EDITORIAL - Na página escrita em Setembro de 1970 a vida corria normal. A edição "e" foi apanhada pela Pandemia Corona Vírus. Fez 50 anos que morreu Jimmy Hendrix uma altura boa para lhe prestarmos homenagem. Falávamos também de Neil Diamond e até ele transformou o Sweet Caroline para alertar do "Covid". Os novos conjuntos que queriam fazer sucesso traziam a assinatura do grande Don Krishner, um quase desconhecido, mas tão só e apenas o criador dos Monkees e dos Archies. Um homem que merece também a nossa homenagem. Como resultado aparece-nos Olivia Newton John, daí a sua história. Depois Hot Chocolate, numa carreia deliciosa. Depois as homenagens a um dos criadores do Rock & Roll e que nos deixou, Little Richard, por infelicidade também Ennio Morricone que não podíamos deixar passar despercebido e ainda por ter adoptado como sua musa a extraordinária Dulce Pontes (mais conhecida lá fora do que em Portugal). Finalmente por fazermos questão de também nós querermos comemorar os 100 anos da nossa Diva Amália Rodrigues e para vos transmitir o gosto que tive em passar 3 dias na sua casa no Brejão. De Aretha Franklin já falámos no nº 96 e de Luc Barreto no nº 103. A visita a Nampula era do conjunto Inflexos e deles falámos nos nºs 8 e 9. A infeliz morte de Tó Maria Vinhas assim como a de São Larsen do Conjunto Feminino de Lourenço Marques chegaram no fecho da página. Serão homenageados na próxima. Hoje a Homenagem é ao centenário de Amália Rodrigues.
Jonny Allen Hendrix, nasceu em Seattle, Estados Unidos a 27 de Novembro de 1942 e faleceu aos 27 anos em Londres a 18 de Setembro de 1970 pratiamente duas semanas depois de ter estado no Festival da Ilha de Wight (OP nº 103). Embora nascido nos Estados Unidos começa por se tornar famoso na Europa. Exímio guitarrista, cantor e compositor desenvolveu uma sonoridade própria que muito vai contribuir para o desenvolvimento do Punk e do Hard Rock.
Hendrix teve uma vida difícil ( a sua mãe teve-o aos 17 anos). Os seus pais divorciaram-se em 1951 e ficou ele a cuidar do irmão mais novo. A sua mãe faleceu em 1958 na sua adolescência. Muito chegado à avó materna Johnny recebeu dela não só o carinho mas também todo o orgulho de pertencer a uma raça nativa ainda com sangue índio Cherokee. Um dia trabalhando como pai descobriu um cavaquinho (instrumento português levado para o Haway no século XVII e que lá toma o nome de Ukelele) que tinha apenas uma corda. Foi o bastante para o deixar apaixonado por aquele tipo de instrumento. Um dia conseguiu juntar com grande sacrifício 5 dólares e comprou uma viola acústica. Autodidata acabou tocando com várias bandas em Seattle. Mais tarde alistou-se como voluntário no exército e serviu como parauedista na 101st Airborne Divison em Fort Campbell a 80 Km de Nashville. num salto fracturou um tornozelo e foi dispensado. Não havia passado um ano. Hendrix dizia que o som assobiando nos seus saltos o inspiravam musicalmente.
Hendrix teve uma vida difícil ( a sua mãe teve-o aos 17 anos). Os seus pais divorciaram-se em 1951 e ficou ele a cuidar do irmão mais novo. A sua mãe faleceu em 1958 na sua adolescência. Muito chegado à avó materna Johnny recebeu dela não só o carinho mas também todo o orgulho de pertencer a uma raça nativa ainda com sangue índio Cherokee. Um dia trabalhando como pai descobriu um cavaquinho (instrumento português levado para o Haway no século XVII e que lá toma o nome de Ukelele) que tinha apenas uma corda. Foi o bastante para o deixar apaixonado por aquele tipo de instrumento. Um dia conseguiu juntar com grande sacrifício 5 dólares e comprou uma viola acústica. Autodidata acabou tocando com várias bandas em Seattle. Mais tarde alistou-se como voluntário no exército e serviu como parauedista na 101st Airborne Divison em Fort Campbell a 80 Km de Nashville. num salto fracturou um tornozelo e foi dispensado. Não havia passado um ano. Hendrix dizia que o som assobiando nos seus saltos o inspiravam musicalmente.
Dedicou-se então inteiramente à música. Chegou a ser músico de BB King e de Little Richard ( que morreu este mês) em 1965. Já gravara com os Isley Brothers, "Testify".
Seu primeiro contrato foi com o empresário de Curtis Knight, Ed Chaplin em que recebia um dólar por actuação e 1% de direitos de gravação. Mas em 1966 cria o seu próprio grupo Jimi James and The Blue Flames. Ficam a tocar no Café Wha? em Nova York. Aqui conhece outros excelentes músicos dos quais destaco Frank Zappa. Foi Zappa que o introduziu no pedal Wha Wha e Hendrix virá a tornar-se um expert do pedal Wha Wha. É no Cafe Wha que Chas Chandler, o baixista dos The Animals o descobre e fica encantado com o seu som. Propôe-lhe que vá com ele para Inglaterra onde lhe augura um futuro brilhante. Estamos na época da "British Invasion" nos Estados Unidos com os Beatles, os Hollies, os Animals e Rolling Stones a dar cartas. Em Londres leva-o ao seu produtor musical e ajuda-o a formar The Jimi Hendrix Experience com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Michell. Logo que inicia as suas apresentações ganha um batalhão de fãs e encanta Eric Clapton, Jeff Beck os Who e até os Beatles. Faz um contrato com a Track Records e grava o primeiro single, "Hey Joe". O êxito chega.
Seu primeiro contrato foi com o empresário de Curtis Knight, Ed Chaplin em que recebia um dólar por actuação e 1% de direitos de gravação. Mas em 1966 cria o seu próprio grupo Jimi James and The Blue Flames. Ficam a tocar no Café Wha? em Nova York. Aqui conhece outros excelentes músicos dos quais destaco Frank Zappa. Foi Zappa que o introduziu no pedal Wha Wha e Hendrix virá a tornar-se um expert do pedal Wha Wha. É no Cafe Wha que Chas Chandler, o baixista dos The Animals o descobre e fica encantado com o seu som. Propôe-lhe que vá com ele para Inglaterra onde lhe augura um futuro brilhante. Estamos na época da "British Invasion" nos Estados Unidos com os Beatles, os Hollies, os Animals e Rolling Stones a dar cartas. Em Londres leva-o ao seu produtor musical e ajuda-o a formar The Jimi Hendrix Experience com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Michell. Logo que inicia as suas apresentações ganha um batalhão de fãs e encanta Eric Clapton, Jeff Beck os Who e até os Beatles. Faz um contrato com a Track Records e grava o primeiro single, "Hey Joe". O êxito chega.
De seguida seguem-se "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary". Qualquer delas atinge o TOP TEN da BBC. 1967 foi o ano de arranque para a sua consagração, tinha 24 anos. Ainda nesse ano saíu o seu álbum "Are You Experienced" que mistura baladas com blues e som psicadélico. O álbum apenas não chega a 1º porque coincide com o lançamento do álbum dos Beatles "Sgt Pepper Lonely Heart Club Band". Hoje está considerado como um dos melhores álbuns de Rock de todos os tempos. Numa exibição a 31 de Março de 1967 no Astor Theatre em Londres, Hendrix sentindo que o público não estava satisfeito lançou fogo à guitarra o que pôs o público em delírio. Essa cena mal calculada valeu-lhe valentes queimaduras e a destruição de dois amplificadores. Isto tornou-se uma imagem de marca e vai fazê-lo mais vezes. A sua primeira apresentação num Festival foi em 67 no Festival de Monterey no Canadá. Paul McCartney foi um dos impulsionadores para a sua participação.
Em Monterey volta a incendiar a viola e partiu-a. Tocou com os dentes e nas costas. Arrasou. No filme "Monterey Pop" de Pennebaker é um excelente testemunho. Em Dezembro de 67 sai o álbum "Axis, Bold As Love". Hendrix vai viver com a namorada Katty Etchingham para uma casa em Londres mesmo ao lado da antiga casa do compositor Friedric Handel. O consumo de álcool e drogas começam a criar-lhe problemas com o baixista Noel e na digressão a Estocolmo a 4 de janeiro de 1968 é preso por ter destruído o quarto do Hotel por estar embriagado. Quando grava o álbum "Electrical Ladyland", mais experimental e eléctrico Hendrix sente-se pressionado pela editora que quer trabalhos mais comerciais, embora "Voodoo Child" tenha sido um êxito.
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Decide voltar para os Estados Unidos e construir o seu estúdio em Nova York. Porém surgiram vários problemas e o mesmo só fica completo em 1970. Já em 68 Jimi começou a arranjar problemas nas gravações, querendo repeti-las mesmo quando Chas Chandler lhe dizia que estavam óptimas. Chandler não só desistiu de ser o seu produtor como acabou vendendo a sua participação no estúdio a outro sócio, Michael Jeffrey (ex manager dos Animals). Dizem que ele teve influência negativa sobre Hendrix além de lhe ter roubado muito dinheiro. Hendrix acabou colaborando com músicos como Chris Wood, Dave Mason, Steve Winwood e Buddy Miles (ex organista de Bob Dylan) e Al Kooper.
Em 69 Hendrix acaba se desentendendo de vez com Noel e o grupo termina. Também no início de Janeiro é acusado de arrogância pelos produtores da TV da BBC 1 quando no programa "Happening For Lulu" tocou "Sunshine Of Your Love"
A 3 de Maio é preso no Aeroporto de Toronto por transportar Heroína consigo. Após uma fiança de 10 mil dólares é posto em liberdade. Após o fim do Jimi Hendrix Experience em junho de 69 ele forma em Agosto os Gipsy Suns And Rainbows para tocar em Woodstock. O grupo era constituído ainda por Mitch Mitchell na bateria, Billy Cox no baixo, Larry Lee no ritmo e Jerry Velex e Juma Sultan na percussão. Sob forte dose de LSD, Hendrix tocou o Hino Americano numa versão super estilizada e intercalando sons de metralhadora, bombas e guerra, tudo com a sua viola. A polémica foi grande mas ele apenas disse que para ele foi um momento mágico. Ainda em 69 o grupo termina e ele forma a Band Of Gipsys com os seus velhos amigos Buddy Miles e Billy Fox. Dá quatro concertos na véspera do Ano Novo. Os Concertos foram gravados e guardam a memória de um dos seus melhores Concertos ao vivo, especialmente uma versão de 12 minutos de "Machine Gun", o seu grito anti-guerra. Em 28 de Janeiro de 1970 no Madison Square Garden , entrou no Concerto para a Paz no Vietnam, chamado de Festival de Inverno para a Paz. O seu empresário Michael Jeffrey deu-lhe ácido para acelerar a sua performance. Apresentaram-se também os BS&T, os Pc. P. & M, harry Belafonte, The Rascals e muitos mais. Em 26 de Julho dá um Concerto na sua cidade natal, Seattle, no Sick's Stadium.
A 3 de Maio é preso no Aeroporto de Toronto por transportar Heroína consigo. Após uma fiança de 10 mil dólares é posto em liberdade. Após o fim do Jimi Hendrix Experience em junho de 69 ele forma em Agosto os Gipsy Suns And Rainbows para tocar em Woodstock. O grupo era constituído ainda por Mitch Mitchell na bateria, Billy Cox no baixo, Larry Lee no ritmo e Jerry Velex e Juma Sultan na percussão. Sob forte dose de LSD, Hendrix tocou o Hino Americano numa versão super estilizada e intercalando sons de metralhadora, bombas e guerra, tudo com a sua viola. A polémica foi grande mas ele apenas disse que para ele foi um momento mágico. Ainda em 69 o grupo termina e ele forma a Band Of Gipsys com os seus velhos amigos Buddy Miles e Billy Fox. Dá quatro concertos na véspera do Ano Novo. Os Concertos foram gravados e guardam a memória de um dos seus melhores Concertos ao vivo, especialmente uma versão de 12 minutos de "Machine Gun", o seu grito anti-guerra. Em 28 de Janeiro de 1970 no Madison Square Garden , entrou no Concerto para a Paz no Vietnam, chamado de Festival de Inverno para a Paz. O seu empresário Michael Jeffrey deu-lhe ácido para acelerar a sua performance. Apresentaram-se também os BS&T, os Pc. P. & M, harry Belafonte, The Rascals e muitos mais. Em 26 de Julho dá um Concerto na sua cidade natal, Seattle, no Sick's Stadium.
Em Agosto toca no Festival da Ilha de Wight (OP nº 103) com Cox e Mitchell e volta a tocar "Machine Gun" desta vez com 18 minutos. A 6 de Setembro tem início uma digressão na Alemanha e é insultado e recebido com vaias pelos fãs em Fehman. Billy Cox decide regressar aos Estados Unidos terminada a pequena digressão. Hendrix tinha preparado um novo projecto a iniciar depois da digressão com Greg Lake (acabado de sair dos King Crimson) e Keith Emerson. Greg queria formar um novo grupo e convidou Mitch. Este recusou mas informou Jimi que disse que gostaria de tocar com eles. Convidaram então o baterista Carl Palmer. Iriam formar o grupo HELP (Hendrix, Emerson, Lake e Palmer). Jimi morreu na semana seguinte. mas a grande banda de Rock progressivo felizmente continuou como EL&P, um dos grandes grupos de que ninguém esquece o extraordinário "Lucky Man".
A sua morte nunca foi muito bem explicada. Sabe-se que ele estivera numa festa com a namorada Monika Dannerman e que saíu para o Hotel Samarkand em Notting Hill (Londres) já na madrugada do dia 18 de Setembro. A namorada alegou que ele tinha tomado 9 comprimidos de um remédio que ela utilizava para adormecer. O médico diz que ele se asfixiou no seu próprio vómito composto por vinho tinto, que teria bebido em excesso. A polícia disse que ele se encontrava sozinho no quarto e que quando lá chegaram ele já estaria morto há algum tempo.
A sua morte nunca foi muito bem explicada. Sabe-se que ele estivera numa festa com a namorada Monika Dannerman e que saíu para o Hotel Samarkand em Notting Hill (Londres) já na madrugada do dia 18 de Setembro. A namorada alegou que ele tinha tomado 9 comprimidos de um remédio que ela utilizava para adormecer. O médico diz que ele se asfixiou no seu próprio vómito composto por vinho tinto, que teria bebido em excesso. A polícia disse que ele se encontrava sozinho no quarto e que quando lá chegaram ele já estaria morto há algum tempo.
Eric Burdon encontrou letras de canções que Hendrix teria escrito e concluíu que ele teria cometido suicídio. A 1ª namorada de Jimi, Kathy, acusou Monika de difamação num processo de 1996. Monika suicidou-se. O seu último namorado, Uli jon Roth (ex Scorpions) disse que ela teria sido assassinada. O médico que assistiu Hendrix no dia da morte veio mais tarde dizer que não descartava a hipótese de ele ter sido assassinado. Teria sido o empresário Mike Jeffrey a mandar um grupo ao Hotel e obrigado Jimi a beber até se asfixiar. Havia vinho por todo o lado, nos pulmões, no chão, na cabeça. Dizem que Jeffrey teria confessado tudo em 1971 porque tinha uma apólice de seguro de Jimi no valor de 2 milhões de dólares. Jeffrey morreu em 1973 num desastre de avião.
Depois da sua morte foram lançados os álbuns "Crash Landing" e "Midnight Lightning" pelo produtor Alan Douglas aproveitando perto de 300 canções compostas por Jimi. Em 1972 o produtor Joe Boyd também lançou um documentário que incluía imagens de Monterey, Berkeley e Wight e que esteve em cartaz muito tempo a nível mundial. Depois saíu mais um álbum com execuções ao vivo nos Estados Unidos, "Rainbow Bridge". Com o avanço do CD toda a sua obra foi relançada em CD, umas vezes com menos outras com mais qualidade.
Só na década de 90 o pai de Hendrix conseguiu recuperar os direitos e propriedades de seu filho. Ele e a sua filha Janie fazem então a " Experience Hendrix" uma empresa para promover e cuidar dos trabalhos de Jimi. Trabalharam com o 1º Engenheiro de Jimi, Eddie Kramer e começaram o relançamento de toda a sua obra. Al Hendrix ficara de imediato detentor dos direitos e royalties do filho mas confiou-os a um Advogado que o enganou convencendo-o a vender esses direitos a algumas companhias todas pertencentes ao próprio advogado. Em 1993 Al processou o advogado por administração incompetente. Quem o financiou foi Paul Aller, um dos fundadores da Microsoft e grande fã de Hendrix. Em 1995 Al recuperou todo o património. Al Hendrix faleceu em 2002 aos 82 anos. A meia irmã de Jimi, Janie continuou com a empresa. Em 2004 o meio irmão de Jimi , Leon processou a irmã por ter ficado fora da herança, exigindo a sua parte. Entretanto parte da herança foi doada ao Instituto Live Aid. Dos seus companheiros Mitch Mitchall faleceu em 2008. Larry Lee faleceu em 2007. Noel Redding faleceu em 2003. Bily Cox tem 80 anos. Juma Sultam tem 87 anos e Jerry Velez 72.
Depois da sua morte foram lançados os álbuns "Crash Landing" e "Midnight Lightning" pelo produtor Alan Douglas aproveitando perto de 300 canções compostas por Jimi. Em 1972 o produtor Joe Boyd também lançou um documentário que incluía imagens de Monterey, Berkeley e Wight e que esteve em cartaz muito tempo a nível mundial. Depois saíu mais um álbum com execuções ao vivo nos Estados Unidos, "Rainbow Bridge". Com o avanço do CD toda a sua obra foi relançada em CD, umas vezes com menos outras com mais qualidade.
Só na década de 90 o pai de Hendrix conseguiu recuperar os direitos e propriedades de seu filho. Ele e a sua filha Janie fazem então a " Experience Hendrix" uma empresa para promover e cuidar dos trabalhos de Jimi. Trabalharam com o 1º Engenheiro de Jimi, Eddie Kramer e começaram o relançamento de toda a sua obra. Al Hendrix ficara de imediato detentor dos direitos e royalties do filho mas confiou-os a um Advogado que o enganou convencendo-o a vender esses direitos a algumas companhias todas pertencentes ao próprio advogado. Em 1993 Al processou o advogado por administração incompetente. Quem o financiou foi Paul Aller, um dos fundadores da Microsoft e grande fã de Hendrix. Em 1995 Al recuperou todo o património. Al Hendrix faleceu em 2002 aos 82 anos. A meia irmã de Jimi, Janie continuou com a empresa. Em 2004 o meio irmão de Jimi , Leon processou a irmã por ter ficado fora da herança, exigindo a sua parte. Entretanto parte da herança foi doada ao Instituto Live Aid. Dos seus companheiros Mitch Mitchall faleceu em 2008. Larry Lee faleceu em 2007. Noel Redding faleceu em 2003. Bily Cox tem 80 anos. Juma Sultam tem 87 anos e Jerry Velez 72.
Neil Leslie Diamond, já contamos a sua história na Onda Pop nº58, nasceu em Nova York a 24 de Janeiro de 1941 no bairro de Brooklin. É filho de uma família judia que emigrada da Rússia e da Polónia. Fez o Erasmus hall High School e foi membro do Freshman Chorus juntamente com Barbra Streisand (OP nº 34). Depois passou para o Abraham Lincoln High School. Quando fez 12 anos recebeu de presente uma viola. E foi num acampamento para crianças judias, o Surprise Lake Comp aos 16 anos, que Pete Seeger foi dar um concerto e o despertou para a música. Alguns dos seus colegas cantaram e tocaram canções da autoria deles para Seeger ouvir. Pensou logo que poderia vir a fazer o mesmo. Foi ter lições de viola e começou a compôr. Uma das suas primeiras canções gravou com um colega de escola fazendo o duo Neil and Jack, uma espécie de Everly Brothers. gravou dois discos sem êxito mas a Columbia gostou e fez contrato com ele. Os discos gravados não disparavam embora a revista Billboard tenha feito excelentes considerações de "Clown Town". A Columbia põe-no a escrever canções durante sete anos. . Em 1965 Neil consegue o seu primeiro Top 20 com a canção "Sunday And Me" pelos Jay and The Americans. Em 66 o topo é atingido pelos The Monkees e "I'm A Believer" que vende 9 milhões de discos. Mas a estes êxitos temos de juntar canções como "I'll Got the Feelin'", "Girl Will Be a Woman Soon", "I'll Come Running", "The Boat That I Row", "A Little Beat Me A Little Beat You", "Red Red Wine". Jay And the Americans, Bobby Vinton, Andy Williams, Cliff Richard, Elvis Presley, Lulu e outros cantaram as suas canções. Neil dizia que ele não tinha capacidade para gravar tudo o que produzia e havia gente melhor que ele para gravar a maioria das canções.
O seu primeiro grande êxito só aparece em 1966 quando faz contrato com a Bang Records, uma subsideária da Atlantic, "Solitary Man". Depois aparecem "Cherry Cherry" e "Kentucky Woman". Fez os primeiros concertos como primeira parte para os Hollies ou os Who. Depois quis gravar canções menos comerciais, como "Shilo" que falava da guerra civil. Como a editora não concordava e pagava mal os royalties acabou por deixá-la. Em Março de 68 assina com a UNI que fazia parte da Universal Pictures, mais tarde titulada pela MCA (dando depois a Universal Records). O primeiro single foi fiasco, "Velvet Gloves and Spit". Em 1969 muda-se para Los Angeles e é lá que se lança a sério com "Sweet Caroline", "Holy Holy" e "Cracklin' Rose" em 1970, razão porque estava na Onda. A Estação B do RCM nesta época promovia 3 canções de Neil Diamond. "Solomeion" da Trilogia Africana, "Cracklin' Rose" e "Solitary Man". Em 71 Neil estava no auge. Em Los Angeles no "Greek Theatre" deu 7 espectáculos esgotados e memoráveis com altos elogios de toda a Imprensa. Foi a primeira vez que se utilizou um som stereo no espectáculo e uma orquestra de 35 músicos. Em Agosto de 72 volta a dar 10 espectáculos no Greek que que voltam a esgotar e encantar. sai o álbum duplo ao vivo "Hot August Night". Em 72 "Sung, Sung Blue" vai outra vez a 1º no Top como o fora "Sweet Caroline". Ainda no fim de 72 no "Winter Garden Theatre" em Nova York faz 20 espectáculos que esgotam os 1600 lugares. A última vez que um artista a solo lá actuara com tanto êxito foi nos anos 20 do século passado por Al Jolson.
Em 1973 volta a contratar com a Columbia perante uma proposta de um milhão de dólares em avanço por àlbum gravado. É aquiu que também é convidado para escrever a música do filme "Fernão Capelo Gaivota" que ia ser rodado baseado no livro de Richard Bach, "Jonahtan Livingston Seagull". O filme criou grandes conflitos entre o realizador e o escritor o que levou Neil a dizer que não voltava a escrever para filmes. O álbum atingiu o 2º lugar do Top. Venceu dois Globos e um Grammy. Neil continuou a actuar regularmente no Greek Theatre e a fazer digressões. Em 74 lança o álbum "Serenade" donde se vai destacar "Longfellow Serenade". Em 76 a digressão na Austrália foi transmitida por 36 Televisões e um êxito absoluto. Em 77 reúne 55mil fans em Inglaterra no palácio Woburn Abbey. Em 77 escreve "You Don´t Bring Me Flowers" para Barbre Streisand. Mais tarde em dueto com ela levam a canção ao Top da Billboard.
Em 1980 depois da sua recuperação entra no filme The Jazz Singer, uma homenagem a Al Jolson. Entre problemas e vitórias os seus concertos e discos continuam a vender. Em 86 a revista Billboard considera-o o artista que mais facturou durante o ano. Lança o seu 17º álbum "Headed For The Future". Em Janeiro de 87 é a estrela do Super Bowl. Canta "America" que se torna um hino (conta a história de seus pais na ida para a América), uma versão de "Red Red Wine" e uma nova versão de "I'M a Believer". Na década de 90 lança mais 6 álbuns. Muitas das suas canções são adoptadas para eventos desportivos com particular incidência para "Sweet Caroline". No século XXI continua a fazer espectáculos e digressões e gravar álbuns. Em 2007 é introduzido no Long Island Mucic hall Of Fame. Foi mentor no "American Idol" . A "Hot August Night /NYC, 4 concertos em Nova York que foram gravados em DVD e passado na televisão teve mais de 13 milhões de espectadores e no dia seguinte as vendas do DVD dispararam. Lançou vários álbuns de Natal sendo o último em 2009.
A última década tem sido a da sua consagração com um recebimento de prémios e honras- Em Novembro 2010 lança o álbum "Dream" que apresenta 14 das suas canções preferidas. Em Dezembro de 2011 a Sony lança os CDs "The Very Best Of Neil Diamond". Ainda em 2011 é incluído no Rock And Roll Hall Of Fame e o Prémio de Carreira e Vida do Kennedy Center Honors. Em 2012 recebe uma estrela no Wollywood Walk Of Fame e entrou na edição centenária no Reino Unido do Royal Variety Performance. Em 2014 assina com a Capitol Music Group juntando todo o seu catálogo pela primeira vez porque a empresa também pertence à Universal Music Group. Sai o seu álbum "All-Time Greatest Hits". Apresenta-se na sua escola Erasmus High School em Brooklin, onde deu os primeiros passos na música. Em 2015 faz o "Melody Tour World Road" nos Estados Unidos e pelas redes sociais. Em Outubro de 2016 lança o álbum "Acoustic Christmans" com canções originais. Em Março de 2017 sai a antologia "Neil Diamond 50 - 50th Anniversary Collection". Em Abril dá o primeiro concerto do "50 Year Anniversary Wordl Tour" em Fresno na Califórnia. No final do ano canta ao vivo "Sweet Caroline" em Time Square, Nova York. Em 2018 anuncia a sua retirada de concertos ao vivo devido aos seus problemas provocados pela sua doença de Parkinson. Os concertos do seu 50º aniversário na Austrália e Nova Zelândia são anulados . Porém em 28 de Julho, ele e a esposa Katie McNeil fazem uma visita surpresa ao quartel de bombeiros de Basalt no Colorado, perto de sua casa, para agradecer com umas canções acústicas aos bombeiros que lutaram desde o dia 3 de Julho para dominar um gigantesco incêndio no Lake Chirstine e que consumiu 49 Kms quadrados de terras. Em 2019, "Sweet Caroline" foi considerada pela Library Of Congress como uma das canções mais importantes para poder figurar do Nacional Recording Registry. Em 25 de Junho de 2019 o The New York Times Magazine anunciava que a maioria dos seus registos também se tinha perdido no incêndio de 2008 da Universal tal como a de muitos outros artistas. A 7 de Março de 2020 ainda actuou na Keep Memory Alive Power of Love Gala no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas onde foi homenageado. A 22 de Março lançou na net uma versão de "Sweet Caroline" com letra adaptada ao fenómeno COVID 19. Sweet Caroline, Wash your hands, Don't touch me... Para já foi esta a sua última pandemia.
TRÊS CONJUNTOS INGLESES
Don Krishner é um nome desconhecido por 99% do público do mundo Rock e Pop, mas de grande importância na sua evolução. Merece que façamos a sua história. Mas antes, porque estava ele aqui?
O projecto era ambicioso e o Reino Unido era muito diferente dos Estados Unidos, e talvez fosse esse o erro de avaliação. Criou o grupo Toomorrow que gravou um álbum com a música que foi a estrela do musical de ficção científica de nome "Toomorrow". O projecto fracassou o disco quase não vendeu e ainda em 1970 acabou. Quem eram os músicos? Vic Cooper (piano), Chris Slade (bateria), Ben Thomas (viola) e Olívia (namorada do Shadow, Bruce Welsh na voz). Esta Olívia viria a fazer sucesso e dela também vamos falar. Trata-se de Olivia Newton John. À semelhança do que havia feito nos Estados Unidos formou também os Double-Deckers mas estes praticamente não conseguiram fazer nada de especial e desapareceram.
O projecto era ambicioso e o Reino Unido era muito diferente dos Estados Unidos, e talvez fosse esse o erro de avaliação. Criou o grupo Toomorrow que gravou um álbum com a música que foi a estrela do musical de ficção científica de nome "Toomorrow". O projecto fracassou o disco quase não vendeu e ainda em 1970 acabou. Quem eram os músicos? Vic Cooper (piano), Chris Slade (bateria), Ben Thomas (viola) e Olívia (namorada do Shadow, Bruce Welsh na voz). Esta Olívia viria a fazer sucesso e dela também vamos falar. Trata-se de Olivia Newton John. À semelhança do que havia feito nos Estados Unidos formou também os Double-Deckers mas estes praticamente não conseguiram fazer nada de especial e desapareceram.
Para formar os Buga Loos, Kirswer fez um casting em Inglaterra que juntou mais de 5 mil jovens entre os quais os desconhecidos Elton John e Sting que não foram selecionados. Foram selecionados Wayne Lazyea, John McIndoe, Caroline Ellis e John Philpott. A ideia era fazer uma série de TV nos Estados Unidos com jovens britânicos. Eles iriam tocar e contar histórias simples para crianças vestidos de insectos e em que apareciam outros elementos que eram bons e maus. O projecto ainda durou 13 meses.
A HISTÓRIA DE DONALD KIRSHNER O HOMEM DO OUVIDO DE OURO
Filho de um alfaiate, Donald Krisner nasceu a 17 de Abril de 1934 em Bronx, Nova York. Nos anos 50 sonhava ser escritor de canções. Nunca tocou um instrumento. Um dia encontrou um cantor a cantar numa loja. Era Roberto Cassoto. Com ele faz uma parceria e compoêm para jingles e anúncios. A parceria termina quando o cantor consegue um Hit com um hit apenas escrito por ele, "Splish Splash". Aparece assim em 1958 um novo cantor, Bobby Darin. Don também percebeu que não tinha muito talento para compôr e com seu amigo Al Nevins decidem criar a Aldon Music. Recrutou então jovens com talento e que queriam ser compositores. É assim que Neil Diamond, Carole King, Gerry Goffin, Barry Mann, Cyntia Weil, Neil Sedaka e até o futuro produtor Phil Spector são alguns dos compositores da sua empresa. Canções como "The Loco Motion", "You've Lost That Lovin' Feeling", "Will You Still Love Me Tomorrow", "Breaking Up Is Hard To Do" e muitas outras saem da Aldon Music. A par disto deveríamos também falar do casal Carole King / Gerry Goffin uns monstros da composição e que para "The Loco Motion" foram buscar a "bábá" da sua filha para a gravarem. Ficará para outra ocasião. Em 1962 já tinha 18 compositores no Staff, entre eles também Mort Shumann, Tommy Boyce e Bobby Hart. Em 63 eles vendem a Aldon Music à Scree Genis (uma subsidiária da Columbia Pictures) por dois milhões de dólares. No entanto o aparecimento dos Beatles e grupos compondo as suas próprias canções faz tremer estas empresas. O seu ex-sócio Nevins morre em 1965.
O maior sucesso de Don vem quando decide formar um grupo pop e de charme acompanhados musicalmente por músicos de estúdio, Os Monkees. Criou uma série para a TV, The Monkees que se tornam um mega sucesso quando lançam as canções de Neil Diamond, "Last Train To Clarkville" e "I'M A Believer" que vai vender mais de 9 milhões de discos em todo o mundo. Em 1966 alguém diz que Don é um verdadeiro ouvido de ouro, dada a facilidade que tem para detectar se uma canção vai ser êxito ou não. Ele agarra em "Sugar Sugar" e diz aos Monkees para a gravarem. Os Monkees com tanto sucesso que haviam feito foram mesmo forçados a aprender a tocar alguma coisa pois o público exigia a sua presença nos palcos. Porém Mike Nesmith diz-lhe que isso não é o estilo dos Monkees e que até era lixo e não a querem gravar.
O filho de Kirshner estava a ler uma banda desenhada de nome Archie. Pegou nas personagens e fez os Archies com o apoio da banda desenhada. Escolheu então os jovens, mas agora já com alguns conhecimentos musicais e lançam "Sugar Sugar" considerado o disco do ano e que vendeu mais de 6 milhões de cópias ( e até hoje cerca de 20 milhões). Estávamos em 1969. Os Archies estiveram na TV de 68 a 73. Em Portugal "Sugar Sugar" também fez muito sucesso de tal forma que até a fadista Hermínia Silva criou uma versão humorista para o tema, "Chunga Chunga".
Daí que em 70 Don tivesse ido ao Reino Unido tentar novas criações. Em 72 trabalhou com a ABC Television em programas de concertos ao vivo. Em 73 decide fazer os seus próprios concertos. O primeiro grupo que consegue trazer são os Rolling Stones que ninguém acreditava que ele fosse capaz. Então na TV de 73 até 81 passam a aparecer os Don Kirshner's Rock Concerts. Deu grande exposição a nomes como David Bowie, The Allan Brothers Band, Kiss, Ramones, Lynyrd Skynyrd e Mahavishnu Orquestra ou Sex Pistols. Kirshner também juntou os Kansas à editora de discos que criou. Foi lá que tiveram os maiores êxitos, "Dust in The Wind" e "Carrie on My Wayward Son". Em toda estas suas tarefas tem o apoio pleno de sua mulher Sheila e de seu filho Ricky Kirshner ( hoje produtor dos prémios Tony).
Don Krishner cedo reconheceu que não tinha talento para compôr ou escrever poemas, mas que tinha um faro raro para detectar se uma canção ia ter êxito ou não. O seu grande ídolo de criança foi sempre Walt Disney que conseguia criar personagens fantásticas como o Mickey e a Minnie o Pateta e o Pinóquio. Don já estava retirado das lides comerciais e vivia com sua mulher Sheila em Boca Raton na Flórida. Embora ele tenha sido olhado como um Outsider na História do Rock, era orgulhoso do seu catálogo ( recentemente estimado em um bilião de dólares). Também se sentia orgulhoso dos conselhos que dera aos que vieram depois dele, como Allen Klein ( o manager de negócios dos Beatles e dos Rolling Stones). Ele dizia que maior que qualquer artista era uma boa canção. Krishner morreu a 17 de Janeiro de 2010, aos 76 anos.
Don Krishner foi introduzido no Rock And Roll Hall of Fame em 14 de Abril de 2012.
Don Krishner foi introduzido no Rock And Roll Hall of Fame em 14 de Abril de 2012.
Olivia Newton John nasceu em Cambridge, Reino Unido no dia 26 de Setembro de 1948. É sobrinha do físico judeu alemão Max Born que fugiu da Alemanha nazi em 1930 e veio a ganhar um prémio Nobel em 1954. Seu pai era oficial do M15. Em 1954 a família mudou-se para Melbourne na Austrália onde seu pai foi leccionar para uma Universidade. Aos 14 anos formou uma banda com mais 3 colegas, as Sol Four. Aparecem na Rádio e Televisão e aí no "Happy Show" cantaram "Lovely Livy". Depois entrou no concurso de talentos "Sing Sing Sing" onde cantou "Any One Who Had A Heart". Venceu o concurso e o prémio incluía uma deslocação a Londres. Não queria ir mas a mãe conseguiu convencê-la. Olívia terminou com o seu namorado e lá foi. A sua amiga Pat Caroll, que conhecera no programa The Go!! Show, também foi para Londres. Aí, apesar dos seus 16 anos fizeram o duo Pat & Olivia que cantava pelos bares e clubes nocturnos em vários Países europeus. Quando terminou o visto de férias de Pat, ela regressou à Austrália e o duo terminou. Em 1965 começa então uma carreira a solo com contrato com a Decca Records e em 1966 grava o primeiro single "Till You Say You´ll Be Mine / Forever" sem grandes resultados.
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Em 1970 entra no grupo Toomorrow idealizado pelo produtor Donald Kirshner, o impulsionador dos Monkees, dos Archies e do Bubblegum. Num teatro londrino estrearam o musical de ficção científica "Tomorrow Tomorrow" e lançam um álbum com o mesmo nome. Lançam também dois singles, "You´re My Baby Now" e "I Could Never Live Without Your Love" Os resultados não são brilhantes e o grupo termina. Em 1971 lança o seu primeiro álbum "If Not For You". Sai o single "If Not For You" uma canção de Bob Dylan. Tem grande sucesso no Reino Unido e na Austrália, mas não descola nos Estados Unidos. Depois entrou em vários programas de televisão incluíndo o "It's Cliff Richard Show" e entrou num Tele filme com ele, "The Case".
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Em 73 lança o álbum "Let Be Me There" e consegue algum êxito dos Estados Unidos. Como havia algumas canções Country que cantava consegue o feito de ser considerada a melhor voz do Country do ano e vencer um Grammy. A Academy Of Country Music também tem a mesma opinião e considera-a a cantora do ano. Em 1974 concorre ao Festival da Eurovisão pelo Reino Unido com a Canção "Long Live Love" que fica em 4º . Ela não gostava da canção, mas entre as 6 que apresentou o público escolheu essa. As outras canções foram depois gravadas no álbum que lançou "Long Live Love" o 1º álbum que gravou para a EMI. O álbum também foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá mas com o nome "If You Love Me, Let Me Know".
O single seguinte foi um dos seus maiores sucessos, "I Honestly Love You", escrita e composta por Jeff Barry e Peter Allen. Tornou-se a sua canção Pop nº1 por duas semanas. Este disco deu-lhe 2 Grammy. "Melhor Canção do ano" e "Melhor interpretação Feminina". O sucesso do single (mais o anterior "If You Love Me Let me Know") catapultou o Álbum para o 1º lugar durante uma semana no Pop e oito no Country. Estas situações levaram à contestação dos Puristas do country contestando as suas performances. A situação agrava-se quando é vencedora pela Coutry Music Association como a vocalista do ano de 74 batendo as vocalistas locais de Nashville , como Loretta Lynn, Dolly Parton e Tanya Tucker e a canadiana Anne Murray. Apesar do mau estar e da indignação de muitos, Stella Parton (irmã de Dolly) gravou "Ode To Olivia" que esta vem depois a incluir em 1976 no seu álbum "Don't Stop Believing" gravado em Nashville.
Ela consegue a proeza de colocar 7 singles seguidos no 1º lugar do Top. "I Honestly I Do"(74) - 3 semanas; "Have You Never Been Mellow" (75) - 1 semana ; "Please Mr. Please" (75) - 3 semanas; "Something Better To Do" (75) - 3 semanas; "Let It Shine / He Ain't Heavy Is My Brother" (76) - 2 semanas; "Come On Over" (76) - 1 semana e "Don't Stop Believin'" (76) - 1 semana. Também participou em dueto com John Denver no disco deste "Fly Away" que também chegou ao 1º lugar quando "Let It Shine" saíu. Em 1975 Olivia fez um contrato com a MCA para a gravação de 4 álbuns em dois anos. devido à gravação de "Grease" o contrato não foi cumprido nos dois anos e a MCA moveu um processo a Olívia que se arrastou em tribunais com queixas de ambos os lados.
Em 1978 sai o filme "Grease" em que contracena com John Travolta. Esta reposição no cinema do musical da Broadway foi um êxito absoluto. Allan Carr convidou-a porque sabia da sua boa participação em "Toomorrow" em 1970. Foi um dos vencedores de bilheteira do ano. O álbum Soundtrack do filme esteve 12 semanas no Top de vendas e foi disco de platina. Gerou 3 singles para o Top 5. Duas das canções foram escritas pelo produtor musical John Farrar para o filme. O nº1 platina "You´re The One That I Want" grande performance de Olivia e "Hopeless Devoteted To You" em dueto com John Travolta e que foi disco de ouro. O terceiro era o original do musical "Grease" , "Summer Nights" escrito por Jim Jacobs e Warren Casey, interpretado pelos dois e por todo o elenco e que também foi disco de ouro. Olivia foi a segunda mulher a ter duas canções no Top 5 em simultâneo (a 1ª foi Linda Ronstadt em 1977). Foi nomeada para o Globo de Ouro como melhor actriz. O filme trouxe-lhe vários prémios e o álbum foi dos mais vendidos. Até hoje a trilha de "Grease" já vendeu mais de 45 milhões de cópias. Em 1978 lança o seu álbum "Totaly Hot", que atinge logo o Top 10 e do qual saem vários singles como "A Little More Love" que atinge o 3º lugar no Top.
Começa a década de 80 com "I Can't Help It" um dueto com Andy Gibb do seu álbum "After Dark". Começou a terceira série do seu show de televisão "Hollywood Nights" e mais para o final do ano entra num novo filme, "Xanadu" com Gene Kelly e Michael Beck. O filme não foi bem aceite pela crítica mas o "soundtrack" foi duas vezes platina (atingiu o 4º lugar). Do disco saíu o single "Magic" que foi a 1º (5 semanas em 1º), "Suddenly" com Cliff Richard que foi 20º e o tema "Xanadu" com a Electric Light Orchestra que foi 8º no Pop. O filme tornou-se depois uma peça clássica da Brodway e em 2007 já tinha mais de 500 apresentações. Foi nomeado para 4 prémios Tony. Em 1981 lança o seu álbum mais medalhado, "Physical" que foi dupla platina. esta mudança para o Rock deu-lhe outro empurrão e "Phisical" acabou por bater Debbie Boone ( a filha de Pat Boone) que detinha o recorde de mais semanas em 1º com "You Light Up My Fire". A revista Billboard em 2008 classificou "Physical" como a 8ª melhor canção dos últimos 50 anos. No entanto a letra provocante de "Physical" fez com que várias Rádios nos Estados Unidos a banissem. Em 2010 a Billboard considerou-a a canção mais popular sobre o tema do sexo. Pelo video de apresentação também passou a ser usada para exercícios de aeróbica. Os videos do álbum venceram 4 Grammy. Junto com a sua amiga Pat Caroll abriram uma loja de produtos australianos. Olivia não parava fez duetos com Travolta, "Two of a Kind", depois saíu "Twist of Fate" e em 85 o álbum "Soul Kiss". Deste fez menos singles e videos porque estava grávida da sua filha Chloe que nasceu em Janeiro de 86. Só em 88 lança o álbum "The Rumour". O single que deu título ao álbum foi escrito e produzido por Elton John (foi 1º na Finlândia). Em Setembro de 89 sai o álbum "Warm And Tender".
Na década de 90 lança em 92 a colectânea "Back to Basics The Essencial Collection 1971-1992". Prepara o primeiro Tour depois de "Physical". É nessa altura que lhe é diagnosticado um cancro de mama e tudo é cancelado. Recebeu a notícia na mesma semana em que morreu seu pai. Olivia sempre fora de causas e já se tinha recusado a actuar no Japão por causa da pesca dos Golfinhos. Foi Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas e acabou criando uma fundação. Em 94 o álbum "Gaia. One Woman journey", é o primeiro álbum em que ela escreve todas as letras e músicas. O primeiro realizado apenas para a Austrália e em que os benefícios serão para ajudar instituições para tratamento do cancro de mama. Ela foi também a Presidente na Ilha de Man da Sociedade do Tubarão Basking entre 98 e 2005. Em 96 actua com o cantor australiano John Farnham na sua digressão The Main Even Tour e edita o álbum "Highlights From The Main Even" que atinge o 1º lugar na Austrália e atinge quatro platinas.
Em 2000 lança o álbum a solo "One Woman Live Journey", o primeiro álbum ao vivo desde 1981.
Em 2000 no Verão Olímpico junto com Farnham voltaram a fazer "Dare To Dream" para a cerimónia de abertura da Parade Of Nations. Em 2002 realiza um álbum de duetos com cantores australianos. Ainda em 2002 é introduzida na ARIA, o Hall australiano dos famosos. Em 2004 faz um single com a versão acústica de "Physical para o Japão onde o lado B é o dueto "Let It Be Me" com Cliff Richard. Em 2004 faz o álbum "Indigo, Woman Of Song" com covers de Joan Baez, Carpenter, Nina Simone, Doris Day e outros. O álbum foi depois lançado em 2005 no UK e em 2006 no Japão. Em 2003 canta num espectáculo uma das suas canções preferidas, "Somewhere Over The Rainbow" acompanhada por sua filha apenas com 17 anos.
Em 2005 fez o álbum "Stronger Then Before" um exclusivo para a cadeia Hallmark, para quem já tinha feito em 2000 um álbum de Natal. Em 2006 grava "Grate and Gratitude" um álbum para a Walgreens para organizações de tratamento do cancro de mama. Em 2008 em Melboune, na Austrália, funda a Olivia Newton John Cancer and Wellness Center. Também em Abril e durante 3 semanas caminha 228 Kms na Muralha da China juntamente com outros sobreviventes do cancro. Grava o álbum "A Celebration in Song" em duetos, Olivia Newton John & Friends. Em 2010 faz um pequeno filme que conta a sua história da doença "1 a Minute" realizado pela actriz indiana Namrata Singh e com outras celebridades que sofreram o mesmo.
Em 2000 lança o álbum a solo "One Woman Live Journey", o primeiro álbum ao vivo desde 1981.
Em 2000 no Verão Olímpico junto com Farnham voltaram a fazer "Dare To Dream" para a cerimónia de abertura da Parade Of Nations. Em 2002 realiza um álbum de duetos com cantores australianos. Ainda em 2002 é introduzida na ARIA, o Hall australiano dos famosos. Em 2004 faz um single com a versão acústica de "Physical para o Japão onde o lado B é o dueto "Let It Be Me" com Cliff Richard. Em 2004 faz o álbum "Indigo, Woman Of Song" com covers de Joan Baez, Carpenter, Nina Simone, Doris Day e outros. O álbum foi depois lançado em 2005 no UK e em 2006 no Japão. Em 2003 canta num espectáculo uma das suas canções preferidas, "Somewhere Over The Rainbow" acompanhada por sua filha apenas com 17 anos.
Em 2005 fez o álbum "Stronger Then Before" um exclusivo para a cadeia Hallmark, para quem já tinha feito em 2000 um álbum de Natal. Em 2006 grava "Grate and Gratitude" um álbum para a Walgreens para organizações de tratamento do cancro de mama. Em 2008 em Melboune, na Austrália, funda a Olivia Newton John Cancer and Wellness Center. Também em Abril e durante 3 semanas caminha 228 Kms na Muralha da China juntamente com outros sobreviventes do cancro. Grava o álbum "A Celebration in Song" em duetos, Olivia Newton John & Friends. Em 2010 faz um pequeno filme que conta a sua história da doença "1 a Minute" realizado pela actriz indiana Namrata Singh e com outras celebridades que sofreram o mesmo.
Em 2010 participa no filme "Score A Hockey Musical" um filme realizado no Canadá que abre o Festival 2010 de Filmes em Toronto. Em 2011 entrou no filme australiano "A Few Best Men".
De 2012 a 2017 fez uma séria de digressões ora pela Austrália, Estados Unidos ou Asia e Europa.
Em 2012 junto com John Travolta gravaram o álbum "This Christmas" revertendo os lucros para a sua fundação do Cancro de Mama e para a Jett Travolta Foundation. No álbum entraram Barbra Straison, Cliff Richard, Chick Corea, Tony Benett, Kenny G, James Taylor e Count Basie Orquestra.
Em 2013 como residente do Flamingo Las Vegas, parou em Maio devido à morte de sua irmã Rona (71) devido a tumor cerebral. Só reiniciou os 45 shows que faltavam em Abril de 2014. nesse mês gravou "Hotel Sessions". O seu contrato foi prolongado até Agosto e depois nas Summer Nights até Dezembro de 2016. Em 2015 saíu o álbum "Summer Nights - Live In Las Vegas". Em 2015 consegue o seu 1º lugar na Billboard Dance Club Songs com "You Have To Believe" junto com a sua filha Chloe. A canção contava a história do filme Xanadu e da canção "Magic" 35 anos depois, onde ela encontrou o pai de Chloe, Matt Lattanzi que se não fosse o filme não existiria. Chloe foi ela sim a verdadeira "Magic" do filme. Foi o 1º mãe/filha a chegar ao Top da Billboard Dance Club Songs.
A 7 de Maio de 2019 morreu o Dr. Hugh (80) seu irmão mais velho. Em Junho 2019 o "New York Times Magazine" anunciava que o seu espólio musical se perdera no incêndio da Universal em 2008. Em Novembro de 2019 num leilão com efeitos de beneficência foram vendidas por preços absurdos as suas calças e casaco em cabedal usados em "Grease". O milionário que comprou a jaqueta por 200 mil euros, voltou a devolvê-la com nota de que seria mais útil voltar a leiloá-la do que permanecer na casa de um milionário. Em Dezembro de 2019 junto com John Travolta voltaram a dar três shows de "Grease" na Florida ( em Tampa, West Palm Beach e Jacksonville.
Desde 2017 que se diz que o seu cancro mamário tem vindo a alastrar e já lhe chegou aos ossos. Olivia trata-se com óleo de Cannabis e outros preparados da mesma planta. Sua filha Chloe comprou mesmo uma fazenda produtora de Cannabis.
A filha de Olívia passou pelo campo da moda como modelo e virou cantora como a mãe. "You Have To Believe" foi uma das suas grandes interpretações em dueto, mãe e filha.
Depois "It's Magic" uma das canções da nova Chloe Lattanzi, hoje com 34 anos.
De 2012 a 2017 fez uma séria de digressões ora pela Austrália, Estados Unidos ou Asia e Europa.
Em 2012 junto com John Travolta gravaram o álbum "This Christmas" revertendo os lucros para a sua fundação do Cancro de Mama e para a Jett Travolta Foundation. No álbum entraram Barbra Straison, Cliff Richard, Chick Corea, Tony Benett, Kenny G, James Taylor e Count Basie Orquestra.
Em 2013 como residente do Flamingo Las Vegas, parou em Maio devido à morte de sua irmã Rona (71) devido a tumor cerebral. Só reiniciou os 45 shows que faltavam em Abril de 2014. nesse mês gravou "Hotel Sessions". O seu contrato foi prolongado até Agosto e depois nas Summer Nights até Dezembro de 2016. Em 2015 saíu o álbum "Summer Nights - Live In Las Vegas". Em 2015 consegue o seu 1º lugar na Billboard Dance Club Songs com "You Have To Believe" junto com a sua filha Chloe. A canção contava a história do filme Xanadu e da canção "Magic" 35 anos depois, onde ela encontrou o pai de Chloe, Matt Lattanzi que se não fosse o filme não existiria. Chloe foi ela sim a verdadeira "Magic" do filme. Foi o 1º mãe/filha a chegar ao Top da Billboard Dance Club Songs.
A 7 de Maio de 2019 morreu o Dr. Hugh (80) seu irmão mais velho. Em Junho 2019 o "New York Times Magazine" anunciava que o seu espólio musical se perdera no incêndio da Universal em 2008. Em Novembro de 2019 num leilão com efeitos de beneficência foram vendidas por preços absurdos as suas calças e casaco em cabedal usados em "Grease". O milionário que comprou a jaqueta por 200 mil euros, voltou a devolvê-la com nota de que seria mais útil voltar a leiloá-la do que permanecer na casa de um milionário. Em Dezembro de 2019 junto com John Travolta voltaram a dar três shows de "Grease" na Florida ( em Tampa, West Palm Beach e Jacksonville.
Desde 2017 que se diz que o seu cancro mamário tem vindo a alastrar e já lhe chegou aos ossos. Olivia trata-se com óleo de Cannabis e outros preparados da mesma planta. Sua filha Chloe comprou mesmo uma fazenda produtora de Cannabis.
A filha de Olívia passou pelo campo da moda como modelo e virou cantora como a mãe. "You Have To Believe" foi uma das suas grandes interpretações em dueto, mãe e filha.
Depois "It's Magic" uma das canções da nova Chloe Lattanzi, hoje com 34 anos.
Ainda sem nome os The Hot Chocolate Band formam e surge a música e as canções.-se e 1968 quando Tony Wilson (baixo) propõe a Errol Brown (voz formarem uma banda. Eroll nascera na Jamaica e a sua mãe foi para o Reino Unido quando ele tinha 7 anos. Cinco anos depois, aos 12, Errol juntou-se à mãe. desde criança adorava música e o tempo dos Beatles e Rolling Stones fê-lo contactar com o Rock & Roll, já que a sua música era outra. Sua mãe morre aos 38 anos e o jovem adolescente sentiu-se um pouco perdido. Junta-se mais aos amigos e surge a música e as canções. Os dois com Patrick Olive (percurssão), Franklyn De Alli (viola) e Jim Kink (bateria) formam o grupo. Em 1969 Eroll faz uma letra para "Give Peace a Chance" de John Lennon num ritmo Reggae e vão gravar uma Demo. O produtor diz-lhe que eles não podem fazer isso sem autorização de Lennon e envia a Demo para Lennon. Nada feito, pensam. Para surpresa de todos 10 dias passados o produtor liga-lhe e diz-lhe, "senta-te, nem vais acreditar. John Lennon respondeu que gostou da versão e quer fazer contrato convosco para a Apple. Quando chegam à Apple e lhes perguntam o nome, olham uns para os outros e uma bela secretária de mini e perna longa diz, "parecem The Hot Chocolate Band". É assim que nasce o nome e"Give Peace a Chance" na versão Reggae.
A gravação é feita já no final dos Beatles e a Apple também vai acabar. A canção teve bastantes "Air plays" e quem a ouviu foi Mickey Most que lhes deita a mão e os contrata como banda e como compositores para a sua editora RAK. Em Agosto de 1970 sai então o primeiro single composto por Errol e Tony. "Love is Life" que atinge a 8ª posição do Top. Eles acabam compondo "Bet Yer Life I Do" para os Herman's Hermits, "Heaven is Here" para Julie Felix e "Think About Your Children" para Mary Hoppkins. Segue-se "Emma" e "You Could Have Been A Lady" que cimentam o seu som entre o funky o pop e o reggae, um som próprio que o público aprecia. Não tinham muita concorrência. Talvez os Equals fossem os primeiros neste estilo. "Brother Louie" também acaba sendo êxito.
Em 75 "You Sexy Thing" atinge o 2º lugar no Top. Foi travado pelos Queen com "Bohemian Rhapesody" que saltou do 9º para 1º. Porém só em 1976 conseguem entrar nos Estados Unidos quando "You Sexy Thing" atinge o 3º lugar. A história de "You Sexy Thing" também é interessante. Mickey não gostou muito e colocou-a como lado B de " Blue Night" e enviou o disco para os Estados Unidos. Foi um fracasso, mas um DJ resolveu ouvir o lado B e ficou entusiasmado. Pedem então à RAK que envie o disco com "You Sexy Thing" como lado A. A canção é regravada mas noutro estilo porque Errol não tinha ficado satisfeito com aquela versão. Mais uma vez os DJ dos Estados Unidos se mandam ao ar dizendo que a versão original é que era a melhor. Voltam a gravar. Foi um êxito atingindo o 3º posto do Top. Esta canção acabará por entrar no Top nas décadas de 70, 80 e 90. Em 1979 outro êxito chega aos Estados Unidos atingindo o 6º lugar na Billboard, "Every 1's A Winner".
Mas em 1976 Tony Wilson sai para uma carreira a solo e grava o álbum "I Like Your Style". Passa Brown a escrever as canções. Wilson foi substituído por Brian Satterwhite mas pouco tempo depois sai e Olive salta para o baixo deixando a percurssão. Só em 1977 e depois de 15 êxitos no Hit conseguem um primeiro lugar. Foi com "So You Win Again" canção não escrita por Brown mas pelo cantautor inglês Russ Ballard. Em 1981 são convidados para a festa pré nupcial dos príncipes Carlos e Diana. Errol comentou anos depois que ficaram muito honrados e espantados com a naturalidade de Diana e Carlos que foram cumprimentar cada um e agradecer-lhes a presença. Em 82 conseguem outro grande sucesso com "It Started With a Kiss" (5º na BBC). Os Hot Chocolate cometeram a proeza de entre 1970 e 1984 terem todos os anos uma canção no Top 10. Só Elvis Presley e Diana Ross também o conseguiram fazer. O grupo termina em 1986 quando Errol Brown se retira para uma carreira a solo. Consegue dois Hits com "Personal Touch" e "Body Rockin'". Em 1987 sai o álbum "The Very Best of Hot Chocolate" que escala a tabela do Top até ao 1º lugar e é disco de Platina. Em 1988 o grupo volta a juntar-se sem Errol e Ferguson. Para vocalista escolheram Grant Evelyn. conseguem um hit na Alemanha com "Never Pretend". Fazem uma volta pela Alemanha e voltam a separar-se. O público continua, no entanto a comprar os seus discos.
Em 1992 decidem recomeçar. para além dos 3 que vêm de 70 Harvey Hinsley ( viola), Tony Connor (bateria) e Patrick Olive (baixo), convidam Greg Bannis (voz), Willy Dowling (teclas e voz) e Steve Matthews (teclas/voz). Em 93 o álbum "Their Greatest Hits" também vai a 1º e é Platina. Em 94 Steve e Willy saem e entram Steve Ansell e Andy Smith.
Em 1997 "You Sexy Thing" é tema do filme "The Full Monty" e o tema volta aos hits. Já em 87 tinha chegado ao topo no álbum dos HoT Chocolate num remix de Ben Liebrand. "You Sexy Thing" foi a única canção a estar no Hit nas décadas de 70, 80 e 90. Para além deste filme esta canção foi ainda utilizada noutros filmes, séries e novelas de TV e anúncios.
Os Hot Chocolate têm Hits em mais de 50 Países. Em 2003 um álbum de Compilações vai ao topo do Hit do Reino Unido. Continuam a actuar e a fazer digressões pela Europa. Em 2010 o vocalista Bannis sai e entra Kennie Smith que se mantém até hoje.
Em 1997 "You Sexy Thing" é tema do filme "The Full Monty" e o tema volta aos hits. Já em 87 tinha chegado ao topo no álbum dos HoT Chocolate num remix de Ben Liebrand. "You Sexy Thing" foi a única canção a estar no Hit nas décadas de 70, 80 e 90. Para além deste filme esta canção foi ainda utilizada noutros filmes, séries e novelas de TV e anúncios.
Os Hot Chocolate têm Hits em mais de 50 Países. Em 2003 um álbum de Compilações vai ao topo do Hit do Reino Unido. Continuam a actuar e a fazer digressões pela Europa. Em 2010 o vocalista Bannis sai e entra Kennie Smith que se mantém até hoje.
Errol Brown seguiu uma carreira mais tranquila e só voltou a ter um Hit em Fevereiro de 1984 com "I Gave You My Heart". Foi viver para as Bahamas mas continuou fazendo digressões no Reino Unido. Em 2003 foi condecorado pela Rainha com o MBE (medalha) pela sua contribuição para as artes e acção social e em 2004 recebeu o prémio para compositores Ivor Novello. Em 2007 deixa de dar concertos por já não ter idade para andar a correr de casaco na mão de um local para outro. Em 2009 dá um concerto de despedida e agradecimento pelo carinho com que o público sempre o tratou. Todos são unânimes em considerá-lo um Gentleman nas relações com toda a gente. A 6 de Maio de 2015 Errol morre de cancro no fígado em sua casa nas Bahamas acompanhado de sua mulher Ginette e suas filhas Colette e Leonie. Tinha 71 anos.
Morreu mais um dos monstros das origens do Rock. Richard Wayne Penninan depois conhecido como Little Richard nasceu em Macon (USA) a 5 de Dezembro de 1932 e faleceu em Tullahome a 9 de Maio de 2020. Tinha 87 anos. Não foi só para os Beatles um dos seus ídolos, foi também para nós. As suas canções Rock foram das primeiras que aprendemos, cantámos e dançámos.
Em criança chamavam-lhe Lit' Richard por ser franzino e pequeno. A mãe pertencia a uma Igreja Baptista onde Richard começou a cantar. Resultado de uma deformação de nascimento tinha uma perna mais pequena que a outra. A família era muito religiosa e alguns deles eram ministros no apoio ao serviço religioso. Richard acaba por escolher a Igreja Pentacostal porque tinha mais música ao vivo. Na comunidade cantavam gospel para manter a Fé positiva e fazer face à segregação racial de que eram vítimas. Os seus primeiros ídolos foram Sister Rosetta Tharpe, Mahilia Jackson e Marion. Ele frequentou a Hudson High School em Macon. Ainda aprendeu a tocar sax alto e fez parte da banda escolar. Arranjou um hobby vendendo coca-cola nos espectáculos do Macon City Auditorium onde ouvia Cab Calloway, Lucky Milinder e a sua cantora preferida Sister Rosetta. Não resisto a apresentar-vos todos estes fabulosos artistas que começavam a construir a música Rock e até vos aconselho a procurarem mais, pois vale bem a pena.
Em criança chamavam-lhe Lit' Richard por ser franzino e pequeno. A mãe pertencia a uma Igreja Baptista onde Richard começou a cantar. Resultado de uma deformação de nascimento tinha uma perna mais pequena que a outra. A família era muito religiosa e alguns deles eram ministros no apoio ao serviço religioso. Richard acaba por escolher a Igreja Pentacostal porque tinha mais música ao vivo. Na comunidade cantavam gospel para manter a Fé positiva e fazer face à segregação racial de que eram vítimas. Os seus primeiros ídolos foram Sister Rosetta Tharpe, Mahilia Jackson e Marion. Ele frequentou a Hudson High School em Macon. Ainda aprendeu a tocar sax alto e fez parte da banda escolar. Arranjou um hobby vendendo coca-cola nos espectáculos do Macon City Auditorium onde ouvia Cab Calloway, Lucky Milinder e a sua cantora preferida Sister Rosetta. Não resisto a apresentar-vos todos estes fabulosos artistas que começavam a construir a música Rock e até vos aconselho a procurarem mais, pois vale bem a pena.
Em Outubro de 1947, Rosetta quando vai actuar no Macon City Auditorium ouve um jovem de 15 anos a cantar as suas canções. De imediato convida-o para fazer uma 1ª parte no espectáculo a cantá-las. Richard ficou encantado. Depois do espectáculo Rosetta fez questão de lhe pagar e incentivou-o a seguir uma carreira profissional. Depois de ouvir a introdução no piano de "Rocket 88" de Ike Turner (o que viria a ser chamado de Rock estava a despontar), Richard decidiu que era piano o que queria tocar. Em 1949 começou a tocar na banda do Doctor Nubillo. Antes de entrar no 10º ano liceal Richard saíu de casa e juntou-se ao grupo do Dr. Hudson Medicine onde cantava o original de Louis Jordan "Caldonia" (1946), (um R&B que a família rotulava de música do diabo e que mais tarde a Billboard vem a considerar como o ínicio do Rock & Roll) e fazem digressões. Entretanto faz também actuações a solo muitas vezes vestido de Drag Queen com o nome de Princess Lavonne. Depois em 1950 entra na Buster Brown Orchestra e é aí que Brown lhe começa a chamar Little Richard. Entram no circuito dos Minstrel shows muito em voga onde se apresentam como figuras de "comics". O R&B começa a tomar conta das suas preferências e Brown e o cantor Billy Wright foram as suas maiores influências.
Billy Wright gostava da voz de Richard e através do DJ Zenas Sears ele consegue um contrato com a RCA onde canhava 100 dolares por semana. O primeiro single "Every Hour" ainda consegue algum êxito regional mas os seguintes foram maus e a RCA termina o contrato mas no entanto a sua fama continua a crescer. Forma o grupo Tempo Troppers. Em 1953 assina com a Peacock Records. Nenhum dos discos atinge o Top e o acordo termina. Em 1954 regressa a Mason, dissolve os Tempo Troppers. Está sem dinheiro. Arranja emprego a lavar pratos para a cadeia de transportes Greyhound. Em Mason ele conhece Esquerita um cantor e pianista frenético de R&B que o influencia muito. Ele forma então os Upsetters com Charles Connor na bateria e Wilbert "Lee Diamond" no sax. Fazem digressões como banda suporte da cantora R&B Christine Kristell. Por sugestão de Lloyd Price enviam uma demo para a Specialty Records, a gravadora de Price em Fevereiro de 55. Falam do estilo de Ray Charles mas Richard diz ser mais o estilo de Fats Domino. Enviam-no para New Orleans para gravar no mesmo estúdio de Fats com alguns dos seus músicos. Richard compôe "Tutti Frutti" mas os versos têm muita linguagem sexual. O editor Blackweell diz que a canção tem potencial e pede a Dorothy LaBostrie para substituir as palavras calão mais agressivas. Foi gravada em Setembro e o disco saíu em Novembro atingindo logo o 2º lugar na Billboard R&B. Depois atinge o 21º na Pop e no Reino Unido (mais conservador) o 29º.
Vendeu mais de um milhão de cópias. O disco seguinte em 1956 foi "Long Tall Sally" que foi a nº1 no R&B e a 13º no Billboard 100. No Reino Unido foi ao Top 10. Mais de 1 milhão de cópias vendidas. Penniman (como também tratavam Richard) criou então o seu novo grupo já com saxofonistas e a que chamou The Upsetters. Começaram a fazer digressões por todo os Estados Unidos. Por vezes tocava em pé e com o pé em cima do piano. O estilo era Fats Domino mas muito mais dinâmico. A banda seguia a mesma dinâmica e o público ia todo atrás. Nesta época a segregação racial obrigava a que o público branco ficasse na plateia e o negro no balcão. Isto porque inicialmente Fats Domino, Chuck Berry ou Little Richard só podiam tocar para comunidades negras. mas a pressão da juventude branca que também os queria ouvir começou a mexer com a vergonha americana. Será o Rock & Roll a marcar o ínicio da reviravolta social nos Estados Unidos e provocar o fim do apartheid. Em junho de 56 no Baltimore Royal Theatre uma rapariga branca tirou a sua calcinha e atirou-a para o palco, imediatamente dezenas delas o fizeram também. As raparigas do balcão tentavam saltá-lo para o poderem ir tocar. Richard normalmente ia para o palco pintado e com turbantes e colares com brilhantes para demonstrar que não andava atrás das raparigas brancas. O White Citizen Council de Alabama norte, um dos grupo racistas sulistas mais activos e defensores da supremacia branca (chegou a ter mais de 60 mil membros), tentava a todo o custo fazer parar este e outros espectáculos. Só em 56 Little Richard lança "Spillin' and Sliding", "Rip It Up", "Ready Teddy" , "The Girl Can't Help It" e "Lucille". O sucesso era tremendo e a indústria obrigou Pat Boone e Elvis Presley a gravarem as suas canções. O mesmo aconteceu com Bill Haley. Acabou aparecendo nos filmes "Don't Knock The Rock" e "Mister Rock & Roll". Depois teve uma grande participação no filme "The Girl Can't Help It". Em 1957 seguiu-se "Jenny Jenny" e "Keep A-Knockin'" a primeira a chegar ao Top 10 da Billboard. Em 59 vai deixar a Specialty. Já tem mais de 9 canções no Top 40 e 17 no R&B Top 40.
Em 1957 Faz uma digressão à Austrália com Gene Vincent e Eddie Cochran. Durante a digressão ele diz ter visto uma bola de fogo cruzando o céu e tomou-o como um sinal de Deus. O público ficou incrédulo quando lhes disse que o Deus o chamava para ser Ministro da sua Igreja. Embora lhe tivessem explicado que era o Sputnik russo que ele tinha visto, não acreditou. De regresso aos Estados Unidos deu um concerto de despedida no Apollo Theatre. A Specialty continuou a editar canções que estavam gravadas. "Good Golly Miss Molly" em 58 e "Kansas City" em 60. Em 1958 formou os Little Richard Evangelist Team e percorreu o País rezando. Em Julho de 59 casa com Ernestine Harvin. Aventura-se na Gospel Music e assina com a Mercury Records. Lança o álbum "King of The Gospel Singers" em 1962 produzido por Quincy Jones que diz que foi o cantor que mais o impressionou. Um dos seus ídolos, Mahalia Jackson diz que ele cantava os Gospel como deveriam ser cantados. Apesar de tudo algumas canções entraram nos Tops dos EUA e do Reino Unido.
Em 1962 o promotor Don Arden consegue convencê-lo a fazer uma digressão na Europa onde os seus discos se continuavam a vender muito. Sam Cooke faria a primeira parte. O teenager Billy Preston acabara de entrar para o grupo Gospel de Richard. Richard tinha ideia de que ia fazer um "tour" de Gospel. Na 1º noite Sam Cooke falhou e não houve espectáculo. Na 2ª noite o público estava frenético com Cooke e a Richard pediam-lhe "Tutti Frutti". Richard voltou a ficar em brasa e junto com Billy ensaiaram "Long Tall Sally". No dia seguinte foi o delírio. Depois da apresentação no Granada Theatre em Mansfield, Brian Epstein foi falar com Arden e pediu-lhe para ser a sua banda a abrir a 1ª parte em alguns dos shows , os Beatles. Arden concordou. Penniman ensinou a Paul McCartney os vocalizos das suas músicas. Quando voltou aos Estados Unidos gravou meia dúzia de canções com os World Famous Upsetters para poder manter a outra face de pregador. Em finais de 63 um promotor pediu-lhe que entrasse num "tour" com os Everly Brothers, Bo Diddley e os Rolling Stones. Ele aceitou e foi o que valeu ao promotor para que não fosse um fiasco. No final foi-lhe oferecido um programa na Granada Television, "The Little Richard Spectacular". Depois de receberem mais de 60 mil cartas o show foi repetido.
Em 1964 lança "Bama Lama Bama Loo". Depois assina com a Vee - Jay Records para lançar o álbum "Little Richard is Back". Porém com a invasão britânica comandada pelos Beatles, o aparecimento da Motown e James Brown o sucesso foi fraco. Penniman contrata Jimi Hendrix para os Upsetters e em Novembro de 64 vai a Nova York também com Billy Preston gravar num estúdio a balada soul de Don Covay "I Don't Know What You've Got (But It's Got Me)" que atingiu o 12º lugar no R&B. Entretanto as coisas com Jimi não vão dando certo, porque ele chega atrasado aos ensaios, quer fazer frases não programadas, balda-se e acaba por ser despedido em Julho de 65 (Jimi escreve ao pai e diz-lhe que saíu porque Penniman lhe ficou a dever 50 dólares).
Depois Richard assina com a Modern Records e sai o álbum "The Explosive Little Richard" do qual saem os singles "Poor Dog" e "Commandemants Of Love". O 2º álbum foi "Little Richard's Greatest Hits Recorded Live" que acaba entrando nos Hits. Em 67 volta a mudar de editora e acusa-as de não lhe fazerem a devida promoção. Finalmente Larry William consegue convence-lo a prosseguir com espectáculos ao vivo onde o seu êxito é enorme. Actua na TV do Canadá, entra num programa dos Monkees. Larry é agora o seu Manager e arranja-lhe vários shows em Las Vegas. Vai ao Atlantic City Pop Festival e acaba tirando o protagonismo a Janis Joplin (figura central). O mesmo aconteceu no Toronto Pop Festival em que tirou o protagonismo a John Lennon. Estes sucessos levaram-no aos Talk Shows de Johnny Carson e Dick Cavett dois dos mais famosos à época. Em função deste sucesso a Reprise Records foi assinar um contrato com ele em 1970. Lançam o álbum "The Rill Thing" com o single "Freedom Blues" que volta a entrar nos Tops. Em Maio de 1970 foi capa da revista Rolling Stone. Depois colaborou com diversos artistas e cantou na canção dos Canned Heat "Rockin' With The King". Em 72 foi ao London Rock And Roll Show no estádio de Wembley. Aqui, junto a Chuck Berry, disse ser ele o verdadeiro Rei do Rock and Roll. Em 1975 fez uma digressão a nível mundial com grande sucesso e entrou nos hits com "Take It Like A Man".
Depois Richard assina com a Modern Records e sai o álbum "The Explosive Little Richard" do qual saem os singles "Poor Dog" e "Commandemants Of Love". O 2º álbum foi "Little Richard's Greatest Hits Recorded Live" que acaba entrando nos Hits. Em 67 volta a mudar de editora e acusa-as de não lhe fazerem a devida promoção. Finalmente Larry William consegue convence-lo a prosseguir com espectáculos ao vivo onde o seu êxito é enorme. Actua na TV do Canadá, entra num programa dos Monkees. Larry é agora o seu Manager e arranja-lhe vários shows em Las Vegas. Vai ao Atlantic City Pop Festival e acaba tirando o protagonismo a Janis Joplin (figura central). O mesmo aconteceu no Toronto Pop Festival em que tirou o protagonismo a John Lennon. Estes sucessos levaram-no aos Talk Shows de Johnny Carson e Dick Cavett dois dos mais famosos à época. Em função deste sucesso a Reprise Records foi assinar um contrato com ele em 1970. Lançam o álbum "The Rill Thing" com o single "Freedom Blues" que volta a entrar nos Tops. Em Maio de 1970 foi capa da revista Rolling Stone. Depois colaborou com diversos artistas e cantou na canção dos Canned Heat "Rockin' With The King". Em 72 foi ao London Rock And Roll Show no estádio de Wembley. Aqui, junto a Chuck Berry, disse ser ele o verdadeiro Rei do Rock and Roll. Em 1975 fez uma digressão a nível mundial com grande sucesso e entrou nos hits com "Take It Like A Man".
Em 1976 volta a retirar-se exausto física e mentalmente. O abuso de álcool e drogas contribuiram para taldecisão. Volta a ser Ministro da sua igreja evangelhista e em 1979 lança o álbum de gospel "God's Beautiful City". Em 1984 acusa a Specialty Records de lhe dever 112 milhões de dólares em Royalties. Charles White lança a sua biografia "Quasar Of Rock, The Life And Times of Little Richard fazendo-o voltar às primeiras páginas. Aceita participar no filme "Down and Out In Beverly Hills" e a canção do filme "Great Gosh A'Mighty" é escrita por ele e Billy Preston. Irá ser incluída no álbum "Lifetime Friends" que a Warner Bros edita em 1986. No Reino Unido o single "Operator" faz grande sucesso. Até final da década actuou em muitos palcos e Televisões contribuiu para causas nobres e chegou a fazer um álbum para crianças.
No início do século XXI sai o filme com a sua biografia. Leon Robinson foi o actor que fez de Little Richard. Em 2002 participa num álbum de homenagem a Johnny Cash. Em 2005 faz um dueto com Jerry Lee Lewis no tema "I Saw Her Standing There". Até 2010 fez digressões pelos Estados Unidos e Europa. Problemas de saúde que já o afectavam, pois nascera com uma perna maior que a outra foram-se agravando e obrigando-o a moderar-se e a ter de ser operado à anca. No entanto ainda acabou por fazer concertos em 2012 e 2013. O seu último concerto foi em Murfreesboro Tennessee em 2014. Em 2017 ainda deu uma grande entrevista na televisão. Em 23 de Outubro de 2019 apareceu na residência do Governador do Tennessee em Nashville para receber o troféu de Artista Distintíssimo que lhe foi atribuído.
Amália Rodrigues nasceu a 1 de Julho de 1920 mas foi registada com a data de 23 de Julho. Mesmo assim um mês é pouco tempo para homenagear a sua grandeza. Um nome que figura a nível mundial como um dos melhores dos maiores. Uma voz única, uma capacidade para interpretar qualquer estilo, mas inimitável no seu Fado. Mesmo para os "miúdos" da Onda Pop em 1969 e 70, Amália já era considerada a melhor de Portugal. Depois da "sacanagem" que alguns pseudo intelectuais lhe fizeram depois de Abril de 74 o seu valor veio ao de cima cilindrando-os deliciosamente. Com uma capacidade interpretativa fora de série, uma excelente poetiza de canções (apenas algumas musicadas com os Fados tradicionais mas que Amélia Muge teve a coragem, a ousadia de os tornar mais vivos). No Brejão onde tinha a sua casa de férias, soube auxiliar a terra que lhe agradeceu com excelentes murais na empena dos lotes de casas. Pintura que ela também adorava e praticava.
Passei no mês de Junho três dias em casa de Amália, no Brejão. Um lugar maravilhoso, de uma Paz infinita com o mar cantando ritmado ao sabor das marés e a praia Amália, que ela visitava mesmo nos últimos anos apesar dos seus 85 degraus para lá chegar. Bela e misteriosa num misto de rochas, cascata, romântica e também agreste na sua língua de areia de uns 200 metros. Fiquei na casa pequena, a primeira onde Amália viveu antes da construção da excelente casa com piscina da autoria do arquitecto Conceição e Silva. Na foto vemos do lado direito o quarto de Amália e a partir do ângulo para a esquerda a casa de jantar com uma mesa magnífica e o grande salão onde pinturas e livros desconhecidos para mim mas que contam muito da sua vida. A Herdade de Amália possui hoje 4 quartos (2 na casa nova, dois na primitiva) que estão ao cuidado de um casal jovem de grande simpatia e conhecimento, o Rui e a Ana. |
Deixo-vos umas fotos. Pois é aqui na Herdade Amália que hoje dia 23 deste mês de Julho, dia oficial do seu Centenário se realiza um grande concerto de Fado com um elenco de luxo dirigido por Jorge Fernando que sendo muito jovem ainda chegou a ser seu músico (tal como o avô). Ana Moura, Ricardo Ribeiro, Kátia Guerreiro, Marco Rodrigues, Fábia Rebordão e Sara Correia são alguns dos fadistas convidados. José Gonçalez que tem sido um incansável coordenador dos serões em Casa de Amália na Rua de S. Bento em Lisboa é também o responsável pelo elenco artístico. Estão convidadas mais de mil pessoas.
Amália era ainda uma pintora de flores que recheou a sua casa de malmequeres a sua flor preferida e a entrada para a herdade é assinalada exactamente por um malmequer amarelo. Um lugar paradisíaco onde passei três dias. Um dos quadros do salão. Amália pintando malmequeres. A casa primitiva, hoje reconstruida e dividida em duas habitações separadas. O quarto onde fiquei.
Amália era ainda uma pintora de flores que recheou a sua casa de malmequeres a sua flor preferida e a entrada para a herdade é assinalada exactamente por um malmequer amarelo. Um lugar paradisíaco onde passei três dias. Um dos quadros do salão. Amália pintando malmequeres. A casa primitiva, hoje reconstruida e dividida em duas habitações separadas. O quarto onde fiquei.
A propriedade de Amália estende-se desta ponta esquerda até à ponta direita incluindo a praia Amália que hoje é pública sendo a entrada paralela à casa sempre em terrenos de Amália, hoje Fundação Amália. A meio fica a escadaria e do lado direito (mais baixo) corre a cascata que desagua na praia. Antes no riacho havia uma azenha que fazia rodar uma mó. Mas o pôr do sol em casa de Amália é como ela, Divinal.
Ennio Morricone nasceu em Roma a 10 de Novembro de 1928 e em Roma faleceu vítima de queda a 6 de Julho nos seus fantásticos 91 anos.Foi um grande compositor e dedicou-se especialmente à composição musical para o cinema e televisão. Seu pai era músico, tocava trompete em várias orquestras. Foi o pai que o ensinou a ler música e a tocar vários instrumentos. Entrou para a Academia Nazionale de Santa Cecília e foi orientado por Umberto Semproni. Tinha 12 anos. Entrou para um curso de harmonia com a duração de quatro anos mas como já tinha bons conhecimentos completou-o em seis meses. Em 1941 é escolhido para fazer parte da Orquestra da Ópera (tem 13 anos). Em 1946 recebe o diploma de trompetista. Já nessa época faz arranjos de clássicos e tenta compôr. Nos anos 40 toca em bandas de Jazz e faz arranjos de estúdio para a RCA Victor trabalhando para temas de Domenico Mogdunho e Mario Lanza. Em 1955 já faz pequenos temas para o cinema e televisão. Em 1956 casa com Maria Travia que conhecera em 1950. Ela também colaborou com ele escrevendo letras para alguns dos trabalho de seu marido como "The Mission". Tiveram 4 filhos, Marco (57), Alessandra (61), Andrea (64 e que também é maestro) e Giovanni (66 e que é cineasta).
Ennio compôs também músicas para cantores como Paul Anka, Mina, Milva, Zucchero, Andrea Bocelli, Edoardo Vianello, Rita Pavone, Françoise Hardy, Mireille Mathieu, Gianni Morandi, Jimmy Fontana e até colaborou com Chico Buarque em 69 / 70 quando este esteve exilado em Itália. O seu grande reconhecimento internacional chega quando compôs a música para filmes, especialmente Westerns (mais de 10 milhões de cópias). Este sucesso fez com que nos anos 70 Ennio fosse premiado pelos realizadores de Hollywood como Don Siegel, Oliver Stone, Quentin Tarantino, Barry Levinson, Warren Beatly, Mike Nichols, John Carpenter e Brian De Palma.
Em 1977 compôs o tema oficial do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA 1978. Compôs também para as séries Marco Polo, Nostromo e Fateless entre outros. A sua produção foi utilizada em diversas séries como The Simpsons ou Os Sopranos. |
Só para o realizador Sergio Corducci compôs para 7 westerns. Também na Europa trabalhou para Bernardo Bertolucci, Roman Polansky, Roland Joffé e outros. A trilha do "The Mission" (1986) venceu um prémio nos Estados Unidos. Na Billboard o álbum "Yo - Yo Ma Plays Ennio Morricone" ficou 105 semanas no Hit dos clássicos. Algumas das suas composições mais famosas são "The Ecstasy of Gold", "Man With A Harmony" ou "Chi Mai" que atingiu o 2º lugar no Top Britânico. Em 1971 recebeu o prémio Targa D'Oro por ter vendido no mundo mais de 20 milhões de discos e mais de um milhão só em Itália.
Em Portugal ficou famoso não só pela música de filmes como "O Bom O Mau e O Feio", "Por Um Punhado de Dólares", "Cinema Paraíso", "Era Uma Vez no Oeste" ou "Era Uma Vez na América" mas também pela sua grande colaboração e admiração por Dulce Pontes, tornando-a sua cantora preferida, escrevendo especialmente para ela e vindo a Portugal por sua causa.
Foi em 2004 que Ennio veio a Lisboa com a Roma Sinfoneta Orquestra e Dulce cantou algumas das canções que gravara em 2003 no seu álbum "Focus", composições para filmes que Ennio fizera para o seu amigo de escola, o realizador Sergio Leone. Dulce ganhou com esse disco o Prémio Amigo da Associação Fonográfica e Videográfica Espanhola para a Melhor Intérprete Latina. Colaborou com ele muitas outras vezes e nas suas digressões europeias.
Foi em 2004 que Ennio veio a Lisboa com a Roma Sinfoneta Orquestra e Dulce cantou algumas das canções que gravara em 2003 no seu álbum "Focus", composições para filmes que Ennio fizera para o seu amigo de escola, o realizador Sergio Leone. Dulce ganhou com esse disco o Prémio Amigo da Associação Fonográfica e Videográfica Espanhola para a Melhor Intérprete Latina. Colaborou com ele muitas outras vezes e nas suas digressões europeias.
Ennio fazia parte do Gruppo di Improvvisazione Nuova Consonanza (G.I.N.C.) um grupo de compositores que se dedicava a pesquisas de composição musical avançada e de improvisação. Novas harmonias, novos sons, novas tecnologias, novos métodos de desenvolvimento musical. O grupo existiu de 1964 a 1980 e ficou conhecido como "Il Gruppo". Ennio tocava trompete. Gravou seis álbuns para a Deutsche Grammophone, RCA e Cramps. O primeiro foi em 66 mas aquele que ficou mais famoso foi "The Feed Back" gravado em 1970. Muitos dos grupos de Rock progressivo e pesado dizem ter sido influenciados por Ennio Morricone, como Os Metallica, Os Dire Strait, Os Muse, Os Radio Head e outros. Morriconne revolucionou Holliwood com a sua música. Vendeu mais de 70 milhões de discos e ganhou uma infinidade de prémios. Embora nomeado várias vezes para um Oscar, só o viria a receber em 2016 no filme de Quentin Tarantino "The Hateful Eight". É um dos dois únicos compositores a ter recebido o Prémio Honorário da Academia que foi introduzido em 1928. O outro foi Alex North. O seu recebeu-o em 2009. Fez música para mais de 400 filmes e séries de TV. Em 2013 fez a sua última digressão mundial para comemorar 60 anos do seu ínicio escrevendo música para filmes. Dulce Pontes participou em alguns espectáculos na digressão europeia em 2017. A digressão de despedida fê-la em 2019 tendo passado por Lisboa a 6 de Maio de 2019. Mais uma vez Dulce Pontes foi uma das suas convidadas especiais. Dirigiu a Orquestra e um coro de mais de 200 pessoas.Tinha 90 anos.