Wanderléa Charlup Boere Salim nasceu em Governador Valadares, região de Lavras, estado de Minas Gerais no Brasil a 5 de Junho de 1946, descendente de uma família de origem libanesa.
Durante o período da "Jovem Guarda" (1965-1969) na TV obteve grande sucesso com os seus amigos Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Sempre foi muito respeitada como cantora e também como actriz.
Aos 9 anos a família (pais e muitos irmãos) mudou-se para o Rio de Janeiro para procurar melhor vida. Aos 10 anos já ganhava concursos de canções. Aos 15 anos já cantava em "Night Clubs" mas como era menor tinha de ter uma autorização dos Pais e outra do Juíz de Familia. Inicialmente, o que é normal, os pais não queriam, mas reconheceram que ela tinha um talento musical natural. Em 62 lança o seu primeiro disco e em 63 o primeiro LP "Wanderléa".
Na editora conheceu Roberto Carlos e Erasmo Carlos e em 65 passa a apresentar com eles o programa "Jovem Guarda" da TV Record em S. Paulo. Pode dizer-se que Wanderléa e Celly Campello foram as primeiras grandes estrelas do Rock brasileiro. Participou no filme "Juventude e Ternura" em 1968 e o "Diamante Cor-de-Rosa" com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Em 69 um dos programas de maior audiência da TV brasileira "Jovem Guarda" terminava. Wanderléa continuou a sua carreira Pop.
Durante o período da "Jovem Guarda" (1965-1969) na TV obteve grande sucesso com os seus amigos Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Sempre foi muito respeitada como cantora e também como actriz.
Aos 9 anos a família (pais e muitos irmãos) mudou-se para o Rio de Janeiro para procurar melhor vida. Aos 10 anos já ganhava concursos de canções. Aos 15 anos já cantava em "Night Clubs" mas como era menor tinha de ter uma autorização dos Pais e outra do Juíz de Familia. Inicialmente, o que é normal, os pais não queriam, mas reconheceram que ela tinha um talento musical natural. Em 62 lança o seu primeiro disco e em 63 o primeiro LP "Wanderléa".
Na editora conheceu Roberto Carlos e Erasmo Carlos e em 65 passa a apresentar com eles o programa "Jovem Guarda" da TV Record em S. Paulo. Pode dizer-se que Wanderléa e Celly Campello foram as primeiras grandes estrelas do Rock brasileiro. Participou no filme "Juventude e Ternura" em 1968 e o "Diamante Cor-de-Rosa" com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Em 69 um dos programas de maior audiência da TV brasileira "Jovem Guarda" terminava. Wanderléa continuou a sua carreira Pop.
Um dos seus primeiros sucessos foi "Te Amo" que viria a fazer parte da novela "Caras & Bocas" da TV Globo. Em 1990 essa canção voltou a ser usada na novela "Pedra Sobre Pedra" e Wanderléa regressou ao estrelato . No tempo da "Jovem Guarda" muitas das canções que transmitiam eram versões de grandes êxitos americanos ou italianos. São estes os casos de "O Calhambeque" (Hot Rog no original) de Roberto Carlos e "O Exército do Surf" versão do original italiano, que ela tão bem soube divulgar. Em Portugal a jovem Helena Rocha também divulgou as duas canções cantando muito bem. Ela merece que a apresentemos hoje, pois para os fazedores às três pancadas de Enciclopédias da Música Portuguesa (sejam em um ou quatro volumes) ou mesmo para as Biografias do Ié Ié ela não existe, como não existem muitos outros. Jornalistas e musicólogos no seu melhor!
Wanderléa teve muitos desgostos que a abalaram profundamente. Primeiro descobriu que a sua irmã mais velha tinha sido morta vítima de uma bala perdida quando perto de uma escaramuça. Aos 16 anos começou a namorar Zé Renato filho de Chacrinha, (provavelmente antes de ele balançar a pança). Depois de sete anos juntos ele sofreu um acidente automóvel e ficou paraplégico. Entrou numa grande depressão e embora não o quizesse abandonar ele fez de tudo para que ela o fizesse pois não queria sr um estorvo na sua vida. Depois da separação namorou varios cantores incluindo Roberto Carlos. Depois conheceu o guitarrista chileno Lalo California. Pouco tempo depois casavam e em 1982 nasceu o primeiro filho Leonardo. Em 84 seu filho com 2 anos morre afogado. Ele andava de triciclo à volta da piscina e acidentalmente caíu à água, foi socorrido de imediato mas não houve possibilidade de o salvar. Wanderléa volta a ter uma grande crise depressiva. O casamento passa por maus bocados com afastamentos mas recupera. Depois tiveram mais duas filhas Yasmin e Jadde nascidas nos fins de 80. A morte de seu pai também a abalou e em 96 seu irmão morre de SIDA. Mais uma depressão tão forte que a levou a um cancro do útero. Hoje continuam casados mas vivendo em casas separadas e diz que assim se dão melhor e namoram mais.
A fama perturbava-a porque as pessoas comentam que ela é "madame", que anda em carros importados e muito bem vestida. Ela compreende as pessoas humildes e pobres porque também já foi pobre, mas lutou e isso ninguém reconhece.
Os dois primeiros discos que gravou, foram em 62 para a Columbia, "Ao Nascer o Sol/ Quero Amar" e "Meu Anjo da Guarda/Tell me How Long" e foram gravados em 78 rpm. Só depois passou à CBS. Grava então o LP "Wanderléa" em 63. Depois de mais 8 álbuns grava em 2008 "Nova Estação".
No programa "Festa de Arromba" para comemorar 30 anos da Jovem Guarda, chamam ao palco Os Incríveis, Manito, Os Fevers, Lilian, Martinha, Waldirene, Wanderley Cardoso, Ed Wilson, Deny e Dino, Jerry Adriani, Os Vips e outros para se juntarem à festa. Também em 92 no programa de TV "Domingão de Fausto", quando a sua canção "Te Amo" estava na berra na novela "A Rainha da Sucata", agora em versão pop, foi cantar "Prova de Fogo" e até diziam que com umas pernas assim só ela e a Tina Turner.
Os dois primeiros discos que gravou, foram em 62 para a Columbia, "Ao Nascer o Sol/ Quero Amar" e "Meu Anjo da Guarda/Tell me How Long" e foram gravados em 78 rpm. Só depois passou à CBS. Grava então o LP "Wanderléa" em 63. Depois de mais 8 álbuns grava em 2008 "Nova Estação".
No programa "Festa de Arromba" para comemorar 30 anos da Jovem Guarda, chamam ao palco Os Incríveis, Manito, Os Fevers, Lilian, Martinha, Waldirene, Wanderley Cardoso, Ed Wilson, Deny e Dino, Jerry Adriani, Os Vips e outros para se juntarem à festa. Também em 92 no programa de TV "Domingão de Fausto", quando a sua canção "Te Amo" estava na berra na novela "A Rainha da Sucata", agora em versão pop, foi cantar "Prova de Fogo" e até diziam que com umas pernas assim só ela e a Tina Turner.
HELENA
ROCHA
A maioria de vós perguntará. Eles estão a falar de quem? Pois é, muitos não se lembrarão de uma rapariga que fazia "covers" de artistas brasileiros com sotaque brasileiro. Mas foi por isso que a trouxemos aqui. A oportunidade para relembrar a sua excelente voz. Porque tem a ver com Wanderléa e a Jovem Guarda. Cantou o "Calhambeque" do Roberto Carlos "O Exército do Surf" da Wanderléa (original Catherine Spaak) e o "Zigue Zague" da Elis Regina de Jair Rodrigues. Era uma rapariga divertida. As suas canções apareceram depois em coletâneas internacionais editadas pelo programa "Jovem Guarda" no Brasil com jovens de muitos países cantando sucessos da época.
Helena Rocha nasceu em 1944 em Moçâmedes, Angola, e desde pequena gostava de palcos e de cantar manifestando grande descontração e excelente voz. Nos anos 60 vem para Lisboa estudar e o maestro Fernando Carvalho que já a tinha visto a cantar em Angola vai à Faculdade desafiá-la para cantar. Vai ao programa da RTP "Lugar aos Novos". Faz digressões por Paris e outras cidades. Em 65 grava o seu primeiro disco, "O Calhambeque" que lhe traz alguma projecção e é lançado quase em simultâneo no Brasil, como havia sido acordado quando Roberto Carlos e o seu empresário estiveram com ela em Lisboa. Ainda em 65 vai a Luanda e no Cinema Avis é acompanhada pelos Rock's, entrando no palco num calhambeque. Assim sendo fomos falar com Luís N'Gambi (ex Rock's OP nº 30) para sabermos mais pormenores. "Sim, embora não fossemos uma banda de acompanhamento, o empresário pediu-nos e foi um prazer. Ela era muito simpática e tinha uma excelente voz e muito poderosa. Ficámos amigos".
Grava um segundo EP, "Onde é que eu Arrumo o Carro" que inclui ainda "Telefona-me esta tarde" e em 66 o 3º EP "Zigue Zague", quanto a nós a mais bem conseguido, e que inclúi o "cover", "O Exército do Surf" de Wanderléa. Em 66 é eleita a Rainha do Ié Ié do Porto. Virá ainda a fazer uma experiência gravando um 4º disco com fado canção "Na tua boca sou tua" e "Há festa na Mouraria". Helena frequentava o curso de Filologia Germânica da Faculdade de Letras em Lisboa e terminado o seu curso acaba por casar em 1969 e regressar a Angola onde começa a dar aulas no Liceu Norton de Matos (Nova Lisboa) em 1971. Depois foi para a sua terra natal, Moçamedes lecionar. Entretanto vieram os filhos e a vida artística perdeu qualquer prioridade.
Fomos procurar as suas canções na net.
Agora queremos dar os parabéns a Britocleta Bcleta pelo excelente video que produziu no You Tube fazendo a sua leitura para o século XXI (50 anos passados da edição) de Zigue Zague que Helena Rocha divulgou. Uma abordagem corajosa de um problema sério que se pôe a muitas raparigas quando são rejeitadas e que as pode levar a caminhos tortuosos na sua busca romântica da felicidade para evitar a solidão ziguezageando por aí. Muito bom e didáctico.
Fomos procurar as suas canções na net.
Agora queremos dar os parabéns a Britocleta Bcleta pelo excelente video que produziu no You Tube fazendo a sua leitura para o século XXI (50 anos passados da edição) de Zigue Zague que Helena Rocha divulgou. Uma abordagem corajosa de um problema sério que se pôe a muitas raparigas quando são rejeitadas e que as pode levar a caminhos tortuosos na sua busca romântica da felicidade para evitar a solidão ziguezageando por aí. Muito bom e didáctico.
Depois em 1974 regressa a Lisboa e consegue colocação em Porto de Mós. Procura casa e uma colega diz-lhe que na Marinha Grande o sogro está a construir. É lá que vai ficar a viver, aí nasce a terceira filha, aí fica até hoje. Consegue ficar efectiva no Liceu da Marinha Grande e em 33 anos de ensino produz muitos espectáculos com os alunos e escrevia textos para isso. Nos concursos de Televisão entrava muitas vezes e também ganhou, como em "A Filha da Cornélia" de Raul Solnado. Em 96 passa por ela o João Portugal (um ex aluno) na época dos Excesso, que lhe diz que o La Féria está a fazer um casting "Todos ao Palco" que era mesmo a cara dela. O "bichinho" não morrera, ganha coragem e avança. Tiro e queda, nunca mais de lá saíu.
Hoje sabemos que tem colaborado com Filipe La Féria como tradudora de algumas peças e até co-autora noutras, tendo ainda participado como Directora de Cena e até actriz em peças como "My Fair Lady", "Amália", "A Canção de Lisboa", "O Vison Voador" ou "Um Violinista no Telhado".
Hoje sabemos que tem colaborado com Filipe La Féria como tradudora de algumas peças e até co-autora noutras, tendo ainda participado como Directora de Cena e até actriz em peças como "My Fair Lady", "Amália", "A Canção de Lisboa", "O Vison Voador" ou "Um Violinista no Telhado".
Foi complicado, conta-nos. "Aulas de manhã, idas para Lisboa, regressava noite fora, aulas de manhã, etc. Enquanto não estava reformada foi muito duro. Mas...quem o faz por gosto...
Depois não era já só actuar ou cantar, com a minha área de conhecimento passei a traduzir as peças como "My Fair Lady" , "Um Violinista no Telhado", etc". Sim sabemos que foi Directora de Cena foi actriz. "Amália", "A Canção de Lisboa", "O Vison Voador", "Portugal à Gargalhada" também teêm textos seus. Afinal devem todos conhecer Helena Rocha, só que não sabiam.
Depois não era já só actuar ou cantar, com a minha área de conhecimento passei a traduzir as peças como "My Fair Lady" , "Um Violinista no Telhado", etc". Sim sabemos que foi Directora de Cena foi actriz. "Amália", "A Canção de Lisboa", "O Vison Voador", "Portugal à Gargalhada" também teêm textos seus. Afinal devem todos conhecer Helena Rocha, só que não sabiam.
Quando lhe telefonámos, não atendeu. Mais tarde quando nos ligou de volta, explicou que vinha a conduzir, pois tinha ido a Lisboa levar os netos a assistir ao musical de Filipe La Féria "As Aventuras de Tarzan O Rei da Selva" e da qual também é co-autora dos textos.
Mais uma vez ficamos contentes por conseguirmos mostrar e dar o devido valor áqueles que na nossa juventude nos proporcionaram bons momentos e que não se eclipsaram e continuam a deliciar-nos.
E não se esqueçam desta grande verdade,
SÓ É JOVEM GUARDA QUEM SE GUARDA JOVEM.
Mais uma vez ficamos contentes por conseguirmos mostrar e dar o devido valor áqueles que na nossa juventude nos proporcionaram bons momentos e que não se eclipsaram e continuam a deliciar-nos.
E não se esqueçam desta grande verdade,
SÓ É JOVEM GUARDA QUEM SE GUARDA JOVEM.
Jesse and James são dois irmãos de nome António e Fernando Lameirinhas, como veêm portugueses, que viviam na Bélgica para onde os seus pais tinham emigrado. A família Lameirinhas deixa Portugal em 1959 mudando-se do Porto para Charleroi na Bélgica. Aí os dois irmãos António e Fernando estudam música com um emigrante italiano, depois formaram uma banda de Rock, The Modes, tendo gravado um single em 1964. O conjunto não durou muito. Decidiram então apresentar-se como Jesse (Tony) & James (Nando). Fazem algumas músicas e em 1968 realizam "Move" que se tornou um hit em muitos Países da Europa. Era algo de novo misturava Acid Rock com Free Jazz e Soul. O grupo que os acompanhava era a JJ Band e Scott Bradford era um homem de Jazz. Arséne Souffriau tinha muitos conhecimentos de música electrónica que podemos perceber na execução. Tiveram muito êxito em Espanha onde iam ínumeras vezes. O Soul era o que as discotecas tocavam e Jesse & James eram muito solicitados. Era um duo muito original para a época. A sua divisa era contra a tirania, a guerra e a violência. Hoje este grupo tornou-se uma banda de culto.
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Actuaram na BBC com Tom Jones e Engelbert Humperdink, venceram o Festival da canção do Atlântico com a canção "Bleeding Roses" e receberam o prémio da crítica do Festival de Barcelona com "A Passing Car". Tiveram grande êxito com um "cover" de Carl Douglas "Something for Nothing".
Em Espanha tiveram imenso êxito e gravaram alguns discos em espanhol como "Asi Fue" ou "Seria el Fin". Diz-se que depois foram colaborar com o grupo "Los Canarios" mas não temos informação concreta. No entanto Los Canarios também procuravam um som diferente e tinham muita qualidade. São eles que fazem a música para o filme de Carlos Saura com Geraldine Chaplin e Jose Vazquez, "Pepperment Frappé" (1967) que vos oferecemos como último video. Diz-se que hoje Tony continua a cantar.
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A 27 de Janeiro de 1956 é editado o primeiro disco de Elvis da RCA, "Heartbreak Hotel" que dispara para o topo da tabela da Billboard . Comemoram-se agora precisamente os 60 anos desse lançamento e nós não quizemos deixar de assinalar esta data. Elvis se fosse vivo teria acabado de fazer no dia 8 de Janeiro 81 anos e no próximo ano já se vão comemorar 40 da sua morte (16 de Agosto 1977). Hoje continua a ser dos artistas que mais vende e a sua mansão Graceland um dos locais mais visitados.
Curiosamente o disco só atinge o 1º lugar em 21 de Abril e nessa semana ainda "Lisboa Antigua" pela orquestra de Nelson Riddle estava na 5ª posição ( Lisboa entrou para 1º a 25 de Fevereiro e só saíu a 24 de Março). "Heartbreak Hotel esteve em 1º oito semanas. Mae Axton que escreveu a canção para Elvis, e disse-lhe sem qualquer dúvida que venderia 1 milhão. Foi o décimo disco de Rock a atingir o topo da Tabela Americana e no final do ano foi classificado como o "disco da Ano". O disco foi muito promovido a nivel das televisões e Elvis foi a bastantes programas de Feveeiro a Abril. Aqui o video da versão original e outra do início dos anos 70.
Curiosamente o disco só atinge o 1º lugar em 21 de Abril e nessa semana ainda "Lisboa Antigua" pela orquestra de Nelson Riddle estava na 5ª posição ( Lisboa entrou para 1º a 25 de Fevereiro e só saíu a 24 de Março). "Heartbreak Hotel esteve em 1º oito semanas. Mae Axton que escreveu a canção para Elvis, e disse-lhe sem qualquer dúvida que venderia 1 milhão. Foi o décimo disco de Rock a atingir o topo da Tabela Americana e no final do ano foi classificado como o "disco da Ano". O disco foi muito promovido a nivel das televisões e Elvis foi a bastantes programas de Feveeiro a Abril. Aqui o video da versão original e outra do início dos anos 70.
A zona das Caraíbas tem sido o berço de muitos estilos musicais principalmente nas ilhas de Cuba e da Jamaica.
A Jamaica saltou para o Mundo nos anos 60 quando talentosos músicos baseados no Rhythm & Blue e Rock & Roll americanos associado ao Soul africano fundiram vários sons criando a batida que se viria a chamar Reggae, Ska e Rocksteady. Esses músicos rumaram ao Reino Unido no fim dos anos 50, já teria existido um inicio jamaicano com o Mento que jogava mais na base do Calipso da ilha de Trinidad e tendo os Jolly Boys como grupo mais representativo. Mas é o Ska nos anos 60 a mola real para a exploração internacional.
O Ska combinava os estilos anteriores como o Jazz e os Blues e os temas exploravam a opressão e a marginalidade em que o povo e os músicos viviam, a pobreza e as dificuldades de vida.
Artistas como Fats Domino e Louis Jordan foram os primeiros a dominar as festas jamaicanas. A guerra dos Sound Systems (camiões equipados com altifalantes para as festas de rua) dominavam nos anos 50. Porém quando todo o mundo já conhecia tudo e os discos chegavam com facilidade, para ser diferente, só inovando. Um dos primeiros é Lauren Aitken e a sua "Little Sheila". Outros sao Owen Gray , Byron Lee e os Jordannaires. Prince Buster ou Jah Jerry (que dizem ter sido ele a inventar o som "Off-Beat" da viola e que caracteriza o SKA) são alguns dos primeiros heróis
A Jamaica saltou para o Mundo nos anos 60 quando talentosos músicos baseados no Rhythm & Blue e Rock & Roll americanos associado ao Soul africano fundiram vários sons criando a batida que se viria a chamar Reggae, Ska e Rocksteady. Esses músicos rumaram ao Reino Unido no fim dos anos 50, já teria existido um inicio jamaicano com o Mento que jogava mais na base do Calipso da ilha de Trinidad e tendo os Jolly Boys como grupo mais representativo. Mas é o Ska nos anos 60 a mola real para a exploração internacional.
O Ska combinava os estilos anteriores como o Jazz e os Blues e os temas exploravam a opressão e a marginalidade em que o povo e os músicos viviam, a pobreza e as dificuldades de vida.
Artistas como Fats Domino e Louis Jordan foram os primeiros a dominar as festas jamaicanas. A guerra dos Sound Systems (camiões equipados com altifalantes para as festas de rua) dominavam nos anos 50. Porém quando todo o mundo já conhecia tudo e os discos chegavam com facilidade, para ser diferente, só inovando. Um dos primeiros é Lauren Aitken e a sua "Little Sheila". Outros sao Owen Gray , Byron Lee e os Jordannaires. Prince Buster ou Jah Jerry (que dizem ter sido ele a inventar o som "Off-Beat" da viola e que caracteriza o SKA) são alguns dos primeiros heróis
Mas o grande tiro e o que internacionaliza os sons da Jamaica, foi sem dúvida em 64,"My Boy Lollipop" de Millie Small que vendeu 7 milhões de cópias em todo o Mundo (ver OP nº 59 - Artigo Luísa Nobre). Os Skatalites também entram no Top Britânico com "Man in the Street". O primeiro LP talvez tenha sido de Owen Gray em 1961. Derrich Morgan faz "Forward March" uma canção de alegria em comemoração da independência da Jamaica em 1962. Lauren Aitken nasceu em Cuba, mas a família mudou-se para a Jamaica com a fámília tinha ele 11 anos, tocava desde o Boogie ao Calipso e foi rotulado como "O Padrinho do SKA"). "Little Sheila" o 1º sucesso do SKA esteve 11 semanas sempre no 1º lugar no Top. Depois foi para o Reino Unido, fundou a comunidade jamaicana de Brixton e continuou importante no Rocksteady e Skinhead Reggae. Depois retirou-se e faleceu em 2005.
´No Brasil Wandarléa cantou SKA sem fazer qualquer ligação assim como Renato e os seus Blue Caps. Só os Paralamas do Sucesso tocavam SKA e os Kongo também foram na onda. Em muitos outros Países o SKA e o Reggae só aparece em bandas a partir dos anos 90. Como podem ver no nosso artigo de fim de 69 já lançavamos o desafio para que os grupos se atirassem a esses novos ritmos que também tinham mais a ver com África. Em Portugal talvez os Taxi, Despe e Siga, Kumpanhia Algazarra, Afonsinhos do Condado ou até os O'queStrada pudessem andar lá mais perto.
Os que focávamos no nosso artigo seriam os mais importantes à época, depois apareceram Bob Marley que se tonou num verdadeiro Rei do Reggae. Canções como "I Shot The Sheriff", "No Women, No Cry", "Could You Be Loved", "Stir It Up", Get Up, Stand Up", Etc. O álbum "Legend" uma coletânea sua lançada em 84, três anos depois da sua morte é o álbum de Reggae mais vendido da história. Em Nova York o Rap e a cultura Hip Hop teêm origem na Jamaica.
Os que focávamos no nosso artigo seriam os mais importantes à época, depois apareceram Bob Marley que se tonou num verdadeiro Rei do Reggae. Canções como "I Shot The Sheriff", "No Women, No Cry", "Could You Be Loved", "Stir It Up", Get Up, Stand Up", Etc. O álbum "Legend" uma coletânea sua lançada em 84, três anos depois da sua morte é o álbum de Reggae mais vendido da história. Em Nova York o Rap e a cultura Hip Hop teêm origem na Jamaica.
Os Herman's Hermits foram uma das bandas mais badaladas dos anos 60 e despertaram bastante simpatia na maioria dos jovens. Formaram-se em Manchester em 1962. Quem os descobriu foi Harvey Lidberg que quiz de imediato ser o seu "manager". O grupo chamava-se Herman and his Hermits. Telefonou logo a Mickey Most e o produtor foi vê-los. O grupo era composto por Peter Noone, voz, Derek Leckenby, solo, Keith Hopwood, ritmo, Karl Green, baixo e coros e Barry Whiwan, bateria. Quase todos compunham. O primeiro disco em 1964 foi um "cover" de Carl Jean's muito bem feito, "I'M Into Something Good" (escrito por Gerry Goffin e Carole King) e que vai logo ao 1º lugar no Hit da BBC. Nos Estados Unidos consegue a 14ª posição. Depois gravam "Mrs. Brown You've got a lovely Daughter" (original de Tom Courtney em 1963) que vai também a 1º lugar do Top mas apenas nos Estados Unidos. Depois vem "I'm The Henry The Eight, I Am" (versão de uma canção de 1911) que também vai a 1º na Billboard. O Grupo teve um excelente impacto nos Estados Unidos e como era distribuido pela MGM, entraram em vários filmes. Tiveram 2 canções no Top dos Estados Unidos e apenas uma no Reino Unido.
Outras canções como "No Milk Today", "There's a Kind of Hush","Silhouettes", "My Sentimental friend" (OP nº 40), "Sunshine Girl" (OP nº 8) e claro "Sleepy Joe" e "Something is Happening" ambas excelentemente cobertas pelo H2O. Aliás "Something Is Happening" do italiano Ricardo Del Turco, "Luio", foi um grande êxito tanto em Moçambique como na África do Sul (OP nº 22).
Em 71 Peter Noon deixa o grupo, sendo substituido por Peter Cowap. Fazem digressões pelo Reino Unido com Wayne Fontana e The Mindbenders e pelo caminho entre 74 e 94 foram mudando de elementos. Editam discos com as suas composições mas os resultados foram sempre muito fracos.
Hopwood e Leckenby criam a Pluto Music que 2011 fazia sobretudo música para comerciais e animação. Hopwood também se iniciou na música para filmes e TV. Green tornou-se manager de sistemas sonoros para concertos. Leckenby morre em 1994. Barry Whitwam fica o único elemento e contrata os músicos adequados para a banda continuar os Tours. No final de 2011 os membros do grupo eram Whitwam (bateria), Geoff Foot (baixo e voz), Kevan Lincard (teclas e coros) e Paul Cornnell (solo e coros). Diz quem viu que as harmonias dos seus coros são muito boas. Nos últimos anos Peter Noone tem colaborado com eles como "Herman's Hermits Starring Peter Noone".
Em 71 Peter Noon deixa o grupo, sendo substituido por Peter Cowap. Fazem digressões pelo Reino Unido com Wayne Fontana e The Mindbenders e pelo caminho entre 74 e 94 foram mudando de elementos. Editam discos com as suas composições mas os resultados foram sempre muito fracos.
Hopwood e Leckenby criam a Pluto Music que 2011 fazia sobretudo música para comerciais e animação. Hopwood também se iniciou na música para filmes e TV. Green tornou-se manager de sistemas sonoros para concertos. Leckenby morre em 1994. Barry Whitwam fica o único elemento e contrata os músicos adequados para a banda continuar os Tours. No final de 2011 os membros do grupo eram Whitwam (bateria), Geoff Foot (baixo e voz), Kevan Lincard (teclas e coros) e Paul Cornnell (solo e coros). Diz quem viu que as harmonias dos seus coros são muito boas. Nos últimos anos Peter Noone tem colaborado com eles como "Herman's Hermits Starring Peter Noone".
Peter Noon em 71 grava a solo "Oh, You Pretty Thing" que chega a 12º no Top da BBC. A canção foi escrita por David Bowie que tocou piano na gravação. Ainda vem a ter um 15º em 74 e um 19º em 79 nos Estados Unidos onde ainda fez um "Tour". Nos anos 80 forma o conjunto The Tremblers, teve um programa de TV de nome "Something Good" e passou a actuar nos Circuitos Nostálgicos nos Estados Unidos onde vive. ao longo da sua carreira acompanhou sempre causas nobres e de apoio a jovens e idosos, e a UNIT ao longo dos anos filmou essas participações em que sempre foi acompanhado pela filha Natalie (que hoje também é cantora) Deixou esta extraordinária montagem em que Natalie e o pai vão passando no tempo e no espaço cantando "The Angels Are Crying in Heaven". |
GIRA-DISCOS
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
Pela sua beleza e criatividade, bem típicas da época, resolvemos ilustrar os discos que aparecem mencionados em "Gira-Discos" com as capas que raramente chegámos a conhecer na época dos seus lançamentos.
Os Blood Sweat & Tears são um conjunto formado em final de 67 em Nova York sob a liderança do extraordinário Al Kooper. A introdução dos metais no Rock com uma influência Jazz e misturando o R & B e o Folk davam ao grupo um som que ainda não era muito conhecido mas tinha uma harmonia e ao mesmo tempo uma dissonância de free jazz. É certo que os outros elementos eram todos muito bons. Jim Fielder vinha dos Mother of Invention de Frank Zappa. Depois tínhamos Steve Kas e Bobby Colomby. Faltava um vocalista, pensaram em vários de bons conjuntos que haviam terminado, quando Judy Collins lhes indicou um canadiano nascido em Inglaterra que devia ser ideal, David Clayton-Thomas. Gravam o 1º disco e pouco tempo depois apresentam-se em Woodstock, foi o delírio. Al Kooper sai para se tornar produtor da Columbia mas deixa o 2º LP quase todo perparado. É deste "Blood Sweat & Tears" que sai "Spinning Wheel (OP nº 51 - Aniversário) e esta "And When I Die" que obteve o 1º lugar na Onda Pop e o 2º na Billboard.