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Howard Victor Carpendale nasceu em Durban, África do Sul a 14 de Janeiro de 1946 e tornou-se um dos maiores cantores de música ligeira da Alemanha. Quando jovem jogava "cricket" mas era a música Pop que mais o fascinava. Em 64 teve um grupo,"The Kinsmen" ( com Barry Cline, Glen Turell e Mike Slavin). Ainda gravam 2 discos para a RCA, "Were We Too Young" e "Endless Sleep".
Em 1965 decide ir para Londres também como jogador de "crícket" mas apenas pensa na música. Em 66 a EMI gosta do seu estilo e assina com ele um contrato, grava os singles "Sweat Peas", "Tulips and Roses" e "Always Waiting". Depois disto agarra num grupo inglês de nome "Grateful Dead" (não os americanos) e vão fazer um Tour pela Alemanha. Aí visita a EMI Electrola, que fica muito impressionada com os seus discos e assina com ele um contrato. Daí que ele diga ser o dia 16 de Novembro o mais feliz da sua vida. A primeira canção que grava em Janeiro de 1967 é "Lebenslanglich" (Para Toda a Vida) que só vende 3000 discos nas primeiras semanas. Mas de seguida vai ao maior programa de TV alemão , o "Studio B" onde também participam Little Peggy Marsh e Udo Jurgens e na semana seguinte vende 30000 discos. Esta canção também irá atingir em 69 o top da lista da Rádio Mocidade em LM durante várias semanas. Escutemos então Endless Sleep e One More Dance in Blue.
Em 1965 decide ir para Londres também como jogador de "crícket" mas apenas pensa na música. Em 66 a EMI gosta do seu estilo e assina com ele um contrato, grava os singles "Sweat Peas", "Tulips and Roses" e "Always Waiting". Depois disto agarra num grupo inglês de nome "Grateful Dead" (não os americanos) e vão fazer um Tour pela Alemanha. Aí visita a EMI Electrola, que fica muito impressionada com os seus discos e assina com ele um contrato. Daí que ele diga ser o dia 16 de Novembro o mais feliz da sua vida. A primeira canção que grava em Janeiro de 1967 é "Lebenslanglich" (Para Toda a Vida) que só vende 3000 discos nas primeiras semanas. Mas de seguida vai ao maior programa de TV alemão , o "Studio B" onde também participam Little Peggy Marsh e Udo Jurgens e na semana seguinte vende 30000 discos. Esta canção também irá atingir em 69 o top da lista da Rádio Mocidade em LM durante várias semanas. Escutemos então Endless Sleep e One More Dance in Blue.
Se lerem o Dicionário desta Onda Pop, nas suas palavras ele diz. "Numa entrevista que dei à Rádio Luxemburgo a minha morada foi divulgada acidentalmente. Recebi mais de 10000 cartas e todas foram respondidas com uma foto autografada". Começou a actuar com nomes como Manfred Mann, Georgie Fame, Bee Gees, Marianne Faithfull, Mary Hopkins e por aí fora. No Natal de 68 os Beatles convidam-no para uma festa na Apple, "foi formidável", diz-nos. Grava depois "Quien Sera Carmencita" e "Obladi Oblada". O dia mais feliz da sua vida (à época) foi quando a Alemanha o classificou como o 4º cantor estrangeiro mais popular logo atrás de Tom Jones, Cliff Richard e Engelbert Humperdinck e à frente de Elvis Presley e Donovan. Estava lançada a sua carreira na Alemanha. Em 70 entra no filme "Musik, Musik - Da wackelt die Penne" (A Música Alivia a Dor) onde canta "Das Schoene Madelen von Seit" (A bonita Rapariga do Lado 1 ) que esteve mais de 15 semanas no top. Até 2012 entrou em 5 filmes. Em 71 filma "The School Rocks to the Musik.. e ainda "Krambombali". Em 1979 tem outro grande sucesso "Nachts Wenn Alles Schlaft" (À Noite Quando Tudo Está a Dormir, que ainda hoje é considerado como um dos 50 singles mais vendidos na Alemanha num só ano. Vence um festival na Alemanha com a canção "Tur an Tur Mit Alice" (Porta a Porta com Alice, "Ti Amo" também não pode ir a lado nenhum sem ter de a cantar. Tem cerca de 40 albuns gravados a maioria dos quais entrou no Top 10 alemão.
Em 2003 decide deixar o "Showbusiness", dedica-se então aos seus animais de estimação, dois simpaticos corcodilos. Em 2004 é-lhe atribuído um prémio de carreira que junta aos 7 já recebidos, onde está incluído o prémio "Golden Concert Ticket" recebido em 81, e instituido pela Sociedade Alemã de Casas de Espetáculo, por ter superado os 100000 espectadores. Mas em 2007 decide voltar às lides musicais e lança o álbum "20 Uhr 10". Daí até hoje continua a fazer concertos em que convida ou é convidado de outros artistas. Oferecemo-vos este video onde canta em 2013 com Helene Fisher dois dos seus êxitos, "Ti Amo" e "Hello Again". Quanto aos seus concertos na Alemanha para Outubro de 2015 e Fevereiro de 2016, saibam que os bilhetes já estão à venda.
Já temos publicado algumas notas sobre outros locutores da estação B do Rádio Clube de Moçambique, a chamada LM Radio que transmitia em inglês 24 h por dia. Falávamos de Glenn Smith no nº anterior e falámos já de Barry O'Donnour no nº 31, embora sem fazer destaque. Aproveitamos agora as entrevistas a Darryl Joostle e Reg de Beer para destacar a LM Radio. Já no nosso nº 5 havíamos aproveitado uma notícia de Cliff Richard para publicar uma foto na LM Radio em Lourenço Marques (hoje Maputo) onde estava ele e David Davies o "big Boss" da Rádio e que tinha imenso jeito para apresentar o LM Hit Parade que a maluquice adolescente do João Pedro fez preservar de 1 de Janeiro de 1965 a 3 de Novembro de 1968. Bendita maluquice.
A Radio em Lourenço Marques aparece em 1933 e em 1936 começa a transmitir também em inglês num canal próprio. Mais tarde constroi-se o palácio da Rádio e em 1947 David Davies é contratado para dinamizar a estação. Com o início da era do Rock nos anos 50 a estação ganha outra vivacidade e torna-se fundamental para a juventude tanto sul-africana como rodesiana ou moçambicana. Nos anos 60 o estilo similar às Rádios Piratas da Europa fá-la ganhar um filão de publicidade com excelentes jingles bem trabalhados pelos seus DJs.
A LM Radio, como é chamada, trabalha 24h por dia e passa a dispôr de um TOP 20 que virá a ser reconhecido pela revista Billboard como um dos melhores do Mundo. Sao todos estes homens que íamos entrevistando, os responsáveis por tal sucesso. Apresentamos um video com alguns dos jingles e programas da LM Radio
A Radio em Lourenço Marques aparece em 1933 e em 1936 começa a transmitir também em inglês num canal próprio. Mais tarde constroi-se o palácio da Rádio e em 1947 David Davies é contratado para dinamizar a estação. Com o início da era do Rock nos anos 50 a estação ganha outra vivacidade e torna-se fundamental para a juventude tanto sul-africana como rodesiana ou moçambicana. Nos anos 60 o estilo similar às Rádios Piratas da Europa fá-la ganhar um filão de publicidade com excelentes jingles bem trabalhados pelos seus DJs.
A LM Radio, como é chamada, trabalha 24h por dia e passa a dispôr de um TOP 20 que virá a ser reconhecido pela revista Billboard como um dos melhores do Mundo. Sao todos estes homens que íamos entrevistando, os responsáveis por tal sucesso. Apresentamos um video com alguns dos jingles e programas da LM Radio
Alguns destes locutores acabaram também eles gravando uma canção ou outra, mais como uma brincadeira, foi o caso de John Berks, Reg de Beer e Darryl Joostle. Vamos ouvir Darryl Joostle (que autografou a capa) que tomou o pseudómino Oom Gert em "Coo-Se-Coo" e Berks, Long John Berks em "Ek is' n Gé".
1955-1975 - A ÉPOCA DE OURO DO ROCK
Os melhores, mais criativos e mais importantes 21 anos da música tiveram início, gatinhando, em 1955 e terminaram em 1975, quando a música pop/rock/soul/jazz/country e folk atingiu a sua maioridade.
A base desta selecção dos 100 melhores álbuns de 1955 a 1975 comprova toda a importância desses anos, pois embora estando em análise álbuns dos últimos 60 anos (1955 a 2015), só esses 21 anos representam na "Rolling Stone" (64 álbuns em 100 escolhidos), na "Mojo" (59 de 100), na "Q" (54 de 100), na "Billboard" (42 em 100) e na "NME" (33 em 100) e na escolha dos rockeiros do mundo inteiro através do site "Rate Your Music" (62 em 100).
Os melhores, mais criativos e mais importantes 21 anos da música tiveram início, gatinhando, em 1955 e terminaram em 1975, quando a música pop/rock/soul/jazz/country e folk atingiu a sua maioridade.
A base desta selecção dos 100 melhores álbuns de 1955 a 1975 comprova toda a importância desses anos, pois embora estando em análise álbuns dos últimos 60 anos (1955 a 2015), só esses 21 anos representam na "Rolling Stone" (64 álbuns em 100 escolhidos), na "Mojo" (59 de 100), na "Q" (54 de 100), na "Billboard" (42 em 100) e na "NME" (33 em 100) e na escolha dos rockeiros do mundo inteiro através do site "Rate Your Music" (62 em 100).
Esta é uma lista dos 100 melhores álbuns dessa época de ouro, compilada por nós segundo as classificações das listas dos melhores álbuns de 1955 a 1975, elaboradas pelas conceituadas revistas musicais ("Rolling Stone", "Billboard", "NME", "Mojo" e "Q"), para além da sempre importante opinião dos apreciadores, ouvintes e compradores de música Rock/Pop/Country/Soul/Folk ou Jazz, através do site "Rate Your Music".
Diferentes critérios de avaliação, diferentes opiniões, diferentes fontes de pesquisa, mas o resultado é sempre o mesmo: 21 anos que mudaram a música para sempre - 1955 a 1975.
Diferentes critérios de avaliação, diferentes opiniões, diferentes fontes de pesquisa, mas o resultado é sempre o mesmo: 21 anos que mudaram a música para sempre - 1955 a 1975.
8 -
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7 -
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6 -
THE BEATLES -
REVOLVER Parlophone (1966) |
5 -
PINK FLOYD -
THE DARK SIDE OF THE MOON Harvest (1973) |
OS BEATLES VÃO FILMAR "LORD OF THE RINGS" DE J. R. R. TOLKIEN
Era esta a notícia que dávamos em Mundo Pop. Afinal o que aconteceu ao Senhor dos Anéis ?
Tolkien escrevera o livro em 1954 e já em 57 fora abordado no seu gabinee na Universidade onde era Catedrático de Língua Inglesa e Literatura, por Forrest J. Ackerman para que considerasse a passagem da triologia de Hobbit para a tela. John Lennon andava entusiasmado e fez várias tentativas para falar com Tolkien e conseguir os direitos do livro que jávendera 150 000 milhões de exemplares em todo o Mundo. John estava at´a preparar o guião e falara com Stanley Kubrick (2001 Odisseia no Espaço) para o realizar. Decidira que ele faria de Gollum, Paul seria Frodo e Ringo o seu amigo Sam, enquanto George faria de Gandalf. Stanley não estava no entanto muito convencido.Também JRR não estava pelos ajustes.
Peter Jackson que levantou a história pergunta. E se os Beatles teêm feito o filme ? Que boas canções teriam escrito ? E perguntamos nós, alguma deste tipo ou mais imaginação,e a loucura seria esta ?
Era esta a notícia que dávamos em Mundo Pop. Afinal o que aconteceu ao Senhor dos Anéis ?
Tolkien escrevera o livro em 1954 e já em 57 fora abordado no seu gabinee na Universidade onde era Catedrático de Língua Inglesa e Literatura, por Forrest J. Ackerman para que considerasse a passagem da triologia de Hobbit para a tela. John Lennon andava entusiasmado e fez várias tentativas para falar com Tolkien e conseguir os direitos do livro que jávendera 150 000 milhões de exemplares em todo o Mundo. John estava at´a preparar o guião e falara com Stanley Kubrick (2001 Odisseia no Espaço) para o realizar. Decidira que ele faria de Gollum, Paul seria Frodo e Ringo o seu amigo Sam, enquanto George faria de Gandalf. Stanley não estava no entanto muito convencido.Também JRR não estava pelos ajustes.
Peter Jackson que levantou a história pergunta. E se os Beatles teêm feito o filme ? Que boas canções teriam escrito ? E perguntamos nós, alguma deste tipo ou mais imaginação,e a loucura seria esta ?
As razões do não de Tolkien não são conhecidas, mas especula-se que Tolkien que comprara uma casa em Oxford's Sandfield Road em 1953 por recomendação médica para que sua mulher Edith pudesse estar num lugar tranquilo e sem poluição, estivesse bastante irritado porqe nos anos 60 o local começou a tornar-se muito poluído. Escreve ele ao amigo Christopher Bretheilton dizendo que o lugar se está a tornar infernal pelo barulho dos cães, rádio, TV, scooters e carros buzinando e mais ainda porque três casas adiante está um grupo de "beatles" a fazer uma barulheira até altas horas da madrugada. Outra razão poderia ser que se os Beatles fizessem o filme as personagens desvaneciam-se porque toda a gente só veria ali os Beatles, o que alteraria a estória.
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O que é certo é que após a tentativa falhada de Forrest, o editor da revista "Monsters of Filmland" até 67 não mais se falou no assunto. Depois produtores como Sam Gelfman e Gabe Katzka, a United Agents iniciaram negciações com Tolkien chegando mesmo a ter já um contrato com mais de 50 folhas, tambem a Apple Films embalada pelos sucessos de "Help", "A Hard Days Night" e "Yellow Submarine" entrou na corrida. Quando todo o mundo adulava e logiava os Beatles, um homem opôs-se-lhes e disse-lhes Não.
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Morte de Isilda Maria
Também neste Mundo Pop dávamos a triste notícia da morte da angolana Isilda Maria de quem já havíamos falado na OP nº 13 e entrevistado na OP nº 30
PROCURANDO AS RAÌZES DA CANÇÃO PORTUGUESA
Tentávamos incentivar e desenvolver a produção de música em português, dar relevo aos artistas da "casa" e tentar que houvesse intercâmbio entre as diversas cidades de Moçambique. Zito que já aqui entrevistámos na OP nº 5, Berta na OP nº 13 e as Irmãs Muge Opº 3 eram na época dos mais populares a par de Techa (OP nº 16). Todos gravaram discos menos Berta Laurentino que o esteve para fazer uma meia dúzia de vezes e estranhamente tudo falhava à última da hora. Zito continuou a cantar até recentemente e das irmãs Amélia ainda está no topo.
Todos eles cantaram canções dos pops Luís Arriaga e José Manuel Santos (hoje de parabéns por entrar na Route 66 da vida).
Todos eles cantaram canções dos pops Luís Arriaga e José Manuel Santos (hoje de parabéns por entrar na Route 66 da vida).
Zito depois da independência de Moçambique fez uma homenagem ao fado em Lourenço Marques a que chamou "Adega da Madragoa" a célebre casa de Fados de Eulália Duarte no Clube dos Lisboetas e que aqui apresentamos.
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GIRA-DISCOS
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
O original de I'd Rather Go Blind é de Etta James, cantora de quem gostamos muito, daí que tivéssemos optado pelo seu video como forma de homenageá-la. Etta lançou a canção em 67 e em 69 os Chicken Shack foram recuperá-la e tiveram também grande sucesso, especialmente pela voz de Christine Perfect que mais tarde se virá a chamar Christine McVie quando casa com John McVie dos Fleetwood Mac para onde se mudára. No Mp3 podem então ouvir os Chicken Shack.