Roberta Lee Sreeker nasceu a 27 de Julho de 1944 em Chickasa Country, Mississipi, filha de mãe de descendência Portuguesa (os seus avós maternos eram Portugueses). Os seus pais separam-se logo após o seu nascimento e a mãe foi para a Califórnia. Ela foi criada pelos avós da quinta de Chickasa entre as vacas leiteiras que eram o sustento dos avós. Na casa havia um piano onde aos sete anos ela compôe a primeira canção "My dog Seargent is a good dog". Aprendeu a tocar banjo, viola e vibrafone. Aos 13 anos foi para Arcadia, Califórnia viver com a mãe e cursou o liceu em Palm Valley School.
Escolheu o seu nome artístico baseada num filme de 1952, "Ruby Gentry" que era uma menina pobre mas muito lutadora por aquilo em que acreditava. Começou a tocar em bares e clubes country e foi escutada por Bob Hope que a incentivou.
Depois foi ara Los Angeles cursar Filosoia e foração musical bastava-se a si própria tocando em Clubes Nocturnos. Também fez trabalhos como modelo.
Só em 1967 grava o seu primeiro single de country/rock "Mississipi Delta" com "Ode to Billie Joe" no lado B. As Rádios agarram logo o lado B, "Ode to Billie Joe" que tinha uma letra controversa, e as vendas disparam. A Capitol volta a relançar o disco mas com "Ode to Billie Joe" no lado A. A letra contava a estória de Billie Joe que se acaba por suicidar lançando-se da ponte Tallahathie, ponte essa que Bobbie cruzou um montão de vezes na sua terra. Ela nunca esclareceu quem era Billie Joe e dizia que era uma estoria bem real sendo indiferente quem fosse. Bobbie fez muitas parcerias com muitos artistas e com os Hollies foi mais uma delas.
Escolheu o seu nome artístico baseada num filme de 1952, "Ruby Gentry" que era uma menina pobre mas muito lutadora por aquilo em que acreditava. Começou a tocar em bares e clubes country e foi escutada por Bob Hope que a incentivou.
Depois foi ara Los Angeles cursar Filosoia e foração musical bastava-se a si própria tocando em Clubes Nocturnos. Também fez trabalhos como modelo.
Só em 1967 grava o seu primeiro single de country/rock "Mississipi Delta" com "Ode to Billie Joe" no lado B. As Rádios agarram logo o lado B, "Ode to Billie Joe" que tinha uma letra controversa, e as vendas disparam. A Capitol volta a relançar o disco mas com "Ode to Billie Joe" no lado A. A letra contava a estória de Billie Joe que se acaba por suicidar lançando-se da ponte Tallahathie, ponte essa que Bobbie cruzou um montão de vezes na sua terra. Ela nunca esclareceu quem era Billie Joe e dizia que era uma estoria bem real sendo indiferente quem fosse. Bobbie fez muitas parcerias com muitos artistas e com os Hollies foi mais uma delas.
A canção ( uma simples e monótona balada ) atingiu o Top Americano durante 4 semanas em Agosto de 67 e foi considerada a nº4 como das melhores do ano. Vendeu 3 milhões de discos em todo o Mundo. Em 2001 a revista Rolling Stone considerou-a como uma das 500 melhores canções do Mundo (? , a interrogação é nossa). O ãlbum "Ode to Billie Joe" destronou "Sgt Peppers Lonely Heart Club Band" dos Beatles do Topo da Billboard. Gentry ganhou 3 Grammy em 1967 e foi nomeada pela Academia de Música Country como a voz promessa do ano.
Em 1968 participou no Festival de San Remo com Al Bano na canção "La Siepe" de Vito Pallavcini e Massara. Das 24 apuradas e 14 selecionadas acabou ficando em 9º.
Juntamente com outros artistas tornou-se dona de um clube de basquetebol. O 2º álbum "The Delta Sweete" não teve grande êxito mas ainda obteve um disco de ouro na colaboração com Glen Campbell, aliás Bobbie colaborou com muitos artistas em shows de TV como Tom Jones, Andy Williams, Bobby Darin, os Hollies, etc.
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Em 1968 participou no Festival de San Remo com Al Bano na canção "La Siepe" de Vito Pallavcini e Massara. Das 24 apuradas e 14 selecionadas acabou ficando em 9º.
Juntamente com outros artistas tornou-se dona de um clube de basquetebol. O 2º álbum "The Delta Sweete" não teve grande êxito mas ainda obteve um disco de ouro na colaboração com Glen Campbell, aliás Bobbie colaborou com muitos artistas em shows de TV como Tom Jones, Andy Williams, Bobby Darin, os Hollies, etc.
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O seu álbum de "Touch 'em with Love" foi bem aclamado pela crítica e o single "I'll Never Fall in Love Again" escrito por Burt Bacharah e Hal David atingiu a 1ª posição no Reino Unido. Em Janeiro de 1970 também atinge a 6ª posição Estados Unidos, mas por Dionne Warwick. Ainda em 70 a sua "Fancy" atinge a 26ª posião no Country Top e a 31ª posição no Pop Top. Para ela "Fancy" era a sua canção pela libertação da mulher, pela igualdade e os seus direitos de abortar. Comercialmente não vendeu muito mas ganhou uma nomeação para o Grammy de melhor voz feminina. O seu sucesso cresceu na Alemanha, Holanda, Austrália e assina um contrato de um milhão de dólares para produzir e coreografar escrever e arranjar as músicas para um espectáculo em Las Vegas.
Nos anos 70 teve vários programas de TV tanto nos Estados Unidos como no Canadá. Em 76 foi rodado o filme "Ode to Bllie Joe" baseado na sua canção. Em 78 o seu single "He did me Wrong, But He id it Riht", falhou o Top e Bobbie decidiu retirar-se do mundo do espectáculo. As últimas vezes que aparece são no Natal de 78 e no dia da mãe de 1981. Casou 3 vezes e cada casamento não durou um ano. Do 3º nasceu o seu filho Tyler.
Nos anos 70 teve vários programas de TV tanto nos Estados Unidos como no Canadá. Em 76 foi rodado o filme "Ode to Bllie Joe" baseado na sua canção. Em 78 o seu single "He did me Wrong, But He id it Riht", falhou o Top e Bobbie decidiu retirar-se do mundo do espectáculo. As últimas vezes que aparece são no Natal de 78 e no dia da mãe de 1981. Casou 3 vezes e cada casamento não durou um ano. Do 3º nasceu o seu filho Tyler.
Nasceu em Turim a 23 de Agosto de 1945, o que significa que completou este ano 70 primaveras. Apesar de só medir um metro e meio fez logo a proeza de nascer com 6 kilos. De menina travessa e sardenta de 63/64 tornou-se uma artista de mão cheia que com a sua força interpretativa conquistou os jovens e seus pais. Todos gostavam da Rita. Ela começara a trabalhar para ajudar o pai que trabalhava na FIAT e em 1 de Setembro de 1962 em Ariccia num concurso para jovens desconhecidos ganha com a canção "Partida di Ballone" (The Soccer Game). O organizador do concurso era Teddy Reno que a vai ajudar a conseguir um contrato para gravar um álbum na RCA de nome "Rita Pavone" e o single "Partida di Ballone" que vende 1 milhão de cópias e se torna disco de ouro. Rita nunca mais parou. Ainda em 63 grava "Como te non c'e nessuno" e a versão mais espectacular de "Heart" dos americanos Barry Mann e Cynthia Weil, "Cuore". Para nós a versão mais aproximada de Rita é "Heart" pelo sul africano Gene Rockwell. Aliás a estória de "Heart é muito interessante e um caso de espionagem. Merece ser contada no final. Rita começa a actuar por todo o Mundo, desde as Américas à Europa de Leste, por toda a Europa incluindo Portugal. A Agência Portuguesa de Revistas cujo director era Mário de Aguiar, embora controlada pelo regime "salazarento" da época era a única forma de estar a par com alguns trabalhos que na música. cinema e teatro iam acontecendo. Do seu rol de revistas faziam parte a Plateia, a Crónica Feminina, os livros aos quadradinhos (banda Desenhada) e muitas outras. Em determinada altura também lançaram o Álbum da Canção. Rita foi uma das felizardas. Fotos, Letras, entrevistas, as suas actuações em Portugal e na Televisão. Toda a sua simpatia em evidência.
A maioria das suas canções eram "covers" que superavam os originais , não sabemos se pelo italiano ou pela sua força interpretativa. Nos Estados Unidos vai actuar ao famoso "Ed Sullivan Show" e foi tão bem recebida que de 64 a 70 passou por lá todos os anos. Em Espanha e no Brasil torna-se um ídolo. Em França actua no Olympia e realiza um dos seus sonhos. Conhecer pessoalmente Paul Anka com quem vem a gravar várias canções (inclusivé em alemão). Aliás acabará por fazer duos com os mais variados artistas como sejam, Tom Jones, Diana Ross, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Barbra Streisand, José Feliciano, Raphael e muitos mais. Até Elvis ficou impressionado com ela quando actuou em Memphis. Acabou também por ser actriz em meia dúzia de filmes. Em 1992 volta aos Estados Unidos e canta com Whitney Houstan, Frank Sinatra o Ballet Bolshoi e Cher em Atlantic City. "Heart" no Reino Unido atinge a 27º posição em 1966 e "You,Only You" a 21º em 67. "Remembe me" nos Etados Unidos atinge a 26º posição em 1964.
Quando da primeira vez no Brasil é escalado para actuar com ela o Conjunto The Clevers, rapaziada do liceu mas que tocava por música. Torna-se a sua banda para as digressões. Entretanto Rita começa a apaixonar-se pelo baterista Luís Franco Tomás "Netinho" e vai mesmo pedir ao seu manager que o leve para Itália. Netinho estava amedrontado e queria era tocar. Diz ,ou vão todos ou não vai nenhum. Foram todos. Porém ao fim de alguns meses ele mete-se com outra artista e levam uma corrida de volta ao Brasil. Os Clevers vêem depois a tornar-se Os Incrfíveis.
Não sabemos se essa situação a abalou mas em 68 acaba por annciar a sua intenção de casar com o seu manager, o também cantor Teddy Reno (19 anos mais velho). Amãefica muito assustada, vão casar à Suiça, pois Teddy era casado e em Itália o divórcio era proibido. Foi um escândalo. Em 69 nasce o 1º filho e em 72 o 2º, Giorgio. Neste ano já podem casar em Itália, o que fazem após o divórcio de Teddy. Desde o seu casamento que foram viver para Lugano na Suiça. Certo, certo é que hoje ainda são um casal feliz. As digressões os álbuns os filmes e peças de teatro, tudo vai passando por Rita. Em 93 os seus pais morrem num espaço de 3 meses. Em 95 actua no Teatro Romano de Verona numa peça de William Shakespeare "La Dodicesima Notte" (Twelth Night) fazendo o papel de Maria a camareira malvada. Não canta e recebe os maiores elogios da crítica. Em 97 sai um livro com uma autobiografia. Continua no teatro e na TV. Em 2003 desmaia nos ensaios de um programa na televisão. Levada ao Hospital é submetida a uma operação cardíaca. 3 meses depois já está operacional.
Rita em mais de 20 álbuns em italiano e 3 gravados nos Estados Unidos em inglês. Tem álbuns gravados em françês, espanhol e alemão e mais de 30 singles.
Em 2005 faz uma "Tornée" por toda Itália para terminar a sua carreira "La Mia Tavola Infinita" onde também aparece Teddy Reno e o filho Giorgio. Na TV o seu adeus é no programa da RAI 1 "L'Anno Che Verrá" a 29 de Dezembro. Em Março de 2006 tenta uma carreira política e concorre a Senadora, porém não é eleita. Hoje passa o tempo na sua casa na Suiça ou em Maiorca (Espanha). O seu filho Alex é jornalista da televisão Suiça e o mais novo, Giorgio segue as pisadas dos pais. Lidera o grupo Rock "George" e já tem dois CDs gravados. Recebeu um cnvite do Papa Francisco para uma audiência com ele a 12 de Fevereiro de 2014 o que muito a honrou e emocionou. Levou toda a família ( provaelmente o Papa recordava-se dela dos anos 60 quando ia à Argentina).
Em 2013 a sony resolveu lançar uma caixa com 2 CDs com 15 cançoes em inglês e outro em italiano. Depois lançou uma caixa de luxo com um LP em vinil , 2 CDs, um DVD e livro fotográfico. Rita acaboupor vir novamente a terreiro e apresentar-se ao púbico.
Continua fazendo programas na TV quer como jurada e cantando. O seu último "Tour" por Itália em 2014 terminou em Ontário no Canadá.
Em 2013 a sony resolveu lançar uma caixa com 2 CDs com 15 cançoes em inglês e outro em italiano. Depois lançou uma caixa de luxo com um LP em vinil , 2 CDs, um DVD e livro fotográfico. Rita acaboupor vir novamente a terreiro e apresentar-se ao púbico.
Continua fazendo programas na TV quer como jurada e cantando. O seu último "Tour" por Itália em 2014 terminou em Ontário no Canadá.
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ESPIONAGEM NA MÚSICA
"HEART" I HEAR YOU BEATING de BARRY MANN e CYNTHIA WEIL Corria o ano de 1963 e mais uma vez este duo de excelentes compositores lançavam mais uma canção. Desta vez a empresa detentora dos direitos entregou-a Bobby Darin com quem reservou os direitos de exclusividade. Bobby entregou-a a Wayne Newton que gravou na Capitol. Porém um dos engenheiros de som era amigo de Kenny Changler um cantor menor mas que buscava uma chance e este não fez mais nada. Desviou um acetato que entregou a Kenny e lhe recomendou que gravasse rápido. Changler gravava para a Laurie que rapidamente a produziu e lançou. Assim a cópia chegou ao mercado antes do original. Como devem ter calculado Bobby Darin ficou pior que estragado. |
Kenny apesar da gravação ser muito insípida e atabalhoada consegue atingir a 64 posição em 6 de Abril. Wayne Newton atinge a 82 posição em 27 de Abril. Rita Pavone também a grava em inglês e atinge a 27 posição no Reino Unido a 1 de Dezembro de 1966. Gene Rockwell consegue o 1º lugar na África do Sul e no LM Hit Parade em 1964.Par ficarem com uma ideia de quem eram os autores deixamo-vos algumas das suas canções. "You Lost That Loving Feeling", "You're My Soul and Inspiration", "Patches", "Blame it on the Bossa Nova", "I Just can't Help Beliving", "On Broadway", "You've Gotta Get Out of This Place", "Bless You", "Come Back Silly Girl" e "Walking in the Rain" .
Dos Bats já falámos diversas vezes, eram um conjunto ao nível de qualquer outro na Grã Bretanha. Aliás uma digressão que fizeram por lá tinham colocado o seu single "Listen to my Heart" no 7º lugar no Top da Rádio London. Por exemplo Pete Clifford tinha tocado para Dusty Springfield e apoiado John Mayal. Fizeram tours com Cat Stevans, The Troggs , The Tremeloes e The Kinks. Estiveram por diversas vezes em Moçambique e teremos oportunidade de falar mais deles em próximos números. Este ano tinham lançado uma canção que esteve 5 semanas em 1º na Parada da Onda e será seguramente uma das melhores do ano, "Rock Machine".
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The Dells foram um grupo norte americano formado em 1952 no liceu como El-Rays. Em 1954 gravam "Oh What a Night". Em 1958 devido a um grave acidente de automóvel o grupo desfaz-se. Voltam a juntar-se em 1960. Em 1965 quando assinam com uma nova editora é que mudam o nomepara Dells. Gravam novamente "Oh What a Night" e vendem um milhão de discos conseguindo um disco de ouro. A canção consegue entrar no Top 5 do R&B singles. Em 66 voltam à editora Chess e gravam o 1º álbum. A canção título do álbum, "Thee Is" vai ser o seu primeiro op 20 Pop Hit. Ray Charles ouviu-os e gostou contratamdo-os para as primeiras partes dos seus "Tours". Voltam a entrar no Top 20 com "I can sing a Rainbow-Love is Blue" (15º na BBC). Em 68 "Stay in my Corner" atinge o 10º lugar. Em 1969 voltam a editar "Oh What a Night" e voltam a vender um milhão de discos chegando a ser nbº1 no Top R&B e atinge o 10º lugar na Billboard Hot 100. De seguida gravam "Open in my Heart","Oh What a Night" e "On the Dock of the Bay". Em 71 conseguem mais um Top 100 no R&B com "The Love we had Stays inmy Mind". EM 74 mudam-se para a Mercury.
Em 80 atingem o Top R&B com "I Touched a Dream". Em 91 fafem a peça musical "The Five Heartbeats" baseada na sua própria vida. Voltam a entrar na Top R&B com "A Heart is a House For Love". Tornam-se um dos poucos grupos que conseguem estar no Top R&B durante 5 décadas seguidas. Em 2004 0 grupo entra ara o Vocal Group Hall of Fame e para o Rock and Roll Hall of Fame. O grupo continou a actuar até 2012 e a morte de um dos seus elementos ditou o seu fim.
The BONGO DOG DOO DAH BAND foi um grupo que nascu na Escola de Artes "Royal College of Arts" em Londes. Basicamente todos tocaam instrumentos de sopro. Em 1962 pertendiam ser um grupo humorista baseao no que se havia feito nos anos 20,e sendo todos virados para a área do Jazz, seguir ssa linha. Em 67 fecham contrato com a Liberty Records mas as primeiras gravações vendem muito pouco. De grupo de Jazz mais tradicional voltam-se para o Pop Psicadélico com um humor mrdaz e uma arte de vanguarda. Em 1968 entram num programa de televisão, tipo show de comédia, "Do Not Adjust Your Set" e os resultados foram muito bons. No entanto até aqui já o grupo tinha sofrido várias modificações. Bob um dos elementos tinha gravado com músicos de estúdios "Winchester Cathedral" e comenava. "Tenho m Hit e não tenho banda para o apresentar, podíamos ser os novos New Vaudevlle Band". Os outros não concordaram e Bob saíu e formou o "Bob Kerr's Whoopee Band". Com a mudança para o Pop Rock Pscadélico a popularidade da banda cresceu. Paul McCartney pede-lhes para aparececem na parte final do filme dos Beatles "Magical Mistery Tour" tocando "Death Cab for Cutie". Passaram a ser a banda residente do programa da tarde para crianças "Do Not Adjust You Set". Alguns dos fturos membros dos "Monty Python" sairam daqui. O primeiro álbum foi "Gorilla". Em 1968 lançam "I'm the Urban Spaceman" produzido por Paul McCartney e Gus Dudgeon sob o pseudónimo de "Apollo C. Vermouth". Os Beatles eam fãs do grupo.
A anarca "Trouser Press" baseada no coro progressivo dos Blues ("Twelve Bar Blue") com m solo de Roge Ruskin Spear era o deleite de muitos. Muitas das suas canções parodiavam políticos e eram de crítica social. Em 1969 lançam o 3ºálbm "Tadpoles" e aparecem n Festival da ilha de Wight. Em finais de 69 fazem um "Tour" pelos Estados Unidos e em Janeiro de 70 quando voltam dão o seu último espectáculo. Voltam a reunir-se para uma Gala na Universidade de Kent. Entretanto a editora em 72 tinha lançado o álbum "Let's Make Up and Be Friendly".Em 1988 voltam a reunir-se para apresentarem "No Matter who You Vote for the Government Always gets in (heigh ho)". No entanto o single só vem a sair em 92. Foi o último trabalho de Vivian Stanshall, ele vem a morrer em 95 num incêndio em sua casa. "Cool Britannia", um single do grupo vem a aparecer em 1990 na campanha de Tony Blair. De 2006 a 2008 voltam a juntar-se "no London Astoria para comemorar os 40 anos da banda. A 13 de Novembro de 2006 gravam no Astoria o álbum ao vivo "Westle Poodles ... And Win!" . E 2007 gravam o álbum de estúdio "Pour L'Amour des Chien". Em 2009 Whistle Vernon e Bob Kerr tocam "Bonzomania" e com o pianista David Glasson (ex. Whoopee Band) Fazem "The Three Bonzos and a Piano". Lançaram álbns em 2010 e em 2012. Innes fez "Tours" nos Estados Unidos e toca agora com os Idiot Bastard Band.
Fluido era um novo conjunto que parecia despontar no panorama nacional da música. A ideia era ser um projecto músico/cultural. Era a reunião de diversos músicos que vinham da Banda 4 que em 68 buscavam uma nova roupagem para a música portuguesa, tendo lançado um disco EP, agora que o psicadelismo avançava. Luís Romão, Paulo de Carvalho, Cristiano Semedo, Filipe Mendes e Edmundo Silva, eram um naipe de luxo. Dórdio Guimarães e Vasco Noronha foram os poetas convidados e Paulo de Carvalho fez as músicas. A "Idade dos Lilazes" até acabou por ter algum impacto, embora as Pseudo encicliopédias e biografias ié ié que andam por aí não lhes dão importância (parece que só falam dos que têm discos, será que um EP não é considerado um disco?) tanto a Banda 4 como o Fluído tiveram uma importância marcante nos conceitos e busca de novos caminhos, pelo que obrigatoriamente deveriam figurar em todos os compêndios, quer se goste ou não. Daí que Thilo Krasseman tenha apoiado o projecto, que vem a acabar logo em 1970 com o convite de Pedro Osório a Paulo de Carvalho para participar no Festival da Canção. Esta era uma das oportunidades pela qual Paulo esperava pois queria singrar numa carreira a solo.
Se fosse viva Edith Piaf faria hoje 19 de Novembro de 2015, 100 anos. Pelos vistos ela e Frank Sinatra tinham uma diferença de dias e são considerados "The Voices", masculina e feminina.
Edith teve uma vida bem difícil e lançou nomes como Yves Montand e Charles Aznavour. Embora já tenham passado mais de 50 anos sobre a sua morte (10 de Outubro de 1963) continua a ser recordada e aceite pelas novas gerações. Segundo o Guardian ela voltou a dar a identidade à França após a II Grande Guerra. Esta data também não nos podia passar desprecebida.
Edith teve uma vida bem difícil e lançou nomes como Yves Montand e Charles Aznavour. Embora já tenham passado mais de 50 anos sobre a sua morte (10 de Outubro de 1963) continua a ser recordada e aceite pelas novas gerações. Segundo o Guardian ela voltou a dar a identidade à França após a II Grande Guerra. Esta data também não nos podia passar desprecebida.
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A prmeira é uma canção dos anos 50 gravada pela primeira vez por João Maria Tudella (aliàs como todas as outras músicas desse mesmo disco. Aníbal Coelho era um jovem promissor de quem um dia falaremos e tinha aqui uma excelente interpreação nesta versão dos anos 60. Amélia Muge lançava em 1972 o seu primeiro disco a solo. Duas lindíssimas composições de nome "Natal", uma com poema de Reinaldo Ferreira e música de sua irmâ Teresa outra da autoria do Grande Raul Baza com acompanhamento e coros do seu conjunto.
É esta do conjunto que vamos ouvir a outra ficará para o próximo Natal. |
GIRA-DISCOS
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
Jose Feliciano é um portoriquenho que também completou 70 anos neste 2015. "Rain" foi a canção que o catapultou para a fama e até hoje nunca mais parou. Cego de nascença devido a um glaucoma congénito de muit jovem é introduzido na música. Torna-se um virtuoso da guitarra, consegue uma excelente interpretação de "Light My Fire" dos Doors, torna-se compositor e um artista muito viajado por todo o Mundo. Em Itália esteve diversas vezes também concorrendo ao festival de San Remo. Agora que estamos no Natal lembramos que um dos seus grandes êxitos foi precisamente uma canção de Natal e fim de ano, "Feliz Navidad". Agora que estamos no Natal será a melhor ocasião para fecharmos esta edição .