De Madalena Iglésias falámos na OP nº 78 e aí dissemos que neste numero abordaríamos mais a sua carreira no cinema, se assim se pode chamar. Madalena na década de sessenta do século passado foi um fenómeno de popularidade em Portugal e por todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, não admira que o cinema estivesse interessado em aproveitar a chance. Outro personagem que contracenou com ela era também um Rei da Rádio, o moçambicano António Calvário. Em 1964 Augusto Fraga realiza "Uma Hora de Amor" onde para além dos dois principais intérpretes ainda entraram os saudosos actores Canto e Castro ( As Lições do Menino Tonecas) e Victor Mendes ( pai do actor Fernando Mendes). A música do filme era da autoria do maestro Jorge Costa Pinto. "Ai é Tão Bom" da autoria de Ferrer Trindade e Francisco Nicholson foi das canções do filme de maior êxito. Os Lucky Ducks cantam-na agora.
No mesmo ano participa ainda no filme de Henrique Campos "Canção da Saudade" em que Victor Gomes (OP nº 74 e 75) é um dos artistas principais. Aparece a cantar o "Fado da Cesária".Também José Luis Monter tem um pequeno filme,"Los Gatos Negros" com a participação de Madadela Iglésias.
Em 1965 entra no filme de Américo Leite Rosa "Passagem de Nível" ao lado do grande actor Vírgilio Teixeira. O filme até teve boa aceitação. Wilma Palmer, José Amaro, Eugénio Salvador, Oscar Acúrsio, Canto e Castro e Maria João Alvarez também entram no filme. "Volta Amor", "Poema de Nós Dois" e "Espero Por Ti" são três das canções do filme.
No mesmo ano participa ainda no filme de Henrique Campos "Canção da Saudade" em que Victor Gomes (OP nº 74 e 75) é um dos artistas principais. Aparece a cantar o "Fado da Cesária".Também José Luis Monter tem um pequeno filme,"Los Gatos Negros" com a participação de Madadela Iglésias.
Em 1965 entra no filme de Américo Leite Rosa "Passagem de Nível" ao lado do grande actor Vírgilio Teixeira. O filme até teve boa aceitação. Wilma Palmer, José Amaro, Eugénio Salvador, Oscar Acúrsio, Canto e Castro e Maria João Alvarez também entram no filme. "Volta Amor", "Poema de Nós Dois" e "Espero Por Ti" são três das canções do filme.
Em 1966 novamente com Antonio Calvário "Sarilho de Fraldas", filme de Constantino Esteves e que acaba por ter algum êxito de bilheteira. Os leitores da Revista Plateia dizem ser o melhor filme português do ano e Madalena Iglésias e António Calvário os melhores actores. O crítico no Diário de Notícias arrasa o filme como sendo o pior do ano e as interpreações péssimas, inquirindo ainda como é que actores como António Silva (já com 80 anos) aceitaram colaborar. No filme entraram ainda Nicolau Breyner e Tonicha.
"A sua vinda a Lourenço Marques (pela 3ªvez) em 1970, juntamente com Américo Coimbra era para apresentação deste filme luso-espanhol de José Luis Merino "Os 5 Avisos de Satanás" cujo título em espanhl é "Las Cinco Advertencias de Satanás". Os actores espanhóis Arturo Fernandez e Cristina Galbó eram os outros actores principais.
A realização do filme "Os 5 Avisos de Satanás" teve um custo de produção de 4500 contos (qualquer coisa como 22500 euros). Antes do filme houve uma exibição de Madalena Iglésias, acompanhada pelos Night Stars,que cantou "Miguel e Isabel", "Eu vou Cantando", "Oração na Neve", "Noite Acordada","Amar é Vencer"e "Balança". Do filme destacamos a canção "É Já Pôr do Sol (ocaso)".
De Moçambique Madalena seguiu para Angola depois foi dar um espectáculo no Casino do Estoril, de seguida gravar em Espanha foi ao Brasil, Líbano, Israel, Japão, etc. era a artista portugesa mais internacional a par com Amália Rodrigues.
Depois de casar vai viver para a Venezuela e por lá ainda faz os seus espectáculos. O último numa das TVs venezuelanas estava grávida de 8 meses. Dedicou-se depois aos filhos e quando já um pouco crescidos ainda voltou a actuar. A sua última gravação é de 1986. Posteriormente veio viver para Barcelona em Espanha e quando volta a Portugal é sempre muito acarinhada. A sua modéstia e simplicidade nem no auge da carreira se modificou.
A realização do filme "Os 5 Avisos de Satanás" teve um custo de produção de 4500 contos (qualquer coisa como 22500 euros). Antes do filme houve uma exibição de Madalena Iglésias, acompanhada pelos Night Stars,que cantou "Miguel e Isabel", "Eu vou Cantando", "Oração na Neve", "Noite Acordada","Amar é Vencer"e "Balança". Do filme destacamos a canção "É Já Pôr do Sol (ocaso)".
De Moçambique Madalena seguiu para Angola depois foi dar um espectáculo no Casino do Estoril, de seguida gravar em Espanha foi ao Brasil, Líbano, Israel, Japão, etc. era a artista portugesa mais internacional a par com Amália Rodrigues.
Depois de casar vai viver para a Venezuela e por lá ainda faz os seus espectáculos. O último numa das TVs venezuelanas estava grávida de 8 meses. Dedicou-se depois aos filhos e quando já um pouco crescidos ainda voltou a actuar. A sua última gravação é de 1986. Posteriormente veio viver para Barcelona em Espanha e quando volta a Portugal é sempre muito acarinhada. A sua modéstia e simplicidade nem no auge da carreira se modificou.
Em 2008 Simone convida-a para o seu espectáculo na Televisão "Um País Chamado Simone" onde interpretam uma das mais bonitas canções portuguesas de todos os tempos, "No teu poema" de José Luís Tinoco. Também em 2008 a sua amiga Maria de Lurdes Carvalho lança um livro fotobiográfico "Meu Nome é Madalena" que na Feira do Livro de 2010 tem a presença de Madalena a autografá-lo. Em 2013 a Câmara Municipal de Lisboa homenageou-a com um busto na praceta, em Benfica, onde ela havia morado. Sempre que vem a Portugal não a deixam passar despercebida e em 2015 a TVI juntou-a com Simone em mais um programa. Além de canções dos filmes apresentamos ainda as canções "Setembro", um dos maiores sucessos e "Amanhã", um dos primeiros sucessos.
Julio Iglesias nasceu a 23 de Setembro de 1943 em Puga de la Cueva, um bairro de Madrid, Espanha. Filho de um médico ginecologista, Julio queria ser jogador de futebol. Tinha jeito e ainda chegou a jogar como guarda-redes pelos juniores do Real Madrid, seu clube de eleição, entre 1958 e 62.
Na véspera dos seus 20 anos um aparatoso acidente de automóvel quase lhe tirou a vida deixando-lhe as duas pernas fracturadas e uma lesão na coluna que o deixou semi-paralisado. Os médicos diziam que provavelmente não voltaria a andar. O futebol estava acabado. Durante 18 meses permanece no hospital. É aí que começa a escrever poemas românticos que deliciam as enfermeiras. Tenta musicá-los. e uma enfermeira arranja-lhe uma viola. Começa a aprender a tocar para cantar suas canções.
Após a recuperação esteve 3 anos no Bell Educational Trust's Language School em Cambridge e tirou a Licenciatura em Direito na Universidade Comptutense de Madrid.
No final dos anos 60 (68) e já totalmente recuperado, tenta que produzam as suas canções. A primeira proposta que lhe fazem é para ir cantar no Festival de Benidorm (na época um Festival importante).
"La Vida Sigue Igual" de sua autoria obtem o 1º prémio. Imediatamente a Columbia Records vai assinar contrato com ele.
Foi o início de uma carreira que nem ele alguma vez havia sonhado. O seu 1º álbum "Yo Canto" esteve 15 semanas no Top atingindo a 3ª posição Tornou-se o mais carismático "crooner" latino.
Actuando por todo o mundo já vendeu mais de 300 milhões de discos e tem mais de 2600 discos de Ouro e de Platina. Recebeu o Guiness world Record por ser o artista mais discos vendeu em línguas diferentes. Ao todo 14. O Guiness também o elegeu como o artista latino mais bem sucedido da história. O seu primeiro Record é logo em 1970 quando consegue cantar em 30 dias em 41 cidades diferentes em Espanha. Ainda em 70 entra no Festival da Eurovisão representando a Espanha e obtém a 4ª posição com "Gwendolyne.
Em 71 casa com a hispano/filipina Isabel Presley de quem terá 3 filhos Chabeli, Julio e Enrique. Separaram-se em 1979. Presley começara a trabalhar como jornalista para a Revista "Hola" e Julio foi a sua 1ª entrevista.
Na véspera dos seus 20 anos um aparatoso acidente de automóvel quase lhe tirou a vida deixando-lhe as duas pernas fracturadas e uma lesão na coluna que o deixou semi-paralisado. Os médicos diziam que provavelmente não voltaria a andar. O futebol estava acabado. Durante 18 meses permanece no hospital. É aí que começa a escrever poemas românticos que deliciam as enfermeiras. Tenta musicá-los. e uma enfermeira arranja-lhe uma viola. Começa a aprender a tocar para cantar suas canções.
Após a recuperação esteve 3 anos no Bell Educational Trust's Language School em Cambridge e tirou a Licenciatura em Direito na Universidade Comptutense de Madrid.
No final dos anos 60 (68) e já totalmente recuperado, tenta que produzam as suas canções. A primeira proposta que lhe fazem é para ir cantar no Festival de Benidorm (na época um Festival importante).
"La Vida Sigue Igual" de sua autoria obtem o 1º prémio. Imediatamente a Columbia Records vai assinar contrato com ele.
Foi o início de uma carreira que nem ele alguma vez havia sonhado. O seu 1º álbum "Yo Canto" esteve 15 semanas no Top atingindo a 3ª posição Tornou-se o mais carismático "crooner" latino.
Actuando por todo o mundo já vendeu mais de 300 milhões de discos e tem mais de 2600 discos de Ouro e de Platina. Recebeu o Guiness world Record por ser o artista mais discos vendeu em línguas diferentes. Ao todo 14. O Guiness também o elegeu como o artista latino mais bem sucedido da história. O seu primeiro Record é logo em 1970 quando consegue cantar em 30 dias em 41 cidades diferentes em Espanha. Ainda em 70 entra no Festival da Eurovisão representando a Espanha e obtém a 4ª posição com "Gwendolyne.
Em 71 casa com a hispano/filipina Isabel Presley de quem terá 3 filhos Chabeli, Julio e Enrique. Separaram-se em 1979. Presley começara a trabalhar como jornalista para a Revista "Hola" e Julio foi a sua 1ª entrevista.
De seguida grava "Un Canto a Galícia", uma homenagem à terra de seu pai. A canção obtem o 1ºlugar no Hit de vários Países e vende mais de 1 milhão de cópias. Em 75 esta canção também vende mais de 1 milhão de discos só na Alemanha. Entretanto grava em italiano "Se mi Lasci non Vale" . Em 74 o seu álbum "A Flor da Piel" vende por toda a Europa. O single "Manuela" sobe nos vários Tops europeus. Em 1976 bate novo recorde ao conseguir esgotar a sala do Madison Square Garden em Nova York no mais curto espaço de tempo
Em 1981 o álbum "De Niña a Mujer é dedicado a sua filha Chabeli. O seu primeiro sucesso em inglês vem desse álbum e é a versão espanhola de "Begin The Beguine" e que chega a 1º lugar no Top do Reino Unido, "Volver a Empezar" e esteve no Top durante 14 semanas. Em 82 "Quereme Mucho" (Yours) chega a 3º no Top. Em 84 com Willie Nelson obtém o 17º lugar, mas nos Estados Unidos sobe a 5º, e no Country vai a 1º. Ainda em 84 com Diana Ross canta "All of You" e atinge o 19º nos Estados Unidos e 43º no Reino Unido. Entrará mais uma vez no Top inglês em 88 com Stevie Wonder para conseguir o 5º lugar com a canção "My Love".
Em 84 o seu álbum "1100 Bel Air Place" torna-o uma estrela para a indústria inglesa. Só nos Estados Unidos vende mais de 3 milhões de cópias.
Em 84 o seu álbum "1100 Bel Air Place" torna-o uma estrela para a indústria inglesa. Só nos Estados Unidos vende mais de 3 milhões de cópias.
Em 1988 nos Prémios Grammy vence pelo Melhor Álbum Pop Latino com "Un Hombre Solo".
Nos anos 90 volta à língua materna e grava em 96 "Tango".
Em 2003 lança o álbum "Divorcio". No 1º dia vende 350 mil exemplares. O álbum chega a 1º em vários Países incluindo Portugal, Espanha e o Reino Unido.
Nos anos 90 volta à língua materna e grava em 96 "Tango".
Em 2003 lança o álbum "Divorcio". No 1º dia vende 350 mil exemplares. O álbum chega a 1º em vários Países incluindo Portugal, Espanha e o Reino Unido.
Em 2010, aos 66 anos,casou com a holandesa Miranda Rijnsburger, de 41, com quem vivia há 20 anos e de quem teve 5 filhos. Em 2011 depois do lançamento do seu álbum "Numero 1" anunciou que não daria mais espectaculos ao vivo, mas em 2012 actuou num dos Países mais ditatoriais e corruptos do mundo, a Guiné Equatorial com bilhetes a mil dólares. Em 2013 actua em Pequim, onde recebe o prémio de artista internacional mais popular. Em Portugal actuou 3 vezes, a 1ª em 1991 no Estádio do Bessa no Porto e a última em 2015 no Meo Arena em Lisboa. Em Benidorm fizeram-lhe um busto em sua honra. Em 2015 foi homenageado pelo Music Berkley College de Boston com o grau de Doutor em Música, grau já atribuido a Duke Ellington, Aretha Franklin, Steven Tyler, Lorreta Lynn, David Bowie, Willie Nelson e Placido Domingo. O seu último álbum tem por título "México".Continua a fazer digressões. Em Maio de 2016 actuou nos Emirados Árabes Unidos, Irrael, Roménia e Rússia e até Dezembro já tem a agenda cheia. Nos intervalos reparte a sua vida pelas casas que tem em Málaga, Punta Cana e Miami. O último video apresentado é num espectáculo em 2015 na Turquia.
Mostra a letra ao pai, que comenta que aquilo não é um poema. A muitos outros mostrará e a ninguém agrada.
Mas ele insiste em gravar e só em 1961 o fará quando deixa a Valentim de Carvalho, onde gravara o seu primeiro disco, o "Fado Das Caldas", e faz contrato com a Custódio Cardoso Pereira. "A Moda das Tranças Pretas" foi um sucesso e muitos jovens se voltam a interessar pelo Fado. Em Moçambique Zito (OP.nº5) também a gravou, e junto com as Irmãs Muge (OPnº37) deram-lhe uma nova roupagem, mais tipo balada. "As Tranças Pretas" passou a ser o seu cartão de visita. Em 67 fecha novo contrato com a Editora Radio Triunfo.
Na vida profissional sobe a Inspector da Cidla e afasta-se um pouco mais do Fado. Depois do 25 de Abril o Fado é hostilizado, mas a partir dos anos oitenta começa a reabilitação. Entretanto reformado sobra-lhe mais tempo para se dedicar ao seu grande "amor". Faz várias digressões pelo estrangeiro incluindo o Oriente. Em 1989 comemora no Cinema Tivoli os seus 40 anos de carreira. No século XXI já havia 4 gerações da família a cantar o Fado. Carlos Saura destaca-o no seu filme "Fados". Continua sempre a gravar e em 2009 comemora 60 anos de carreira, novamente no Cinema Tivoli. Colaboram na festa entre outros seu filho José da Câmara, Maria João Quadros e António Pinto Bastos.
Mas ele insiste em gravar e só em 1961 o fará quando deixa a Valentim de Carvalho, onde gravara o seu primeiro disco, o "Fado Das Caldas", e faz contrato com a Custódio Cardoso Pereira. "A Moda das Tranças Pretas" foi um sucesso e muitos jovens se voltam a interessar pelo Fado. Em Moçambique Zito (OP.nº5) também a gravou, e junto com as Irmãs Muge (OPnº37) deram-lhe uma nova roupagem, mais tipo balada. "As Tranças Pretas" passou a ser o seu cartão de visita. Em 67 fecha novo contrato com a Editora Radio Triunfo.
Na vida profissional sobe a Inspector da Cidla e afasta-se um pouco mais do Fado. Depois do 25 de Abril o Fado é hostilizado, mas a partir dos anos oitenta começa a reabilitação. Entretanto reformado sobra-lhe mais tempo para se dedicar ao seu grande "amor". Faz várias digressões pelo estrangeiro incluindo o Oriente. Em 1989 comemora no Cinema Tivoli os seus 40 anos de carreira. No século XXI já havia 4 gerações da família a cantar o Fado. Carlos Saura destaca-o no seu filme "Fados". Continua sempre a gravar e em 2009 comemora 60 anos de carreira, novamente no Cinema Tivoli. Colaboram na festa entre outros seu filho José da Câmara, Maria João Quadros e António Pinto Bastos.
Em 2013 o Presidente da República distingue-o com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Também a Câmara municipal do Cartaxo atribui-lhe a Medalha de Mérito Municipal.
A fundação Amália distingue-o com o Prémio Carreira.
A fundação Amália distingue-o com o Prémio Carreira.
SACHA DISTEL MÚSICO DE JAZZ
Falar deste monstro da canção não é fácil. Começou como músico
de Jazz. Foi considerado durante 7 anos, o melhor guitarrista de Jazz. Entre os álbuns que gravou um é hoje considerado em Jazz "Uma Pérola". "Afternoon in Paris" foi gravado em Dezembro de 1956 pela Atlantic com o grande pianista e compositor norte americano John Lewis. No álbum também tocam Barney Wilen (sax tenor), Pierre Michelet (baixo) e três membros do Modern Jazz Quartet (de que John Lewis era o fundador e director musical) Percy Healt (baixo), Lonnie Kay e Kenny Clark (bateria). Para tema principal do álbum foi escolhido "Dear Old Stockholm". Mostramos também uma apresentação em 64 no seu programa de TV "The Sacha Show" de quatro guitarristas, Baden Powell, Elec Bacsik, Boulou Ferré (13 anos) e Sacha Distel. Este foi o super Sacha. Depois a sua história.
Falar deste monstro da canção não é fácil. Começou como músico
de Jazz. Foi considerado durante 7 anos, o melhor guitarrista de Jazz. Entre os álbuns que gravou um é hoje considerado em Jazz "Uma Pérola". "Afternoon in Paris" foi gravado em Dezembro de 1956 pela Atlantic com o grande pianista e compositor norte americano John Lewis. No álbum também tocam Barney Wilen (sax tenor), Pierre Michelet (baixo) e três membros do Modern Jazz Quartet (de que John Lewis era o fundador e director musical) Percy Healt (baixo), Lonnie Kay e Kenny Clark (bateria). Para tema principal do álbum foi escolhido "Dear Old Stockholm". Mostramos também uma apresentação em 64 no seu programa de TV "The Sacha Show" de quatro guitarristas, Baden Powell, Elec Bacsik, Boulou Ferré (13 anos) e Sacha Distel. Este foi o super Sacha. Depois a sua história.
Alexandre Distel nasceu em Paris a 29 de Janeiro de 1933 e faleceu em Rayol em a 22 de Julho de 2004.
Sacha, como lhe chamavam desde criança era filho de um engenheiro químico emigrante russo, Leonid Distel e de uma pianista francesa de origem judia Andrée Ventura. Seu tio Ray Ventura era promotor de espectáculos de Jazz e Swing em França. Seu tio era pianista e dirigia ainda a orquestra "Les Collegions" e Sacha começa a interessar-se mais pela viola que pelo piano (estudou 6 anos). Na orquestra tocava Henry Salvador, que viria a ser o 1º "rocker" francês e que sendo um exímio da viola, acabou por ensinar Sacha. Em 1948 Ray Ventura apresentou Sacha a Dizzy Gillespie numa ida deste a Paris com a sua orquestra. Mais tarde Sacha e alguns amigos formam um pequeno grupo. Sacha torna-se um virtuoso da guitarra e excelente em Jazz. Uma noite num concurso no Coliseu ganham o prémio da "melhor pequena orquestra moderna". Sacha ganha ainda o prémio para o melhor guitarrista. Trabalhou muito com Dizzy Gillespie e Tony Bennett e no final dos anos 50 entrou no "Ed Sullivan Show" como um "crooner" francês. Toca também com Stan Getz, Louis Armstrong e Oscar Peterson. Em 58 tem um "affair" com a estrela maior Brigitte Bardot. Dizem que se separaram porque ela queria casar. Também namorou com Jeanne Moureau, Juliette Greco e Dionne Warwick. No início dos anos 60 compõe "La Belle Vie" que se vai tornar no seu cartão de visita a nível mundial e será gravada por Frank Sinatra como "The Good Life" (hoje esta canção tem mais de 400 versões). Passa a ter um programa próprio na TV francesa, "The Sacha Show". Numa viagem a Nova York conhece a campeã mundial de sky alpino Francine Breaud e acabam por casar em 1963.
Sacha, como lhe chamavam desde criança era filho de um engenheiro químico emigrante russo, Leonid Distel e de uma pianista francesa de origem judia Andrée Ventura. Seu tio Ray Ventura era promotor de espectáculos de Jazz e Swing em França. Seu tio era pianista e dirigia ainda a orquestra "Les Collegions" e Sacha começa a interessar-se mais pela viola que pelo piano (estudou 6 anos). Na orquestra tocava Henry Salvador, que viria a ser o 1º "rocker" francês e que sendo um exímio da viola, acabou por ensinar Sacha. Em 1948 Ray Ventura apresentou Sacha a Dizzy Gillespie numa ida deste a Paris com a sua orquestra. Mais tarde Sacha e alguns amigos formam um pequeno grupo. Sacha torna-se um virtuoso da guitarra e excelente em Jazz. Uma noite num concurso no Coliseu ganham o prémio da "melhor pequena orquestra moderna". Sacha ganha ainda o prémio para o melhor guitarrista. Trabalhou muito com Dizzy Gillespie e Tony Bennett e no final dos anos 50 entrou no "Ed Sullivan Show" como um "crooner" francês. Toca também com Stan Getz, Louis Armstrong e Oscar Peterson. Em 58 tem um "affair" com a estrela maior Brigitte Bardot. Dizem que se separaram porque ela queria casar. Também namorou com Jeanne Moureau, Juliette Greco e Dionne Warwick. No início dos anos 60 compõe "La Belle Vie" que se vai tornar no seu cartão de visita a nível mundial e será gravada por Frank Sinatra como "The Good Life" (hoje esta canção tem mais de 400 versões). Passa a ter um programa próprio na TV francesa, "The Sacha Show". Numa viagem a Nova York conhece a campeã mundial de sky alpino Francine Breaud e acabam por casar em 1963.
Aos 15 anos tinha tido lições com Henry Salvador, famoso guitarrista e compositor ("Rock and Roll Mops" e "Le Blue du Dentiste") . Em 52 o tio manda-o para Nova York para estudar inglês e "edição" e no seu regresso tenta fundir o Jazz com a canção tradicional francesa. Acompanha Juliette Greco e George Brassens. O seu início no canto dá-se em 58 quando visita Argel e namorava BB. Uma das suas primeiras composições foi em sua homenagem "Brigitte à Jamais". Também grava a canção que concorre à Eurovisão pela França em 59 "Oui,Oui,Oui". "Scoubidou" surge-lhe num intervalo da actuação em Argel, foi a canção que o lançou em 59 e foi a canção que mais vendeu em França nesse ano. Em muitas escolas inglesas os Scoubibous foram proibídos porque os jovens distraíam-se a fazê-los, fazendo porta-chaves, colares, pulseiras e por vezes artefactos com que agrediam outros. "Lembro-me bem da febre que foi nessa época em que todos fazíamos os Scoubidous com fios de plástico. Ainda tenho um", diz Joao Pedro. Outras versões com grande êxito foram "Personallités", "Mon Bon Chapeau", "Scandale Dans La Famille", "Le Boogie du Bébé", "Les Mots Stupid" e "L' Incendie à Rio". "Monsieur Caniballe" também foi um grande êxito.
Em 67 grava com Brigitte Bardot "Le Soleil de ma Vie", versão da canção de Stevie Wonder "You Are the Sunshine of My Life". Desde 62 a 72 tem um programa na Televisão, "The Sacha Show" onde faz dueto com todos os grandes artistas que convida, Gilbert Bécaud, Charles Aznavour, Françoise Hardy, Sheila, Dionne Warwick, etc. No final dos anos 60 grava o seu primeiro álbum em inglês e em Janeiro de 70 entra para o Top inglês com o cover de B. J. Thomas "Raindrops Keep Falling on my Head", escrita por Burt Bacharach atingindo o Top 10. Na altura em que a Onda Pop publica esta página (21 de Março de 1970), B. J. Thomas fazia uma digressão pelo Reino Unido e apenas conseguiu a 38º posição no Top. Enquanto Sacha esteve 20 semanas no Top e até Agosto vai ter mais 4 reentradas perfazendo 27 semanas, B. J. apenas esteve 4 semanas. O seu sucesso no Reino Unido é tal que pràticamente a década de 70 é passada por lá. Em Agosto de 80 a Rainha convida-o para o Buckingham Palace, para cantar nas comemorações dos 80 anos da Rainha-Mãe que gostava muito de o ouvir. Nessa noite pediu-lhe que lhe cantasse " You Must Have Been a Beautiful Baby",escrita por Harry Harren e poema de Johnny Mercer, um original do filme de 1938 "Hard To Get" interpretada por Dick Powell, que Bing Crosby celebrizou. Mas muitos foram os que a cantaram, como Perry Como em dueto com Dinah Shore nos anos 40 e em 61 Bobby Darin deu-lhe uma versão mais "roqueira" levando-a ao 10º posto no Top americano. Também o conjunto inglês Dave Clark 5 a gravou em 62.
Regressado a França nos anos 80 volta a pegar na guitarra e compôe "Ma Premiére Guitar"que é um êxito, lança depois em 83 "Ma Guitarre And All That Jazz". Ainda nos anos 80 lança muitas canções novas como "Le Pére de Sylvia", "Pour une Nuit Avec Toi", "Le Bateau Blanc" e outras. Nos anos 90 "Michael et Raissa", "Mesquita", "La Mer", e mais. Ainda nos 9o lança "Dédicates" um álbum de canções de amor francesas. Em 97 é-lhe atribuído o prémio "Legion D'Honneur" (os Grammy franceses). No início do novo século, aceita um dos papeis principais na comédia musical "Chicago" em Londres, sendo o advogado Billy Flynn. Faz um disco para homenagear seu tio Ray Ventura e a orquestra "Les Collegians". Em 2003 faz a sua última publicação, um álbum duplo com uma colecção de canções americanas, também com duetos com Lisa Minelli (OP nº64) e outro com novas canções francesas.
Um dia perguntaram-lhe donde lhe vinha tanta intuição musical e respondeu, "eu caí na marmita musical quando era pequeno", ou seja uma situação semelhante à de Obélix.
A Onda Pop falava de toda a música e se o nascimento de um génio, um revolucionário como Beethoven que nascera à 200 anos devia ser relembrado, pois aí estavamos nós para fazê-lo. Até porque todos gostávamos da chamada "música classica" e não perdíamos um concerto (infelizmente havia muito poucos). Era também uma forma de incentivar a juventude a descobri-la. Felzmente, hoje Maria João Pires é muito apreciada pela juventude.
Ludwick Van Beethoven nasceu em 1770 em Bonn (hoje capital da Alemanha). Este ano fazem 246 anos do seu nascimento e voltamos a lembrar um dos compositores mais tocados em todo o Mundo. Algumas das suas influências são também dos nossos perferidos, Amadeus Mozart e John Sebastian Bach.
As suas sinfonias são verdadeiras obras de arte. Alguns dos seus trechos ou movimentos foram adaptados nos anos 60 do século XX por compositores da POP, mas foi talvez "Roll Over Beethoven" de Chuck Berry que colocou a juventude com mais curiosidade pela sua música. O maestro argentino Waldo De Los Rios pegou na sua sinfonia nº 9, que ele escreveu já totalmente surdo, e fez "Ode À Alegria". Foi também o lançamento mundial do cantor espanhol Miguel Rios. Apesar de "A Song Of Joy" estar num inglês meio arrevesado vendeu 7 milhões de discos. Em 56 Chuck Berry queria particularizar que a era Beethoven terminara e agora seria o Rock o certo é que muita juventude que nem conhecia Beethoven, foi descobrir a sua música. Os Beatles também a gravaram. Depois "Because" aproxima-se dele. Foi John que escutando Yoko a tocar no piano "Sonata Ao Luar" lhe pediu que tocasse os acordes ao contrário, e assim nasceu "Because".Em 69 os fabulosos holandeses "Ekseption" lançam várias músicas baseados nos clássicos e a 5ª sinfonia vem à baila.
As suas sinfonias são verdadeiras obras de arte. Alguns dos seus trechos ou movimentos foram adaptados nos anos 60 do século XX por compositores da POP, mas foi talvez "Roll Over Beethoven" de Chuck Berry que colocou a juventude com mais curiosidade pela sua música. O maestro argentino Waldo De Los Rios pegou na sua sinfonia nº 9, que ele escreveu já totalmente surdo, e fez "Ode À Alegria". Foi também o lançamento mundial do cantor espanhol Miguel Rios. Apesar de "A Song Of Joy" estar num inglês meio arrevesado vendeu 7 milhões de discos. Em 56 Chuck Berry queria particularizar que a era Beethoven terminara e agora seria o Rock o certo é que muita juventude que nem conhecia Beethoven, foi descobrir a sua música. Os Beatles também a gravaram. Depois "Because" aproxima-se dele. Foi John que escutando Yoko a tocar no piano "Sonata Ao Luar" lhe pediu que tocasse os acordes ao contrário, e assim nasceu "Because".Em 69 os fabulosos holandeses "Ekseption" lançam várias músicas baseados nos clássicos e a 5ª sinfonia vem à baila.
Uma das pequenas músicas mais conhecidas de Beethoven é "Fur Elise" que conta com centenas de versões e as crianças são um potencial de aprendizagem quando começam, como a criança de 5 anos que apresentamos no video. Julio Iglésias, de quem falamos hoje, também cantou o Hino da Alegria baseado na 9ª sinfonia.
Mas o entusiasmo por Beethoven não se ficou por aqui. Em 1976 Walter Murphy and The Big Apple Band leva a sua versão da "A Fifth of Beethoven" ao Top 30 do Reino Unido. Em 1984 Billy Joel um apaixonado pela música de Beethoven no álbum "An Innocent Man" (também Top 10 no Reino Unido) tem uma referência ao seu tema preferido de Ludwig, Adagio da Sonata Op. 13, "Patética", na canção "This Night". Nas décadas seguintes os exemplos continuam no Heavy Metal com os Savatage, na electrónica com Jean Jacques Perry ou com o rapper Nas. Também em 2000 a Trans Siberian Orchestra lançou a ópera Rock "Beethoven Last Night", uma ficção sobre a última noite de Beethoven quando o diabo vem buscar a sua alma. Em 2008 no "BeethovenFest" a Orquestra Nacional de França tocou as suas sinfonias sob o comando do maestro alemão Kurt Masur . Em 2011 dois jovens croatas, Luka Sulic e Stepan Hauser formam o grupo 2 Cellos e com grande imaginação adaptam o Rock aos clássicos como por exemplo, "Whola Lotta Love vs Beethoven 5th Simphony", espantosa execução.
Mas o entusiasmo por Beethoven não se ficou por aqui. Em 1976 Walter Murphy and The Big Apple Band leva a sua versão da "A Fifth of Beethoven" ao Top 30 do Reino Unido. Em 1984 Billy Joel um apaixonado pela música de Beethoven no álbum "An Innocent Man" (também Top 10 no Reino Unido) tem uma referência ao seu tema preferido de Ludwig, Adagio da Sonata Op. 13, "Patética", na canção "This Night". Nas décadas seguintes os exemplos continuam no Heavy Metal com os Savatage, na electrónica com Jean Jacques Perry ou com o rapper Nas. Também em 2000 a Trans Siberian Orchestra lançou a ópera Rock "Beethoven Last Night", uma ficção sobre a última noite de Beethoven quando o diabo vem buscar a sua alma. Em 2008 no "BeethovenFest" a Orquestra Nacional de França tocou as suas sinfonias sob o comando do maestro alemão Kurt Masur . Em 2011 dois jovens croatas, Luka Sulic e Stepan Hauser formam o grupo 2 Cellos e com grande imaginação adaptam o Rock aos clássicos como por exemplo, "Whola Lotta Love vs Beethoven 5th Simphony", espantosa execução.
Da sua obra constam 9 sinfonias, 5 concertos para piano, 1 concerto para violino, 32 sonatas para piano, 16 quartetos de cordas, 1 missa Solemnis e a Ópera Fidelio.
Pràticamente todos os grandes pianistas o tocaram, citando alguns, Arthur Rubinstein, Wilhem Backhaus, Maurizio Pollini, Lang Lang, Paul Lewis, Sviatoslav Richter Friedrich Gulda, Maria João Seixas, Clara Haskil, Claudio Arrau, Wilhem Kempff, Rudolf Serkin e um número deles que facilmente passaria a centena. Todas as grandes orquestras sinfónicas se debruçaram sobre as suas obras, todos os grandes conjuntos de câmara se devem ter deliciado com ele. Beehoven foi também um grande admirador de Mozart. Conclui-se fàcilmente que Beethoven foi um génio e um inovador que ainda faz desenvolver novas ideias.
Pràticamente todos os grandes pianistas o tocaram, citando alguns, Arthur Rubinstein, Wilhem Backhaus, Maurizio Pollini, Lang Lang, Paul Lewis, Sviatoslav Richter Friedrich Gulda, Maria João Seixas, Clara Haskil, Claudio Arrau, Wilhem Kempff, Rudolf Serkin e um número deles que facilmente passaria a centena. Todas as grandes orquestras sinfónicas se debruçaram sobre as suas obras, todos os grandes conjuntos de câmara se devem ter deliciado com ele. Beehoven foi também um grande admirador de Mozart. Conclui-se fàcilmente que Beethoven foi um génio e um inovador que ainda faz desenvolver novas ideias.
E esta é a segunda vez que participamos na fase final de um Europeu, em França.
A 1ª vez foi em 1984, e foi também a primeira vez que a selecção portuguesa participava na fase final de um Europeu de futebol.
Para festejar tal presença honrosa, foi editado um disco em Portugal com o título "Viva Portugal, Viva!", uma composição do nosso popista Luís Arriaga, em parceria com Fernando Correia Marques e com arranjos musicais de Armando Gama.
Esta canção era cantada pelos seus autores e por José Cid, Susy Paula, Lenita Gentil e Cecilia Passos, numa versão em português do lado A e em francês do lado B, as quais vos propomos ouvir.
A 1ª vez foi em 1984, e foi também a primeira vez que a selecção portuguesa participava na fase final de um Europeu de futebol.
Para festejar tal presença honrosa, foi editado um disco em Portugal com o título "Viva Portugal, Viva!", uma composição do nosso popista Luís Arriaga, em parceria com Fernando Correia Marques e com arranjos musicais de Armando Gama.
Esta canção era cantada pelos seus autores e por José Cid, Susy Paula, Lenita Gentil e Cecilia Passos, numa versão em português do lado A e em francês do lado B, as quais vos propomos ouvir.
CURIOSIDADES:
1 - Em 1984, criou-se uma música inédita para enaltecer a presença da equipa portuguesa, hoje (talvez porque já somos habitués nas últimas fases finais de Europeus e Mundiais) a presença da selecção portuguesa em França, só mereceu uma nova letra sobre uma música já existente de Pedro Abrunhosa, mas em contrapartida mereceu toda a confiança e boa disposição dos Presidente da República e 1º Ministro, de Portugal;
2 - Se olharmos para a foto da selecção, que ilustra o disco, imediatamente reparamos que estão presentes na foto jogadores (Humberto Coelho, Sheu, João Alves, António Oliveira, Pietra) que não estiveram na lista dos 4 treinadores/seleccionadores (sim, mais um recorde à portuguesa para o "Guiness"): Fernando Cabrita, Toni, José Augusto e António Morais;
3 - Esperemos que a selecção actual com Cristiano Ronaldo, Quaresma, Renato Sanches, Pepe, Nani, João Mário, etc vingue a nossa derrota nas meias-finais contra a França, depois de estarmos a vencer até 6 minutos do final do prolongamento, mas não se esqueçam que a selecção de 1984 tinha muitos mais craques que a actual (Jordão, Néné, Carlos Manuel, Jaime Pacheco, Fernando Gomes, Bento, João Oliveira Pinto, entre outros na foto, para além de Chalana, Damas, Sousa ou Álvaro, que não tiveram direito à foto;
4 - Os seleccionados de 1984 foram apelidados de "Os Patrícios" e os de 2016 já não merecem cognome ou será que é tão evidente (até entre os imigrantes) que ninguém o escreveu: "Os Espoliados do BES".
FORÇA PORTUGAL! VIVA PORTUGAL, VIVA!
1 - Em 1984, criou-se uma música inédita para enaltecer a presença da equipa portuguesa, hoje (talvez porque já somos habitués nas últimas fases finais de Europeus e Mundiais) a presença da selecção portuguesa em França, só mereceu uma nova letra sobre uma música já existente de Pedro Abrunhosa, mas em contrapartida mereceu toda a confiança e boa disposição dos Presidente da República e 1º Ministro, de Portugal;
2 - Se olharmos para a foto da selecção, que ilustra o disco, imediatamente reparamos que estão presentes na foto jogadores (Humberto Coelho, Sheu, João Alves, António Oliveira, Pietra) que não estiveram na lista dos 4 treinadores/seleccionadores (sim, mais um recorde à portuguesa para o "Guiness"): Fernando Cabrita, Toni, José Augusto e António Morais;
3 - Esperemos que a selecção actual com Cristiano Ronaldo, Quaresma, Renato Sanches, Pepe, Nani, João Mário, etc vingue a nossa derrota nas meias-finais contra a França, depois de estarmos a vencer até 6 minutos do final do prolongamento, mas não se esqueçam que a selecção de 1984 tinha muitos mais craques que a actual (Jordão, Néné, Carlos Manuel, Jaime Pacheco, Fernando Gomes, Bento, João Oliveira Pinto, entre outros na foto, para além de Chalana, Damas, Sousa ou Álvaro, que não tiveram direito à foto;
4 - Os seleccionados de 1984 foram apelidados de "Os Patrícios" e os de 2016 já não merecem cognome ou será que é tão evidente (até entre os imigrantes) que ninguém o escreveu: "Os Espoliados do BES".
FORÇA PORTUGAL! VIVA PORTUGAL, VIVA!
Fritz Greyling nasceu a 10 de Outubro de 1947 na Holanda tendo ido jovem para a África do Sul. Juntou-se à equipa da LM Radio em 1969. Sendo fluente em Inglês, afrikander e holandês. Saíu em Outubro de 1975 quando a estação foi obrigada a fechar. Depois foi para Joanesburgo, na África do Sul trabalhar para os armazéns Dions na secção de discos. De seguida decidiu voltar para a Holanda onde trabalhou como locutor na Rádio Nederland Wereldompep. Ficou no seviço em Inglês em Hilversum. Nesta época foi ainda correspondente da SABC sul africana. Volta para a África do Sul nos anos 80 para trabalhar na RSA (serviço internacional da SABC) como jornalista apresentador do serviço em holandês. Foi ainda correspondente de várias Rádios holandesas. Faleceu em 1994 em Joanesburgo.
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OS MELHORES DE 70
Neste número informámos quem tinham sido considerados os melhores do ano para a revista inglesa "Disc And Music Echo".
Um show de Beatles que venceram como melhor grupo inglês e o melhor do mundo. "Abbey Road" o melhor álbum e "Get Back" o melhor single. Elvis o melhor cantor do mundo e Tom Jones pela Inglaterra. Parece contradição, mas não é, se Cilla Black foi a melhor em Inglaterra, como Lulu foi a melhor do mundo. É que Lulu é escocesa e embora sejam as duas do Reino Unido, não são as duas inglesas. Como revelação David Bowie. Melhor músico Erik Clapton e como DJ, Tony Blackburn.
Neste número informámos quem tinham sido considerados os melhores do ano para a revista inglesa "Disc And Music Echo".
Um show de Beatles que venceram como melhor grupo inglês e o melhor do mundo. "Abbey Road" o melhor álbum e "Get Back" o melhor single. Elvis o melhor cantor do mundo e Tom Jones pela Inglaterra. Parece contradição, mas não é, se Cilla Black foi a melhor em Inglaterra, como Lulu foi a melhor do mundo. É que Lulu é escocesa e embora sejam as duas do Reino Unido, não são as duas inglesas. Como revelação David Bowie. Melhor músico Erik Clapton e como DJ, Tony Blackburn.
Jean Françoise Michael, de seu verdadeiro nome Yves Rose nasceu em França a 16 de Abril de 1946. Entre 1963 e 68 já cantava e trabalhou como produtor na Barklay acabando por gravar três singles em 67(o 1º "Sylvie"), mas só quando Michel Berger (cujo verdadeiro nome é Michel Hamburger) escreveu "Adieu Jolie Candy" e lha oferece, é que aparece com o nome de Jean Françoise Michael. Em 69 o disco vende mais de um milhão de cópias, ganha um disco de ouro e catapulta Jean Françoise para a fama. Em 70 a canção acaba tendo versões em italiano, espanhol, inglês e alemão acabando por vender no total 5 milhões de discos. Até 72 vai gravando canções de amor mas sem obter outro grande êxito. "Je Pense à toi" e "Si L'Amour Existe Encore" são duas delas. Devido a grave doença que o afecta retira-se. Em 1975 volta, não como cantor mas como directoir musical e produtor discográfico. Trabalhou com Sylvie Vartin e Stéphanie de Mónaco.