria. Isto durou até 76. Entretanto acaba o curso e vai tocar para Aveiro para a boîte "O Lago" com Jorge Andrade no baixo, Mário Eduardo na bateria e Nelo nas teclas e voz.
Em 77 concorre ao Ensino e é colocado nos Açores. Um ano terrível, afastado da família a sentir-se preso. No ano seguinte sai do Ensino e começa a trabalhar com um empresário da construção civil. "Fazia todos os projectos de instalações electricas e comunicações e eram grandes construções. Estive assim de 78 a 80, mas criei em simultâneo o Orange com o Zeca Fradique na voz, o Mário Bento, baixo e voz, o Mário Reis teclas e voz, o Tony Veloso na bateria e eu no solo e também voz. Em 1980 entro então para os Serviços Municipalizados de Sintra, onde estive até me reformar".
"A partir de oitenta as coisas são diferentes. Em 82 ainda gravo com o Armando Gama e os Cânone com o Kaipas e o Francisco Rodrigues, o single "Miúda Funky" e trabalho com ele até 83. Depois de 84 a 88 toco só muito esporàdicamente, mas continuei fazendo sempre trabalhos de estúdio com o Armando Gama.
Em finais de 88 integrei os "Blue Jeans", nome do meu primeiro grupo, com o Vicky na voz o António Mardel na viola, o António Faria no baixo e o Mário Ceia na bateria. O Vicky estava muito bem relacionado, arranjava sempre programas, ou era em campanhas ou festas de verão, festas da alta sociedade, Quinta da Marinha, eu sei lá. Trabalho não faltava, foi assim até 92. Depois o Vicky foi para o Brasil em 2002 e parámos. O Vicky volta em 2007, reformulámos os Blue Jeans e fomos tocar para o Casino do Estoril.
Ainda em 2007 sou convidado para o Conjunto Mistério. O Daniel Bacelar (OP nº 75) tinha-me convidado para tocar na "Associação dos Pilotos" e o Duarte Mendes e o Edmudo Silva (OP nº 22) estavam presentes e gostaram. Em 2008 o Mistério eram ainda os originais Michel na bateria e Edmundo Silva no baixo. Depois o Duarte Mendes no ritmo e voz e eu no solo. Hank Marvin sempre foi o meu ídolo e tocar Shadows para mim era um prazer". Jose Pino tem também composiçõies de sua autoria e foi convidado para fazer parte de um CD, onde se juntavam dos melhores guitarristas portugueses Vol-I e Vol II. Aí gravou "Influências" e "Saudades do Mussulo" que ao longo do artigo também podem escutar.
Entretanto ao longo dos anos Zé Pino foi construindo o seu estúdio em casa e tem aí feito gravações fabulosas, com excelente qualidade, conforme podemos ir ouvindo.
Em finais de 88 integrei os "Blue Jeans", nome do meu primeiro grupo, com o Vicky na voz o António Mardel na viola, o António Faria no baixo e o Mário Ceia na bateria. O Vicky estava muito bem relacionado, arranjava sempre programas, ou era em campanhas ou festas de verão, festas da alta sociedade, Quinta da Marinha, eu sei lá. Trabalho não faltava, foi assim até 92. Depois o Vicky foi para o Brasil em 2002 e parámos. O Vicky volta em 2007, reformulámos os Blue Jeans e fomos tocar para o Casino do Estoril.
Ainda em 2007 sou convidado para o Conjunto Mistério. O Daniel Bacelar (OP nº 75) tinha-me convidado para tocar na "Associação dos Pilotos" e o Duarte Mendes e o Edmudo Silva (OP nº 22) estavam presentes e gostaram. Em 2008 o Mistério eram ainda os originais Michel na bateria e Edmundo Silva no baixo. Depois o Duarte Mendes no ritmo e voz e eu no solo. Hank Marvin sempre foi o meu ídolo e tocar Shadows para mim era um prazer". Jose Pino tem também composiçõies de sua autoria e foi convidado para fazer parte de um CD, onde se juntavam dos melhores guitarristas portugueses Vol-I e Vol II. Aí gravou "Influências" e "Saudades do Mussulo" que ao longo do artigo também podem escutar.
Entretanto ao longo dos anos Zé Pino foi construindo o seu estúdio em casa e tem aí feito gravações fabulosas, com excelente qualidade, conforme podemos ir ouvindo.
Mas este homem não pára. Em 2010 forma com Armando Gama Os Revival, com o Nelson Oliveira no baixo e que também viera de Angola e tocara no Raízes, Virgílio Marujo na bateria e que tocara com o Tony Carreira o Marco Paulo e o Rui Bandeira. Hoje continuam a tocar em festas particulares e no Xafarix. Podem ir vê-los por lá a 26 de Novembro. No dia 5 também lá tocaram e fomos vê-los. O último video é um extrato dessa actuação, "Come Together" (aliás eles deixaram-nos boquiabertos, porque por mais de 3 horas tocaram sem qualquer intervalo. Estes jovens são terriveis!). Agora está também empenhado num novo projecto que surgiu em 2015 e do qual já têm uma "demo" gravada no seu estúdio. Dele fazem parte o Mike Seargent, viola e voz, a Sandra Russo, sax e voz. o italiano Enzo D' Aversa, teclas, e que veio para Portugal com o Beto Kalulu (OP nº 83), Paulo Basso na bateria e Antonio Rodrigues (Tony Rato) no baixo. Tony tocou mais de 20 anos na orquestra do Casino e é talvez dos músicos que em mais programas de TV tocou. Também em 2015 surgiu o projecto "Tributo a Cliff e Shadows" com o Duarte Mendes, voz, Tony Rato, baixo, Virgílio Marujo, bateria, e José Machado, teclas. Um projecto com o Pedro Malagueta está também no ar.
Os dois videos que seguem foi uma amabilidade de Zé Pino para connosco no seu estúdio.
Os dois videos que seguem foi uma amabilidade de Zé Pino para connosco no seu estúdio.
Os Jackson 5 estavam a iniciar o que iria ser uma das mais representativas famílias da Pop nos anos 80 e 90 assim que o menino Michael cresceu.
Começaram por ser os Jackson Brothers, Jackie ( nasceu em 1951), Tito (53), Jermaine (54), Marlon (57) e Michael (58) em 1964. Tinham ainda o apoio do pai na viola. Em 66 Michael passa a 1º vocalista do grupo.
Vindos de Gary no Estado de Indiana actuam em teatros e festas.
Em 68 são já os Jackson 5 e conseguem o primeiro contrato discográfico com a Steel Town Records e gravam "Big Boy"que se torna um Hit regional. Também "We Don't Have To Be Over 21" obtém sucesso. Bobby Taylor cantor dos Vancouver sugeriu-os à Motown que os descartou . Gladys Knight enviou uma gravação. Diana Ross insistiu mais tarde mas a Motown alegou que já tinha uma preciosidade, Stevie Wonder. Porém o seu CEO, Berry Gordy reconsiderou e aceitou-os em 69. Gravam canções do colectivo da Motown conhecidos como Corporation e com produção de Bobby Taylor sai o 1º single "I Want You Back". O disco vai logo a nº 1 na Billboard. Foram de imediato aos mais famosos programas de TV como o David Frost Show, o Ed Sullivan Show ou o The Hollywood Palace. No início de 70 já faziam Tours que originavam grandes enchentes e histeria. "ABC" o single seguinte volta a atingir o Top da Billboard e em Novembro de 70 o terceiro single "I'll Be There" volta a atingir a primeira posição.
Começaram por ser os Jackson Brothers, Jackie ( nasceu em 1951), Tito (53), Jermaine (54), Marlon (57) e Michael (58) em 1964. Tinham ainda o apoio do pai na viola. Em 66 Michael passa a 1º vocalista do grupo.
Vindos de Gary no Estado de Indiana actuam em teatros e festas.
Em 68 são já os Jackson 5 e conseguem o primeiro contrato discográfico com a Steel Town Records e gravam "Big Boy"que se torna um Hit regional. Também "We Don't Have To Be Over 21" obtém sucesso. Bobby Taylor cantor dos Vancouver sugeriu-os à Motown que os descartou . Gladys Knight enviou uma gravação. Diana Ross insistiu mais tarde mas a Motown alegou que já tinha uma preciosidade, Stevie Wonder. Porém o seu CEO, Berry Gordy reconsiderou e aceitou-os em 69. Gravam canções do colectivo da Motown conhecidos como Corporation e com produção de Bobby Taylor sai o 1º single "I Want You Back". O disco vai logo a nº 1 na Billboard. Foram de imediato aos mais famosos programas de TV como o David Frost Show, o Ed Sullivan Show ou o The Hollywood Palace. No início de 70 já faziam Tours que originavam grandes enchentes e histeria. "ABC" o single seguinte volta a atingir o Top da Billboard e em Novembro de 70 o terceiro single "I'll Be There" volta a atingir a primeira posição.
Em 71 lançam "Mama's Pearl" e Never Can Say Goodbye". Em 72"Lookin' Through the Windows" em 73 "Get It Together" e em 74 "Dancing Machine". Acabam gravando 15 álbuns como grupo mas Michael, Jermaine e Jackie também gravam álbuns a solo. A Motown era muito castradora e não dava liberdade à inovação. Acabam saindo para a Epic e têm de mudar o nome para Jackson. Em 75 tinham então contrato com a CBS.
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Jermaine deixara o grupo e continuava na Motown, pois tinha casado com Hazel a filha do produtor Berry Gordy. Foi substituído pelo irmão mais novo Randy.
Michael começara uma verdadeira carreira a solo ainda no início dos anos 70. Continua no entanto nos Jackson 5. O sucesso da sua carreira é de tal ordem que já não havia espaço para os irmãos e assim continuou com elesaté 83. A Motown comemou 25 anos e Jermaine junta-se ao grupo nas comemorações e ainda acaba por gravar em 84 o último álbum "Victory" bem como o último Tour com o mesmo nome, Victory. A canção "Stait or Shock" tem a colaboração de Michael e Mick Jagger. Os Jackson 5 tinham já vendido mais de 100 milhões de discos. Foi também em 84 que Michael sofreu um acidente quando gravava um video para a Pepsi. O fogo de artifício queimou-lhe o cabelo e ainda teve queimaduras de 2º grau
Voltam a reunir-se por diversas ocasiões como em 1989, 2001 ou 2008.
Entretanto 2012 realizam um Tour em homenagem ao seu irmão Michael falecido em 2009. o "Unity Tour". Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, sem Randy, continuaram o Tour ainda em 2013. Os irmãos Jackson continuaram, uns carreiras a solo, outros colaborando com as irmãs, que entretanto tinham crescido e também já eram grandes artistas, Latoya e Janet Jackson. Seguiram depois outras profissões.
Voltam a reunir-se por diversas ocasiões como em 1989, 2001 ou 2008.
Entretanto 2012 realizam um Tour em homenagem ao seu irmão Michael falecido em 2009. o "Unity Tour". Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, sem Randy, continuaram o Tour ainda em 2013. Os irmãos Jackson continuaram, uns carreiras a solo, outros colaborando com as irmãs, que entretanto tinham crescido e também já eram grandes artistas, Latoya e Janet Jackson. Seguiram depois outras profissões.
No fim dos anos 70 Michael Jackson já era reconhecido como o "Rei da Pop Music". Segundo dados mais recentes, álbuns como "Off The Hall" (79), "Thriller" (82), "Bad" (87), "Dangerous" (91) e "History" (95) são dos álbuns mais vendidos a nível mundial. A revista Rolling Stone diz que em vida facturava mais de 7 biliões de Dólares. No ano da sua morte facturou um milhão. Michael foi um dos maiores promotores de "Video clips" e foi ele que deu grande divulgação ao canal de televisão MTV. Ele influenciou toda uma nova forma de cantar e de dançar. Os passos de dança que criou influenciaram o futuro do hip-hop e mesmo o Pop e o R&B.
Michael Joseph Jackson foi considerado não só cantor mas também compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal, filantropista e pacifista. Basta ver a criação da "Terra do Nunca" e as altas verbas que entregava para causas nobres e de apoio a crianças. A inveja causou-lhe grandes problemas. Acusações de abusos de crianças (nunca provadas), (nem falamos dos padres católicos). O facto de querer branquear a pele, de ter casado e ser pai ( sempre se dizia que as crianças não eram dele), um casamento, diz-se, de conveniência com Lisa Presley, etc.,etc, Foi considerado pelo livro Guiness de Records como o maior artista de todos os tempos. A Sony pagou 350 milhões de dólares pelo seu espólio e direitos autorais. Recebeu centenas de prémios. Tem o álbum mais vendido a nível mundial, "Thriller", 15 Grammy, 40 canções no Top dos Tops, mais de 700 milhões de discos vendidos, muito à frente de Elvis Presley ou dos Beatles. É o artista mais conhecido a nível mudial. Se os Beatles já eram mais populares que Jesus Cristo nos anos 60, Michael Jackson conseguiu ultrapassar todo o mundo nos anos 70.
E as perguntas são.
!ª Qual o conjunto sul africano que ocupou durante 4 semanas o 1º lugar da PARADA DA ONDA POP 2ª Na Europa existem 3 bebidas tónicas diferentes de uma mesma marca, "tónica simples", "Tónica com genebra" e "tónica com vodka". Em Moçambique essa mesma marca apenas possui a laranjada. Que marca é ? 3ª GIORGIO lançou um cantor alemão que interpreta uma nova versão de "Mendocino". Qual é o seu nome ? |
Em 1969, Os Titãs resolvem reaparecer depois de um interregno de 4 anos. Na nova formação têm agora um sax e cantor, é precisamente José Lello. Gravam o seu 3º EP, com as canções "One Way Love", "Janela Aberta", "Mira-me Maria" e "We Gonna Make Love". O conjunto ficou-se por aqui e acabou ainda em 69. José Lello decide então seguir uma carreira a solo na onda das baladas, a convivência universitária fá-lo consciencializar-se das condições sociais e políticas em que o País vivia e começa a escrever baladas de protesto. Grava o 1º EP, de título "Baladas" já nos anos 70, com "Balada Para Um Emigrante", "Miguel", "Caminhando" e "Pescador" acompanhado pela orquestra Italo Caffi. O disco e a qualidade são muito fracos, mas alguma imprensa é-lhe favorável. Em 72 ainda grava um 2º EP com as canções "A Noite do Mar", "Canção Para Uma Flor", "Mar da Tranquilidade" e "Canção Que o Vento Há-de Cantar", que passa despercebido. Termina o seu curso de Engª Mecânica e abandona a música e preocupa-se mais com os temas sociais até ao 25 de Abril.
Em Maio de 74 inscreve-se no Partido Socialistra onde vai ser um dirigente conhecido, começa como vereador à Câmara do Porto (de 76 a 89), depois Deputado à Assembleia da República e ocupa cargos no Governo como Secretário de Estado das Comunidades em 95 e Ministro da Juventude e Desporto em 2002 no Governo de António Guterres. Teve ainda cargos na administração de algumas empresas e foi Presidente da Assembleia daNATO. Quando entre amigos e jantares ainda pegava na guitarra e cantava umas baladas e não só. Gostava de cantar Frank Sinatra que muito apreciava. Em 14 de Outubro deste ano o cancro venceu a batalha da vida.
ALMOÇO MÚSICOS MOÇAMBICANOS 55/75
Realizou-se no restaurante O Areias no dia 22 de Outubro de 1916 mais um almoço para reunir em alegre convívio músicos e amigos que nos anos 60 abrilhantavam as tardes e festas estudantis dançantes das cidades moçambicanas, à época território português. Destacamos também a presença de angolanos e cabo verdianos que nos fazem pensar se de futuro não será de alargar estes encontros também a músicos de Angola, Cabo Verde e outros Palops. A abrir fomos logo permiados com um excelente trabalho que o Pop, Sgt. Couto teve a paciência de produzir e que partilhamos convosco.
Realizou-se no restaurante O Areias no dia 22 de Outubro de 1916 mais um almoço para reunir em alegre convívio músicos e amigos que nos anos 60 abrilhantavam as tardes e festas estudantis dançantes das cidades moçambicanas, à época território português. Destacamos também a presença de angolanos e cabo verdianos que nos fazem pensar se de futuro não será de alargar estes encontros também a músicos de Angola, Cabo Verde e outros Palops. A abrir fomos logo permiados com um excelente trabalho que o Pop, Sgt. Couto teve a paciência de produzir e que partilhamos convosco.
Fizemos alguns videos ( sem qualquer preocupação técnica ou estética) e a ideia é dar um cheiro alegre e divertido de como todos se divertiram, quer dançando interagindo com músicos ou sentados na palheta.
Robert Allen Zimmerman nasceu a 24 de Maio de 1941 em Duluth, Minnesota, Estados Unidos da América, sendo neto de emigrantes judeus russos e turcos.
No liceu apresentava-se nas festas cantando covers de Little Richard e Elvis Presley e formava conjunto de Rock, a sua música preferida.
Quando entrou na Universidade tomou mais consciência das realidades sociais e da importâncias que os poemas podiam ter na música. Começa a variar o seu estilo mais para a "folk music". É aqui que muda o seu nome para Bob Dylan. Dylan em honra do peta Dylan Thomas que o influenciou bastante. Bob dizia que as líricas das canções não eram realistas, não apresentavam a vida tal como ela era. Em 1961 vai actuar em Nova York e acaba ficando por lá.
O seu grande ídolo nessa época era Woody Guthrie que se encontrava muito doente no hospital. Dylan foi visitá-lo e conheceu o seu grande amigo Jack Elliott de quemse vem também a tornar grande amigo. Começa a tocar em bares. Depois um jornalista do New York Times vê-o e impressionado com ele, faz um artigo e publica. A partir daqui o seu nome começa a ser mais conhecido. Começa a colaborar na gravação de diversos álbuns de estúdio de outros artistas tocando inclusivé harmónica, até que o produtor John Hammond lhe propôe assinar um contrato com a Columbia Records. O seu primeiro álbum "Bob Dylan", só continha dois originais "Song To Woody" (o seu ídolo) e "Talking New York" e saíu em Março de 1962. Vendeu cinco mil cópias. Depois disto continuou a colaborar em muitos álbuns mas sempre com pseudónimos. Em Agosto de 62, junto com Joan Baez (OP nº 3) desfilou na marcha a favor dos Direitos Humanos . Em Dezembro fez o seu primeiro "Tour" ao Reino Unido. Joan Baez foi muito importante na sua vida. Primeiro cantava suas canções nos espectáculos, depois convidava-o para actuar com ela e foram amantes durante vários anos. As canções de Dylan eram levadas para o Pop com grand sucesso por grupos como os Birds, Manfred Mann, Peter Paul and Mary, Sonny and Cher, Turtles, Association, Hollies e muitos outros
No liceu apresentava-se nas festas cantando covers de Little Richard e Elvis Presley e formava conjunto de Rock, a sua música preferida.
Quando entrou na Universidade tomou mais consciência das realidades sociais e da importâncias que os poemas podiam ter na música. Começa a variar o seu estilo mais para a "folk music". É aqui que muda o seu nome para Bob Dylan. Dylan em honra do peta Dylan Thomas que o influenciou bastante. Bob dizia que as líricas das canções não eram realistas, não apresentavam a vida tal como ela era. Em 1961 vai actuar em Nova York e acaba ficando por lá.
O seu grande ídolo nessa época era Woody Guthrie que se encontrava muito doente no hospital. Dylan foi visitá-lo e conheceu o seu grande amigo Jack Elliott de quemse vem também a tornar grande amigo. Começa a tocar em bares. Depois um jornalista do New York Times vê-o e impressionado com ele, faz um artigo e publica. A partir daqui o seu nome começa a ser mais conhecido. Começa a colaborar na gravação de diversos álbuns de estúdio de outros artistas tocando inclusivé harmónica, até que o produtor John Hammond lhe propôe assinar um contrato com a Columbia Records. O seu primeiro álbum "Bob Dylan", só continha dois originais "Song To Woody" (o seu ídolo) e "Talking New York" e saíu em Março de 1962. Vendeu cinco mil cópias. Depois disto continuou a colaborar em muitos álbuns mas sempre com pseudónimos. Em Agosto de 62, junto com Joan Baez (OP nº 3) desfilou na marcha a favor dos Direitos Humanos . Em Dezembro fez o seu primeiro "Tour" ao Reino Unido. Joan Baez foi muito importante na sua vida. Primeiro cantava suas canções nos espectáculos, depois convidava-o para actuar com ela e foram amantes durante vários anos. As canções de Dylan eram levadas para o Pop com grand sucesso por grupos como os Birds, Manfred Mann, Peter Paul and Mary, Sonny and Cher, Turtles, Association, Hollies e muitos outros
Os Beatles andavam encantados com as líricas de Dylan e tornaram-se seus fãs, de tal forma que quando Dylan foi à Ilha de Whight em 69 para actuar, os Beatles fizeram questão de estar na plateia a assistir (OP nº 59). Entre 64 e 66 começa a mudar o seu estilo deixando o Folk mais puro e pegando na guitarra eléctrica, o que enfureceu os puristas (é normal, por cá e em todo o Mundo os velhos do Restelo, existem). O seu êxito estoira com os álbuns "Highway 61 Revisited" em 65 e o álbum duplo "Blonde is Blonde" em 66, considerado um dos seus melhores e que agora faz 50 anos. As convulsões sociais na América são bem apadrinhadas de canções que se espalham mundialmente. Em 66 faz outra digressão ao Reino Unido e no regresso tem um acidente com a sua Harley que o deixa fora de cena até 68. Regressa com o álbum "John Wesling Hardin" mais virado para o country. Esteve em Woodstock em 69 e logo de seguida na ilha de Whight. Poucas aparições ao vivo até 74, uma delas no Concerto Para Bangladesh a convite de George Harrison que o organizou em 71. Nos anos 70 volta à estrada com os The Band (OP nº 71). A crítica não lhe é muito favorável porque considera que os novos álbum baixaram em qualidade, mas canções como "Knockin' in Heavens Door" em 73 e "Forever Young" em 74 fazem um grande sucesso. Em 75 o álbum "Blood on Tracks" é aprovado pela crítica, bem como "Desire" em 76, donde sai o grande sucesso "Hurricane" (a história de um pugilista preto que é preso sendo inocente). Neste álbum está também "Mozambique", uma homenagem que faz ao novo país africano com uma música interressante e um poema simples que reflete o agradável que é visitá-lo. Mia Couto, o escritor moçambicano, acha-o desapropriado. Nós não, e continuamos a gostar muito dos seus livros (também ele deu novas expressões ao português. Quem sabe um dia não lhe caia a ele o Nobel).
Em 77 divorcia-se de Sara Lowns ("Desire" também tem a canção "Sara") e passa por uma grande crise. Depois do álbum "Al Budokan" gravado no Japão em 78, deixa o judaísmo e converte-se cristão. Começa a escrever música tipo Gospel (qual novo Roberto Carlos americano). O que é certo é que nesta fase recebe um Grammy pela canção "Gotta Serve Somebody" do álbum "Slow Train Coming" de 79. Nesta fase lançou 3 álbuns, até que se cansou de ser cristão e volta ao judaísmo, no álbum "Infidelis" de 83. Volta a ficar de bem com o seu público e em 85 participa no colectivo "We Are The World". Em 89 após uma sensacional digressão com os Grateful Dead, edita "Mercy" que é muito elogiado pela criatividade e juntamente com os seus amigos George Harrison, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lynn lança os Travelling Wilburys. Voltam aos Tops com "Handle With Care", "End of the Line" e "Nobody's Child" mas sem alcançarem grandes posições.
Em 90 é agraciado pelo governo Francês com a Ordem de Letras e Artes Francesa. Faz uma paragem na sua carreira. Em 97 lança o álbum de originais "Time Out Of Mind" que vai ganhar um Grammy. Depois em 2001 lança "Love and Theft" e neste mesmo ano a revista Rolling Stone escolhe as 100 melhores canções do século XX e "Like a Rolling Stone" de Bob Dylan fica em 1º. Como melhor artista a Revista considera os Beatles o nº1 e Bob Dylan o nº2. Em 2006 lança o álbum "Modern Times" que na 1ª semana vende quase 200 mil exemplares e sobe ao 1º lugar do Top onde se mantém algumas semanas. proeza que já não fazia desde "Desire" que em 1976 lá permaneu 5 semanas. O álbum chegou também a 1º na Austrália, Canadá, Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega e Suiça, a 2º na Alemaqnha, Suécia, Áustria e Itália e a 3º no Reino Unido, Holanda e Finlândia. Em Espanha chegou a 5º, em Portugal 12º e França 17º.
Em 2012 é agraciado pelo Presidente Barak Obama com a Medalha da Liberdade.
Em 2012 é agraciado pelo Presidente Barak Obama com a Medalha da Liberdade.
Contar a vida de Dylan não é fácil em meia dúzia de linhas. Aos 75 anos ainda continua a fazer cerca de 100 shows ao vivo, por ano, e já o faz desde 1988. Sempre esteve fora do sistema. Ainda hoje faz como quer ou entende. Recebe prémios de todo o Mundo. Após uma longa pausa sem responder aos telefonemas do Nobel, lá atendeu e disse sentir-se muito honrado por ter sido escolhido. Quando lhe perguntaram se o achava merecido, disse que nunca sonhara que tal poderia acontecer, mas sim porque não seria merecido! Se vai ou não recebe-lo à Suécia, é outra história e logo se verá. Só o saberemos, em última análise dia 9 de Dezembro Mas nós pensamos que sim, que dia 10 lá estará para o receber e prestigiar a Academia Nobel. A Secretária Geral da Academia Nobel, Sara Daniels disse que já há vários anos se levantara a hipótese de Dylan poder ser agraciado. Venceu-o por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música tradicional americana. E nós dizemos que influenciou todas as novas gerações desde os anos 60 para a consciencialização dos problemas sociais, políticos, ambientais e humanos a nível mundial e para a qualidade poética das canções. Fê-lo inconscientemente, mas o eco propagou-se. Por isso é, quem é.
Nos últimos anos também se dedicou à pintura e no dia 5 de Novembro foi inaugurada em Londres uma exposição com cerca de 200 quadros a óleo e acrílico, sobretudo paisagens e pormenores de vivências humanas que lhe dão cor à alma. A exposição ganhou nova dimensão com a atribuição do Nobel ao poeta e estará aberta até 11 de Dezembro.
Entretanto e agora com a nova administração americana populista, esperemos que a propaganda eleitoral tivesse sido só para enganar os incautos (país que tem grande percertagem de gente muito ignorante em relação ao mundo. Ex. um estudo muito recente diz que um em cada quatro americanos acredita que o Sol anda à volta da Terra) mas que mostrou também a raiva que têm por aqueles que se dizem de esquerda, mas que quando lá estão fazem como os de direita e é venha a mim e salve-se quem puder, e seguem as regras do grande capital. Provavelmente na Europa acontecerá a mesma coisa a pouco e pouco. Continuem assim que mais tarde falaremos. Lembrem-se então porque existem os deportados e espoliados. Este video de Joan Baez e Bob Dylan é para vós e tem 50 anos. Votos para que o Sr. Trump que é neto de um emigrante alemão ilegal e sua esposa também foi emigrante, tenha consciência. E terá pois também sabe que o negócio na fronteira com o México gera um milhão de dólares por dia, e não só.
Anthony (Tony) Burrows nasceu a 14 de Abril de 1942 em Exeter, Reino Unido (Devon). No início dos anos 60 formou o grupo vocal The Kestrels. Dele faziam parte os seus colegas de liceu Roger Greenaway (futuro compositor), Roger Maggs e depois Jeff Williams. Quando do serviço militar continuaram juntos. Depois em 63 entrou Roger Cook, também um futuro bem sucedido compositor. Entre 63 e 65 fizeram várias vezes a 1ª parte dos shows dos Beatles. O grupo termina em 1965. Tony lança um LP a solo utilizando o nome de Tony Bond aproveitando o sucesso que o agente 007 do escritor Ian Fleming começava a conseguir através de Sean Connery. Mas o disco foi um fiasco. Junta-se então aos Ivy League que em 65 tinham conseguido chegar ao 3º lugar do Top britânico com "Tossing And Turning" (apesar de ele ainda não fazer parte do grupo quando do lançamento, também a cantou muitas vezes, e por ser uma bonita canção também a oferecemos).
Em 67 os Ivy League mudam o seu nome para Flowerpot Men e em Agosto de 67 conseguem um sensacional sucesso com a lindíssima canção "Let's Go To San Francisco" mas apenas obtendo o 4º lugar no Top da BBC. Foi o único sucesso do grupo. O grupo que dava apoio aos Flowerpot Men, eram os Garden. Em 68 Jon Lord, o organista sai para formar os Deep Purple e leva consigo o baixista Nick Simper (os Deep Purple vão ser considerados como a primeira banda de Hard Rock inglesa). Em 69 decidem mudar novamente o nome do grupo para White Plains. Nesta época ainda grava com o nome de Flying Machine "Smile a Little Smile For Me" que por estranho que possa parecer não chega ao Top do Reino Unido e atinge o 5º lugar nos Estados Unidos. No início de 70 gravam o single "My Baby Loves Lovin'" que consegue alcançar a 9ª posição na BBC e chegará a 13º nos EUA. Vai ser este o grande ano de Tony Burrows. É neste período que se encontra com os músicos de estúdio que lhe pedem para cantar "Love Grows" e que sai como sendo os Edison Lighthouse atingindo o 1º lugar no top da BBC e o 5º nos EUA (podem ver a letra na OP nº 79). Também faz uma gravação de estúdio com Roger Greenway, denominando-se o grupo Pipkins e que lançam a canção tipo infantil "Gimme That Ding". Consegue alcançar o 6º lugar do Top (9º nos EUA). Também vai cantar com os Brotherwood of Man a letra que publicamos hoje, "United We Stand", conseguindo o 10º lugar no Hit da BBC (13º nos EUA).
Torna-se o 1º cantor a ter 4 êxitos em simultâneo por 4 grupos diferentes no Top 10 do Reino Unido. Por este motivo está no Guiness Book of Records. Depois os White Plain não conseguiram mais êxitos. Tony grava depois um álbum a solo, ainda em 70 "Melanie Makes Me Smile" e que apenas chegou à 87ª posição da Billboard. Depois até 84 ainda grava uma dúzia de singles sem atingir os Tops. Apenas em 74 com o seu ex colega dos White Plains, John Carter, em homenagem aos Beach Boys, consegue um Top 10 com "Beach Baby" pelo grupo First Class apenas nos Estados Unidos (4º) e 13º no Reino Unido. Burrows cantou muitas vezes em gravações de estúdio para artistas como Elton John, Cliff Richards, Rod Stewart, Tom Jones, James Last e outros. Depois passou à composição e a produzir comerciais para a Televisão. Nos anos 90 andou pela Alemanha a cantar e hoje continua a cantar com alguns dos seus amigos dos White Plains. Mas os seus dois amigos responsáveis pelos seus grandes êxitos também merecem umas palavras.
ROGER GREENAWAY E ROGER COOK
Quando os Kestrels terminaram já os dois Roger compunham. Assim o grande êxito dos The Fortunes, "You've Got Your Troubles" (2º na BBC ainda em 65) é de sua autoria. Logo de seguida formam o duo David (Greenaway) & Johnathan (Cook) e com produção de George Martin lançam "Michelle" de Lennon e McCartney que atinge o 11º no Top da BBC e o 18º na Billboard. EM 66 o seu "Lover's Of The World United" vai a 7º na BBC. Em 67 "I Was Kaiser Bill's Batman" para os Whistling Jack Smith vai a 5º no Top.
"Something's Gotten Hold Of My Heart" para Gene Pitney em 67 vai a 5º. Em 1989 Gene Pitney volta a lançá-la com Marc Almond e atinge o 1º lugar no Reino Unido. O Grande êxito "A Way of Life" (OP nº 51) pelos Family Dog em 69 atinge o 6º na BBC e o 1º na Onda Pop. Também em 69, Cook forma os Blue Mink e gravam "Melting Pot" atingindo o 3º posto no Top. Em 70 os Bandwagon gravam "(Blame It) On The Pony Express" e vão a 7º. Álem dos êxitos de que já falámos de Tony Burrows e que atingiram o Top, Andy Williams (OP nº 82) com "Home Lovin' Man" chega a 7º. Depois em 71 os Blue Mink com "Banner Man" chegam a 3º, os Fortunes com "Freedom Come Freedom go" vão a 6º, Cilla Black (OP nº 33) com "Something Tells Me" vai a 3º na BBC. "Softly Whispering I Love You" pelos Congregation foi a 4º e o grande êxito dos New Seekers "I'd like To Teach The World To Sing" em 1971 vai a 1º na BBC. Outros êxitos para outros artistas continuaram. Ainda hoje os Roger, um com 78 e outro com 76 continuam a escrever canções.
Quando os Kestrels terminaram já os dois Roger compunham. Assim o grande êxito dos The Fortunes, "You've Got Your Troubles" (2º na BBC ainda em 65) é de sua autoria. Logo de seguida formam o duo David (Greenaway) & Johnathan (Cook) e com produção de George Martin lançam "Michelle" de Lennon e McCartney que atinge o 11º no Top da BBC e o 18º na Billboard. EM 66 o seu "Lover's Of The World United" vai a 7º na BBC. Em 67 "I Was Kaiser Bill's Batman" para os Whistling Jack Smith vai a 5º no Top.
"Something's Gotten Hold Of My Heart" para Gene Pitney em 67 vai a 5º. Em 1989 Gene Pitney volta a lançá-la com Marc Almond e atinge o 1º lugar no Reino Unido. O Grande êxito "A Way of Life" (OP nº 51) pelos Family Dog em 69 atinge o 6º na BBC e o 1º na Onda Pop. Também em 69, Cook forma os Blue Mink e gravam "Melting Pot" atingindo o 3º posto no Top. Em 70 os Bandwagon gravam "(Blame It) On The Pony Express" e vão a 7º. Álem dos êxitos de que já falámos de Tony Burrows e que atingiram o Top, Andy Williams (OP nº 82) com "Home Lovin' Man" chega a 7º. Depois em 71 os Blue Mink com "Banner Man" chegam a 3º, os Fortunes com "Freedom Come Freedom go" vão a 6º, Cilla Black (OP nº 33) com "Something Tells Me" vai a 3º na BBC. "Softly Whispering I Love You" pelos Congregation foi a 4º e o grande êxito dos New Seekers "I'd like To Teach The World To Sing" em 1971 vai a 1º na BBC. Outros êxitos para outros artistas continuaram. Ainda hoje os Roger, um com 78 e outro com 76 continuam a escrever canções.
Leonard Cohen nasceu a21 de Setembro de 1934 em Quebec, Canadá e faleceu em sua casa em Los Angeles a 7 de Novembro de 2016, embora a notícia só viesse a lume no dia 10.
Cohen foi um poeta e novelista fantástico, poderia inclusivé ter também sido nomeado para o Nobel. Alguns dos seus textos e poesia são estudados em Liceus e Universidades por todo o Mundo.
De descendência Judaica e com estudos em literatura inglesa, desde os vinte anos que se dedicava à poesia, tendo publicado o seu 1º livro de poemas aos 22 anos "Let Us Compare Mythologies". Depois em 1961 publica "The Spice Box Of Earth" que lhe dá alguma projecção internacional. . Muda-se para a Europa e acaba estabelecendo-se na ilha grega de Hydra. É aqui que conhece Marianne Inlen uma norueguesa e seu filho Alex. Ela torna-se a sua musa inspiradora e amante. Em 63 publica o seu primeiro romance "The Favorite Game", em 64 o livro de poemas "Flowers For Hitler" e em 66 o seu segundo romance "Beautiful Losers". Quando vai em 66 para Nova York é já um escritor conhecido. O seu objectivo é começar a compôr música para os seus poemas e cantá-los (no Liceu tinha formado um trio com 2 colegas para tocarem música country). Conhece Judy Collings (OP nº 81) que grava duas canções no seu álbum "In My Life", uma delas é "Suzanne". Em 67 no Festival de Newport, John Hammond (o mesmo produtor que descobrira Dylan) gosta do seu estilo e consegue um contrato para gravar. Só depois dos 30 é que começa a compôr. O seu primeiro álbum sai em 67, "Songs of Leonard Cohen" e é logo comparado a Bob Dylan, no entanto é bem recebido e os poemas são elogiados. Edita vários álbuns e em 72 lança o livro de poemas "The Energy Of Slave". Depois de 74 faz uma pausa. Só em 77 volta a gravar "Death Of Lady´s Man" com uma produção de Phil Spector que depois se fecha no estúdio e não permite sequer que o compositor entre. Resultado, Cohen vai achar este álbum como o mais fraco da sua carreira. Em 78 lança o livro "Death Of a Lady's Man" mas depois de "Recent Songs" em 79 pára de gravar durante 5 anos. No entanto canções como "Suzanne" , "So Long,Marianne" ,"Bird On Wire", "That´s The Way To Say Goodbye" já são subajamente conhecidas.
Cohen foi um poeta e novelista fantástico, poderia inclusivé ter também sido nomeado para o Nobel. Alguns dos seus textos e poesia são estudados em Liceus e Universidades por todo o Mundo.
De descendência Judaica e com estudos em literatura inglesa, desde os vinte anos que se dedicava à poesia, tendo publicado o seu 1º livro de poemas aos 22 anos "Let Us Compare Mythologies". Depois em 1961 publica "The Spice Box Of Earth" que lhe dá alguma projecção internacional. . Muda-se para a Europa e acaba estabelecendo-se na ilha grega de Hydra. É aqui que conhece Marianne Inlen uma norueguesa e seu filho Alex. Ela torna-se a sua musa inspiradora e amante. Em 63 publica o seu primeiro romance "The Favorite Game", em 64 o livro de poemas "Flowers For Hitler" e em 66 o seu segundo romance "Beautiful Losers". Quando vai em 66 para Nova York é já um escritor conhecido. O seu objectivo é começar a compôr música para os seus poemas e cantá-los (no Liceu tinha formado um trio com 2 colegas para tocarem música country). Conhece Judy Collings (OP nº 81) que grava duas canções no seu álbum "In My Life", uma delas é "Suzanne". Em 67 no Festival de Newport, John Hammond (o mesmo produtor que descobrira Dylan) gosta do seu estilo e consegue um contrato para gravar. Só depois dos 30 é que começa a compôr. O seu primeiro álbum sai em 67, "Songs of Leonard Cohen" e é logo comparado a Bob Dylan, no entanto é bem recebido e os poemas são elogiados. Edita vários álbuns e em 72 lança o livro de poemas "The Energy Of Slave". Depois de 74 faz uma pausa. Só em 77 volta a gravar "Death Of Lady´s Man" com uma produção de Phil Spector que depois se fecha no estúdio e não permite sequer que o compositor entre. Resultado, Cohen vai achar este álbum como o mais fraco da sua carreira. Em 78 lança o livro "Death Of a Lady's Man" mas depois de "Recent Songs" em 79 pára de gravar durante 5 anos. No entanto canções como "Suzanne" , "So Long,Marianne" ,"Bird On Wire", "That´s The Way To Say Goodbye" já são subajamente conhecidas.
Vai dedicar-se à escrita e aos princípios do Budismo acabando por se retirar num mosteiro. Aparece em 84 com o álbum "Various Positions" e o livro "Book of Mercy". Esse álbum é o que apresenta quando em 85 se desloca pela primeira vez a Portugal para cantar no Pavilhão Dramático de Cascais. Desse álbum faz parte "Hallelujah" que não tem grande saída. Só depois de John Cale a cantar em 91 ela dispara. A canção será interpretada por mais de 200 artistas e vende mais de 5 milhões de discos. Em 88 volta com o álbum "I'm Your Man". Artistas das novas gerações que são seus fãs, lançam o álbum com canções suas, "I'm Your fa" e a sua popularidade dispara. Depois de 92 retia-se para o mosteiro budista Mount Baldy Zen, perto de Los Angeles e em 96 é ordenado monge Zen com nome de Dharma (silencioso). Em 95, ainda com ele isolado, vários artistas, como Elton Jones, Willie Nelson, Bono e outros lançam um álbum com composições de sua autoria. Só sai em 2000 acreditando que esta vida é apenas uma breve passagem para o eterno.
Em 2001 volta à música com o álbum "The New Songs" e só em 2004 volta a lançar outro disco, "Dear Heather". Em 2006 produz e é co-autor do álbum de estreia da sua namorada Anjani Thomas (que fazia parte da sua banda). Leonardo Cohen vem a Portugal na sua digressão de 2008 e dá um memorável concerto no Passeio Maritimo de Algés (Oeiras), mas na Hungria desmaia durante o concerto e é obrigado a cancelar os shows.
Nos anos 90 dissera que se retiraria dos palcos mas a sua parceira e agente Kelley Linch, "lixou-lhe" 5 milhões de dólares e desapareceu, deixando-lhe um péssimo contrato com a Sony e sem dinheiro. Em 2011 recebe em Espanha o prémio Príncipe das Astúrias. Em 2012 volta aos álbum de estúdio e lança "Old Ideas". Vem actuar pela última vez a Portugal em 2013 no Pavilhão Atlântico num memorável concerto de mais de 3 horas. Em 2014 lança o 13º álbum de estúdio para comemorar os seus 80 anos "Popular Problems". A e.Onda Pop havia iniciado a sua trajectória umas semanas antes. Na rubrica "Novos Discos de Velhos Conhecidos" apresenta na OP nº 6 este álbum. Cohen sabia que o seu fim estava próximo, como afirma numa entrevista a um repórter do New Yorker, "Estou preparado para morrer, espero que não seja muito inconfortável".
O seu último álbum saído agora em Outubro teve o apoio na produão de seu filho Adam e chama-se "You Want It Darker" e a 1ª canção diz "I'm Ready to Die, my Lord". !5 dias depois partiu.
Nos anos 90 dissera que se retiraria dos palcos mas a sua parceira e agente Kelley Linch, "lixou-lhe" 5 milhões de dólares e desapareceu, deixando-lhe um péssimo contrato com a Sony e sem dinheiro. Em 2011 recebe em Espanha o prémio Príncipe das Astúrias. Em 2012 volta aos álbum de estúdio e lança "Old Ideas". Vem actuar pela última vez a Portugal em 2013 no Pavilhão Atlântico num memorável concerto de mais de 3 horas. Em 2014 lança o 13º álbum de estúdio para comemorar os seus 80 anos "Popular Problems". A e.Onda Pop havia iniciado a sua trajectória umas semanas antes. Na rubrica "Novos Discos de Velhos Conhecidos" apresenta na OP nº 6 este álbum. Cohen sabia que o seu fim estava próximo, como afirma numa entrevista a um repórter do New Yorker, "Estou preparado para morrer, espero que não seja muito inconfortável".
O seu último álbum saído agora em Outubro teve o apoio na produão de seu filho Adam e chama-se "You Want It Darker" e a 1ª canção diz "I'm Ready to Die, my Lord". !5 dias depois partiu.
Leonard Cohen nunca casou e teve dois filhos, Adam Cohen (músico) e Lorca Cohen (a menina que herdou o nome da sua primeira paixão, Federico Garcia Lorca e é fotógrafa), ambos filhos da actriz Suzanne Elrod. Mas as mulheres foram muito importantes na sua vida. A norueguesa Marianne Ihlen que conheceu na ilha grega Hydra e com quem viveu 6 anos, depois teve um affair com Judy Collings que lançou as suas primeiras canções (OP nº 81). Um caso de engano no elevador do Chelsea Hotel em Nova York leva-o a uma noite estranha com Janis Joplin, daí a canção "Chelsea Hotel nº 2". Depois nos anos 70 viveu com a actriz e fotógrafa Suzanne Elrod (é ela que aparece na capa de "Death of Lady's Man"). Nos anos 80 conhece a francesa Dominique Issermann, ela era fotógrafa e realizou o seu primeiro video clip "Dance Me To The End Of Love". O álbum "I'm Your Man" foi-lhe dedicado. No início dos 90 com Rebecca de Mornay,uma actriz americana. Pediu-lhe que coproduzisse com ele o álbum de 92 "The Future" que lhe dedicou. Kellye Linch a sua agente e por vezes amante que lhe dirigiu os negócios durante 17 anos, terminando com uma limpeza total. Nos anos 2000 um caso com a sua cantora Anjani Thomas para quem escreveu e produziu um álbum.
Dias antes do desenlace final de Marianne, em Oslo, aos 81 anos de leucemia, o realizador e amigo de Marianne Jan Mollestad escreveu a Cohen em Julho de 2016 para que ele soubesse. Duas horas depois recebeu uma carta para Marianne onde lhe confessava mais uma vez todo o amor que tinha por ela, desejando-lhe uma boa viagem e que se esticasse a mão quase o tocaria porque ele em breve lhe iria fazer companhia. Segundo Jan quando lhe lia a carta ela esticou a mão e sorriu. Dois dias depois, 29 de Julho, morreu enquanto Jan lhe cantava "Bird On Wire". Beijou-a na testa e disse "So Long Marianne". Nos últimos tempos tinha feito novo arranjo para "So Long Marianne".
Dias antes do desenlace final de Marianne, em Oslo, aos 81 anos de leucemia, o realizador e amigo de Marianne Jan Mollestad escreveu a Cohen em Julho de 2016 para que ele soubesse. Duas horas depois recebeu uma carta para Marianne onde lhe confessava mais uma vez todo o amor que tinha por ela, desejando-lhe uma boa viagem e que se esticasse a mão quase o tocaria porque ele em breve lhe iria fazer companhia. Segundo Jan quando lhe lia a carta ela esticou a mão e sorriu. Dois dias depois, 29 de Julho, morreu enquanto Jan lhe cantava "Bird On Wire". Beijou-a na testa e disse "So Long Marianne". Nos últimos tempos tinha feito novo arranjo para "So Long Marianne".
No Cenário falamos de uma artista grega que visitava Portugal como convidada para o Festival da Canção a realizar no Monumental no dia 22 de Maio de 1970, Klio Denardou.
Nunca tínhamos ouvido falar dela. Apenas essa notícia a 46 anos de distância. Procurámos e encontrámos uma série de videos no You Tube, mas sempre com comentários em grego. Ou seja vimo-nos "gregos" para perceber fosse o que fosse. Apenas sabemos que pelo menos continuou cantando. Passou em 1964 pelo VI Festival da canção do Mediterrâneo e cantou uma canção do malogrado Luigi Tenco, "Ho Capito Che Ti Amo", que venceu o Festival, mas foi desclassificada quando se descobriu que Luigi Tenco já a tinha apresentado um mês antes na TV italiana. |
Então o Festival ficou sem o 1º lugar e o 2º foi "Kathe Ora Ke Kathe Mera" (Cada Dia e Cada Hora) também interpretado por ela em espanhol. Em representação de Malta cantou "Io Credo In Te" que ficou em 3º. Klio teve depois então uma vinda a Portugal em 70 como convidada ao Festival da Canção e nunca mais se ouviu falar dela. Assim colocamos um êxito seu de 69, "To Dendraki" que provavelmente cantou por cá. Continuou a cantar na Grécia e fez inclusivé um disco com canções do grande compositor grego, Mikos Theodorakis, o criador de "Zorba". Participou em vários filmes como "Beethoven Ke Bouzouki" com a canção "Karavia Alites" em 1965.
Os Cuff Links, grupo Pop/Rock americano, eram (sabemos hoje) mais um daqueles grupos de músicos de estúdio. Desta vez era Ron Dante o produtor que manejava os cordelinhos. Já o tinha feito com Os Archies e "Sugar, Sugar". Acreditando em composições da dupla Paul Vance e Lee Pockriss, lança primeiro ainda em 69, "Tracy" e diz-lhes que se obtiverem êxito lhes concede um álbum completo. O disco chega rapidamente a 4º lugar no Top americano e Paul e Lee apressavam-se a escrever mais canções. A capa não tihna nomes, nenhum músico estava identificado, isto porque se houvesse necessidade para actuações em público era mais fácil assim. Por vezes eram 9 músicos outras vezes eram 7. Grava-se então à pressa um álbum num dia e meio e onde se inclui também "When Julie Comes Around" que sairá depois em single. É essa canção que achámos piada e uma boa harmonia de vozes e entrara esta semana para o 20º lugar do nosso Top e que na semana seguinte saltaría para o 5º lugar. "Tracy " vendeu mais de 1 milhão de cópia, mas quando Don se dirigiu a Paul para lhe pagar os royalties, este negou-se dizendo que só o fazia se ele lhes gravasse um 2º álbum. Claro que deu estrilho e depois de muita confusão, lá pagou.Ainda gravam um 2º álbum sem o mesmo êxito, nem parecido. Em breve tudo isto era passado. Em 2010 o compositor cantor Michael "valentine" Ubriaco adquitiu os dirietos sobre os Cuff Links e ainda hoje faz espectáculos pelos Estados Unidos.